Sobre la revista

La Revista Interinstitucional Artes de Educar (RIAE) es una publicación científica digital, con acceso libre, gratuita, editada por los Programas de Postgrado en Educación de las siguientes Instituciones de Enseñanza Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Instituto Multidisciplinar-Instituto de Educação (UFRRJ/IM-IE) y Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tiene como misión promover el arte de pensarpracticar la educación por medio del entrelazamiento de movimientos éticos, estéticos y políticos.

e-ISSN: 2359-6856 | Año de creación: 2015 | Área del conocimiento: Educación | Qualis: A4 (Enseñanza); A4 (Educación)

Avisos

Número actual

Vol. 11 Núm. Número Especial (2025): 10 anos da Revista Interinstitucional Artes de Educar: Artes de Educar, gestão editorial e interinstitucionalidade na editoria de revistas na educação
					Ver Vol. 11 Núm. Número Especial (2025): 10 anos da Revista Interinstitucional Artes de Educar: Artes de Educar, gestão editorial e interinstitucionalidade na editoria de revistas na educação
Publicado: 2025-10-24
  • EXPEDIENTE

    1-3
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94763
  • EDITORIAL

    Rosimeri de Oliveira Dias, Edméa Oliveira dos Santos, Adrianne Ogêda Guedes
    4-5
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94764

10 anos da Revista Interinstitucional Artes de Educar: Artes de Educar, Gestão Editorial e Interinstitucionalidade na Editoria de Revistas na Educação

  • O QUE PODEM MOVIMENTOS INTERINSTITUCIONAIS NA GESTÃO EDITORIAL DE UMA REVISTA CIENTÍFICA?

    Adrianne Ogêda Guedes, Rosimeri de Oliveira Dias, Edmea Santos
    6-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94765
  • CHILDHOOD & PHILOSOPHY. 20 AÑOS DE UNA REVISTA INFANTIL CON NOMBRE EXTRANJERO Y TEXTUALIDADES EN VARIOS IDIOMAS

    Walter Omar Kohan, Magda Costa Carvalho, Simone Berle
    18-38
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92352
  • Proceso de indexación de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en bases de datos

    Nathalia da Silva Avila, Ana Beatriz Costa Barboza
    39-55
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92518
  • NECESIDAD Y POSIBILIDADES DE EVALUAR EL IMPACTO SOCIAL EN/DE/CON LAS PUBLICACIONES QUE HACEMOS

    Nilda Guimarães Alves, Alessandra Caldas, Noale Toja
    56-73
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92627
  • GESTOS, FORMAÇÃO E GESTÃO EDITORIAL DA RIAE: EXPERIÊNCIA PERSPECTIVADA PELAS BOLSISTAS DE EXTENSÃO DO PERIÓDICO

    Julia de Aguiar Dantas Henrique, Maria Antônia Pereira Lanzoni, Ana Carolina Rocha da Silva
    74-85
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.93723
  • ENTRE MÉTRICAS Y SIGNIFICADOS: LOS DESAFÍOS DE PUBLICAR REVISTAS EDUCATIVAS

    Elizeu Clementino de Souza, Michael Daian Pacheco Ramos
    86-104
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92687
  • ENSAIOS REFLEXIVOS EM TORNO DA ‘EDUCAÇÃO DE MASSAS’ E DAS HOMOGENEIZAÇÕES DA VIDA

    Guilherme Rodrigues de Oliveira, César Leite, Tarcio Gustavo Da silva
    105-124
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.93711
  • CIÊNCIA ABERTA E AVALIAÇÃO POR PARES EM PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO PRÁTICAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

    Michel Gannam, Suzana dos Santos Gomes, Stéphane Silva
    125-147
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92360
  • DA GÊNESE À CONSOLIDAÇÃO: A REVISTA INTERFACES CIENTÍFICAS-EDUCAÇÃO E SEU PAPEL PARA A DISSEMINAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (2012-2024)

    Cristiano Ferronato, Cristiane de Magalhães Porto, Luiz Rafael dos Santos Andrade
    148-165
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92609
  • A ARTE DE EDUCAR NO INTERIOR DA AMAZÔNIA: DESAFIOS DA DOCÊNCIA E A CULTURA DA PADRONIZAÇÃO CURRICULAR

    Lucas de Vasconcelos Soares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    166-184
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.93460
  • SABEDORIA E INTELECTO NA FORMAÇÃO DO MESTRE EM A UNIDADE DO INTELECTO CONTRA OS AVERROÍSTAS, DE TOMÁS DE AQUINO

    Rafael Henrique Santin, Terezinha Oliveira
    185-204
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92579
  • PROFESSORAS NEGRAS EM NARRATIVAS INTERSECCIONAIS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

    Leidiane dos Santos Aguiar Macambira, José Valter Pereira Valter Filé, Tais de Almeida Costa
    205-221
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92645
  • La Educación en la Era Digital: Barbarie y Post-Verdad

    Erika Simone Almeida Carlos Dias
    222-239
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.92822

Relatos de experiências

  • A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA FUNDAMENTADA EM AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Iasmim Silva Correia, Luiz Guilherme Oliveira Lima, Renata Rolins da Silva Oliveira, Marcela Dias França
    240-252
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.80447

Resenhas

Demanda contínua

  • RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA E ESPAÇOS DE PODER: UMA INTERPRETAÇÃO DESDE A ESCOLA

    Nubea Rodrigues Xavier, Wilker Solidade da Silva
    253-268
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.80891
  • O EXERCÍCIO DO CUIDADO-PARTICIPATIVO: PROBLEMATIZANDO AS PRÁTICAS ADULTOCÊNTRICAS COM TRABALHADORAS(ES)

    Matheus Magno dos Santos Fim, Janaína Mariano César
    269-290
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.75452
  • POR UNA EDUCACIÓN ANTIRRACISTA EN UN CONTEXTO NEOLIBERAL UNA POSIBLE RELACIÓN ENTRE LA LITERATURA Y LA LEY 10.639/03

    Brenda Cristina da Silva e Silva, Fabrícia Vellasquez Paiva
    291-307
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.82456
  • O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

    Maria Elenir Lima Rodrigues Farias, Cleilton Sampaio de Farias, Maria Eliana Lima Rodrigues
    308-329
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.76273
Ver todos los números