A CRIANÇA E SEUS DIREITOS: CENAS DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM DIÁLOGO COM OS ESTUDOS DE WALTER BENJAMIN
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82528Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir e defender o lugar de autoria das crianças da Educação Infantil, reconhecendo-as como sujeitos histórico-culturais, atores sociais, protagonistas e produtoras de culturas. O texto se desenha a partir dos estudos de Walter Benjamin que apontam que o modo como as crianças leem e interpretam o mundo são pistas para aprender com elas. Para tal, fundamentadas no diálogo com o autor, trazemos duas situações do cotidiano que instigam reflexões sobre como algumas estratégias utilizadas pelas crianças transgridem modos de aprenderensinar, ainda hegemônicos no cotidiano escolar, que nos levam a questionar o respeito aos direitos das crianças. Para tais reflexões destacamos a contribuição da legislação para o currículo da educação infantil, por meio da Constituição Federal de 88 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que garante vários direitos educacionais às crianças. Por fim, problematizamos o quanto a escola precisa se repensar para ser um local em que o ato dialógico aprenderensinar aconteça de uma forma horizontalizada, em que docentes e crianças aprendam e ensinem concomitantemente, como já nos orientava Paulo Freire, e romper com uma concepção pedagógica pautada pela reprodução de modelos pré-estabelecidos, vivências repetitivas que não garantem o lugar de autoria das crianças.
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Copyright (c) 2024 Alessandra da Costa Abreu, Mairce Araújo, Maria Luisa Furlin Bampi

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