INCORPORAÇÃO TEMÁTICA E APROPRIAÇÃO TEÓRICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ESTADO DO PARANÁ (2007-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.75927

Palavras-chave:

Educação, Escola Pública, Formação de Professores, Pedagogia Histórico-Crítica, Programa de Desenvolvimento Educacional.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma análise realizada nas produções do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná (PDE/PR), produzidas e publicadas, entre 2007 e 2018, com o objetivo de expor em que medida a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) foi incorporada e apropriada nesses trabalhos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem mista (quanti-qualitativa). Após efetuarmos a revisão de literatura e a análise dos Documentos Norteadores do Programa, coletamos dados nos Cadernos Sinopses das produções de oito edições do PDE/PR, contemplando as 17 Linhas de Estudo do Programa, a partir de um levantamento utilizando termos-chave alusivos à PHC. Também coletamos dados nos Cadernos PDE – Volume I (Artigos Científicos), por meio de uma leitura informativa em 38 trabalhos previamente selecionados mediante critérios de inclusão e de exclusão. Nos Cadernos Sinopses, constatamos uma baixa ocorrência dos termos-chave ligados à PHC. Os dados indicam que a incorporação temática dessa pedagogia nas produções do PDE/PR foi pouco expressiva. Com relação à apropriação da concepção histórico-critica nos artigos analisados, constatamos coerência teórica, entretanto, em um nível incipiente. Consideramos que os resultados encontrados nas pesquisas combinadas refletem as condições em que se desenvolvem o trabalho pedagógico e a formação docente no contexto de uma sociedade capitalista na qual a escola e o Estado estão inseridos.

Biografia do Autor

Lucivani Delmarco Gimenes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, Paraná (PR). É da linha de pesquisa História da Educação. Atualmente é professora estatutária da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel/PR, atuando no Ensino Fundamental - anos iniciais, com as disciplinas: Arte, Ciências e Educação Física. É integrante do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil - GT da Região Oeste do Paraná (HISTEDOPR), da Unioeste, Campus de Cascavel/PR, desde 2020.

CV: http://lattes.cnpq.br/4543864257505200

Paulino José Orso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, Paraná (PR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história e filosofia da educação; formação de professores; história da universidade brasileira; marxismo e educação; liberalismo e educação; pedagogia histórico-crítica. É líder do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil - GT da Região Oeste do Paraná (HISTEDOPR)

CV: http://lattes.cnpq.br/8247504761634290

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos Temas Contemporâneos Transversais, ética/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BERGMANN, Simone Rebello. O processo de formulação e implementação do Programa de desenvolvimento educacional (PDE): reflexão sobre uma política pública de formação continuada de professores no Estado do Paraná. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.

FANK, Elisane. A construção das diretrizes curriculares do ensino médio no estado do Paraná (gestão 2003-2006): avanços e limites da política educacional nas contradições do estado contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LAZAROTO, Elaine. A formação continuada do professor pedagogo no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.

MIRANDOLA, Luci Mara. Educação: o Brasil e o Estado do Paraná entre os anos de 1960 e 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2014.

MOCELLIN, Edna Goretti Menegetti. PDE e a Educação Popular: a presença dos conceitos de Educação Popular e da Pedagogia Histórico-Crítica nas produções do PDE/PR NRE/FB 2007 – 2016 – o caso do Colégio Léo Flach de Francisco Beltrão/PR. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2019.

ORSO, Paulino José. Neoliberalismo: equívocos e consequências. In: LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luiz (orgs.). Liberalismo e educação em debate. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 163-184.

ORSO, Paulino José. A qualidade da educação básica e os PDEs. Revista Espaço Acadêmico, [s.l.], ago. 2010. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2021.

ORSO, Paulino José. Pedagogia Histórico-Crítica: uma teoria pedagógica revolucionária. In: MATOS, Neide da Silveira Duarte de; SOUSA, Joceli de Fátima Arruda; SILVA, João Carlos da (orgs.). Pedagogia Histórico-Crítica: revolução e formação de professores. Campinas: Armazém do Ipê, 2018. p. 67-85.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná. Curitiba: SEED, 1990.

PARANÁ. Lei Complementar nº 103, de 15 de março de 2004. Institui e dispõe sobre o Plano de Carreira do Professor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná e adota outras providências. Diário Oficial nº 6.687 de 15 de março de 2004, Curitiba, 2004.

PARANÁ. Decreto nº 4.482, de 14 de março de 2005. Implantado o Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, que disciplina a promoção e progressão do professor no nível III da carreira... Curitiba: Governo do Estado do Paraná, 2005. Disponível em: . Acesso em: 13 ago. 2021.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Coordenação do Programa de Desenvolvimento Educacional. Uma nova política de formação continuada e valorização dos professores da educação básica da rede pública estadual - Documento-Síntese: versão para discussão. Curitiba: SEED/PDE, 2007a.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Resolução nº 4.341/2007. Normatiza a operacionalização do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE na Rede Pública Estadual de Ensino. Diário Oficial, Curitiba, 2007b.

PARANÁ. Lei Complementar nº 130, de 14 de julho de 2010. Regulamenta o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, instituído pela Lei Complementar nº 103/2004, que tem como objetivo oferecer Formação Continuada para o Professor da Rede Pública de Ensino do Paraná, conforme especifica. Diário Oficial nº 8.262 de 14 de julho de 2010, Curitiba, 2010.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2007. Curitiba: SEED/PR., 2011a. V.1. (Cadernos PDE).

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2008. Curitiba: SEED/PR., 2011b. V.1. (Cadernos PDE).

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2009. Curitiba: SEED/PR., 2012. V.1. (Cadernos PDE).

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2010. Curitiba: SEED/PR., 2014a. V.1. (Cadernos PDE).

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. Curitiba: SEED/PR., 2014b. V.1. (Cadernos PDE).

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Documento-Síntese. Curitiba: SEED, 2016a.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR, 2016b. V.1. (Cadernos PDE).

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2014. Curitiba: SEED/PR., 2016c. V.1. (Cadernos PDE).

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2016. Curitiba: SEED/PR, 2018. V.1. (Cadernos PDE).

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução. In: ORSO, Paulino José; MALANCHEN, Júlia; CASTANHA, André Paulo (orgs.). Pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da revolução russa. 2. ed. Uberlândia: Navegando Publicações; Campinas: Autores Associados, 2018. p. 39-53.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2021.

SILVA JUNIOR, Silvio Borges da. A política de avaliação de larga escala e suas implicações no currículo no estado do Paraná nos anos 2011/2012 (governo Beto Richa). Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteira) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2016.

SOUSA, Silmara Eliane. A gestão educacional no Paraná 2011-2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2013.

Downloads

Publicado

30-12-2023

Como Citar

GIMENES, Lucivani Delmarco; ORSO, Paulino José. INCORPORAÇÃO TEMÁTICA E APROPRIAÇÃO TEÓRICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NAS PRODUÇÕES DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ESTADO DO PARANÁ (2007-2018). Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 108–126, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.75927. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/75927. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS