NOVA GESTÃO PÚBLICA E REDES DE GOVERNANÇA COMO SENTIDO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE NAS CIRCUNSTÂNCIAS DA PANDEMIA

Autores

  • Leonardo Victor dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Rosilene Lagares Universidade Federal do Tocantins
  • Meire Lúcia Andrade da Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.52418

Palavras-chave:

Política e gestão da educação, Parcerias público-privadas, Educação no Estado do Tocantins, Novo Coronavírus.

Resumo

Apresenta compreensões sobre a opção do Sistema de Ensino do Tocantins na condução de ações da Rede Pública nas circunstâncias da pandemia do novo coronavírus de assentar-se na Nova Gestão Pública, desencadeando na gestão não democrática e na adoção do modelo das parcerias público-privadas. Com perspectiva crítica, assenta-se em fontes bibliográficas, documentais e hipertextos. Observa-se novamente a presença do movimento empresarial disputando o campo da educação. Problematiza a pouca valorização do regime de colaboração e cooperação com sujeitos e instâncias públicas presentes no próprio Tocantins, frente a opção pelas parcerias público-privadas. Reitera que no Tocantins há sujeitos e instituições que podem atuar com o setor público a partir de suas pesquisas.

Biografia do Autor

Leonardo Victor dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Leonardo Victos dos Santos é Aluno Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Associação em Rede - Curso de Doutorado em Educação na Amazônia. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) (2019); Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Católica de Brasília (2008); Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (2000);  Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Tocantins e atualmente atua como Assessor de Currículo da Diretoria Regional de Educação de Arraias.

E-mail: professorleonardoarraias@gmail.com.

Lattes iD:http://lattes.cnpq.br/5796542022410702.

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-1466-8402

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins

Rosilene Lagares é Pós-Doutora em Educação (Unoesc, 2019), Doutora e Mestre em Educação (UFG, 2007; 1998). Graduada em Pedagogia (UFG, 1989). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas, Curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (acadêmico e profissional).

E-mail: roselagares@uft.edu.br

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6515208027900665

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0003-2959-5573

 Universidade Federal do Tocantins (UFT/Anpae)

Meire Lúcia Andrade da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Meire Lúcia Andrade da Silva é Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestra em Educação (2019) pela Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT). Professora na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Gurupi-TO.

E-mail: melucia26@hotmail.com

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6735648604184569

Orcid iD:  https://orcid.org/0000-0002-1237-6422

Universidade Federal de Goiás (UFG/Anpae)

 

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Publicado

30-10-2020

Como Citar

DOS SANTOS, Leonardo Victor; LAGARES, Rosilene; DA SILVA, Meire Lúcia Andrade. NOVA GESTÃO PÚBLICA E REDES DE GOVERNANÇA COMO SENTIDO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE NAS CIRCUNSTÂNCIAS DA PANDEMIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, p. 360–378, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.52418. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/52418. Acesso em: 13 jul. 2024.