About the Journal

Artes de Educar Interinstitutional Journal (RIAE) is a free and open access scientific online publication, maintained by the Graduate Programs in Education of the following Higher Education Institutions: Rio de Janeiro’s State University/Teacher Training College (UERJ/FFP), Federal Rural University of Rio de Janeiro/Multidisciplinary Institute-Institute of Education (UFRRJ/IM-IE) and the Federal University of the State of Rio de Janeiro (Unirio). It’s mission is to nurture the art of pensarpraticar education by intertwining ethical, aesthetic and political movements.

e-ISSN: 2359-6856 | Year of creation: 2015 | Area: Education | Qualis: A4 (Teaching); A4 (Educaction)

Announcements

Current Issue

Vol. 11 No. 3 (2025): Formação Docente, Educação Infantil e Arte: Mobilizar Sentidos, Desvelar Belezas
					View Vol. 11 No. 3 (2025): Formação Docente, Educação Infantil e Arte: Mobilizar Sentidos, Desvelar Belezas
Published: 2025-11-14
  • EXPEDIENTE

    1-3
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.95180
  • EDITORIAL

    Luciana Esmeralda Ostetto, Adrianne Ogêda Guedes, Luciane Germano Goldberg
    4-6
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.95181
  • PENSAR-FAZER FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INFANTIL: CULTIVANDO BELEZAS, REFINANDO SENTIDOS

    Luciana Esmeralda Ostetto, Adrianne Ogêda Guedes, Luciane Germano Goldberg
    7-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.95182

dossiê: Formação docente, educação infantil e arte: mobilizar sentidos, desvelar belezas

  • FORMAR EDUCADORES PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA ATRAVÉS DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS E EXPRESSIVAS. UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE PALERMO

    Elena Mignosi
    22-45
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94597
  • FORMAÇÃO ESTÉTICA E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CÍRCULO DE ESTUDO E PESQUISA FIAR

    José Firmino de Oliveira Neto, Carla Andréa Corrêa, Daiane Francisco de Medeiros
    46-67
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94411
  • FRESTAS PARA (RE)ENCANTAR CORPOS D[IS/O]CENTES: POR UMA EDUCAÇÃO QUE LECIONE ANDORINHAS

    Michelle Dantas Ferreira, Adrianne Ogêda Guedes, Edilane Oliveira da Silva
    68-84
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94710
  • OS REPERTÓRIOS CULTURAIS NA TESSITURA DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL

    Lizyane Francisca Silva dos Santos Locatelli, Monica Fantin
    85-108
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94125
  • EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO ESTÉTICA COMO ESCOLHAS DE INCURSÃO AO CAMPO DE PESQUISA

    Ana Cláudia Oliveira Freitas, Fabiana Souto Lima Vidal
    109-128
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94113
  • WHAT CAN CHILDHOOD SCHOOLS LEARN FROM ARNO STERN ABOUT ART IN EARLY CHILDHOOD?

    Luciane Germano Goldberg
    129-152
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94535
  • ESCOLINHA DE ARTE DO BRASIL E REGGIO EMILIA: FIOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS PARA PENSAR A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Xênia Froes da Motta, Luciana Esmeralda Ostetto
    153-171
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.93749
  • THE TABLES OF LAPPING SOUNDS

    MIRIAN CELESTE FERREIRA DIAS MARTINS, Renata Queiroz de Moraes Americano
    172-185
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94561
  • DANDARA PRESENTE! NARRATIVAS TEATRAIS ANTIRRACISTAS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL

    Alexandre Santiago da Costa, Jakeline Alencar Andrade
    186-202
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94554
  • SEARCHING MEMORY, WALKING THROUGH THE SKY, DREAMING WITH HANDS: ALLYING CREATION, CHILDHOOD AND TEACHER TRAINING

    Priscilla Menezes de Faria, Raíssa Cortat, Virna da Silva Bemvenuto
    203-221
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94424
  • Deeds of enchantment in the transformative dimension of artists and brincantes

    WALDIMIR RODRIGUES VIANA, M´´ÁRCIA MARIA STRAZZACAPPA HERNANDEZ
    222-240
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94379
  • MÚSICA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: O CORPO, A VOZ E A ESCUTA COMO DISPOSITIVOS DO SENSÍVEL

    Wasti Silvério Ciszevski Henriques, Adrianne Ogêda Guedes, Maria Clara de Lima Santiago Camões
    241-259
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94708
  • O OLHAR TEM VERTIGENS: A MEDIAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL NA ESCUTA DO EU-COLETIVO

    Adriana de Freitas Pardal
    260-274
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.93356
  • ATRAVESSAR TERRITÓRIOS DEMARCADOS: SOBRE A DOCÊNCIA COM CRIANÇAS, QUE HISTÓRIAS AS PROFESSORAS PEDAGOGAS CONTAM AO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS?

    Henrique Lima Assis
    275-295
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94271

Entrevistas

Relatos de experiências

  • MEETING WITH EDUCATION STUDENTS: POETRY SHARING WITH CHILDREN, NATURE AND PHOTOGRAPHY

    Michele Costa Pereira
    308-320
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94246
  • DA LINHA À ESCULTURA: ARTE CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO LIBERDADE EXPRESSIVA DAS CRIANÇAS

    Cassia Calandrini Ribeiro
    321-331
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94426
  • GRITANDO ALMA: PERCURSOS ESTÉTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

    Laís Vilela Gomes
    332-343
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94276
  • “AS BORBOLETAS DO PARQUE SÃO AMARELAS ”: UMA ITINERÂNCIA PELO PROCESSO DE METAMORFOSE COM UMA TURMA DE INFANTIL V

    Leandro da Silva Pereira Junior, Janice Débora de Alencar Batista de Araújo, Ana Maria Monte Coelho Frota
    344-356
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94429
  • BRINCADEIRAS EM CONTEXTOS INVESTIGATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MIUDEZAS EM FOCO NA FORMAÇÃO DOCENTE

    Mariana Soares Dantas
    357-369
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94288
  • QUANDO A TERRA E A ARTE SE ENCONTRAM: DIÁLOGOS ENTRE ARTE, NARRATIVA, FORMAÇÃO ESTÉTICA NA CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA-ARTISTA

    FRANCISCA PALOMA ALMEIDA VITAL, Luciane Germano Goldberg
    370-382
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94498
  • O DESENHO COMO VIA DE ACESSO AO UNIVERSO INFANTIL

    Josenaide Holanda Bezerra
    383-393
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.94499

Resenhas

  • SOBRE FORMAÇÃO ESTÉTICA DOCENTE: POÉTICAS (CON)FIADAS NA PESQUISA,NO ENSINO E NA EXTENSÃO

    José Firmino de Oliveira Neto
    394-402
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2025.95027

Demanda contínua

View All Issues