A CRIANÇA E SEUS DIREITOS: CENAS DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DIÁLOGO COM OS ESTUDOS DE WALTER BENJAMIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.82528

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir e defender o lugar de autoria das crianças da Educação Infantil, reconhecendo-as como sujeitos histórico-culturais, atores sociais, protagonistas e produtoras de culturas. O texto se desenha a partir dos estudos de Walter Benjamin que apontam que o modo como as crianças leem e interpretam o mundo são pistas para aprender com elas. Para tal, fundamentadas no diálogo com o autor, trazemos duas situações do cotidiano que instigam reflexões sobre como algumas estratégias utilizadas pelas crianças transgridem modos de aprenderensinar, ainda hegemônicos no cotidiano escolar, que nos levam a questionar o respeito aos direitos das crianças. Para tais reflexões destacamos a contribuição da legislação para o currículo da educação infantil, por meio da Constituição Federal de 88 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que garante vários direitos educacionais às crianças.  Por fim, problematizamos o quanto a escola precisa se repensar para ser um local em que o ato dialógico aprenderensinar aconteça de uma forma horizontalizada, em que docentes e crianças aprendam e ensinem concomitantemente, como já nos orientava Paulo Freire, e romper com uma concepção pedagógica pautada pela reprodução de modelos pré-estabelecidos, vivências repetitivas que não garantem o lugar de autoria das crianças.

Biografia do Autor

Alessandra da Costa Abreu, UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da UERJ/PROPED. Mestre em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Graduada em Pedagogia pela mesma Universidade com Especialização Lato-Sensu em Gestão Escolar (2009) e Orientação Educacional (2010). Professora I da rede pública Municipal de Niterói. Integrante do grupo de Pesquisa ALMEFRE e Pós-Doutoranda pelo UERJ/FFP.

Mairce Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP

Professora Titular da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Procientista, Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Alfabetização, memória, formação docente e relações de etnicorrais -ALMEFRE e da Rede de docentes que narram e investigam sobre Infância, Alfabetização, Leitura e Escrita – REDEALE

Maria Luisa Furlin Bampi, UERJ

Graduação em Psicologia e Pedagogia, mestre em Psicologia Educacional pela PUCCAMP; Doutora em Psicoloiga da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pela USP. Professora Adjunta da FFP-UERJ.

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

DA COSTA ABREU, Alessandra; ARAÚJO, Mairce; BAMPI, Maria. A CRIANÇA E SEUS DIREITOS: CENAS DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DIÁLOGO COM OS ESTUDOS DE WALTER BENJAMIN . Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 684–700, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.82528. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82528. Acesso em: 25 mar. 2025.