O MOVIMENTO PELA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA COMUNIDADE SÃO PEDRO - CASTANHAL/ PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73756

Palavras-chave:

Movimento Negro Quilombola, Comunidade quilombola São Pedro, Educação Escolar Quilombola.

Resumo

O presente artigo analisa o movimento pela implementação da educação escolar quilombola na comunidade de remanescentes do quilombo de São Pedro, localizado no município de Castanhal, no Pará. A pesquisa aborda o processo pelo qual se deu a luta do movimento quilombola na comunidade em busca de uma educação escolar diferenciada, ou seja, de uma educação efetivamente quilombola. O objetivo do trabalho é verificar a mobilização para a consolidação da educação escolar na comunidade feita pelos remanescentes do quilombo na região mencionada. Para isso, realizou-se a análise de documentos produzidos pelo grupo, especialmente do dossiê produzido por professores da escola que funciona no local. Esse documento foi acessado por meio da realização da pesquisa de mestrado, que é desenvolvida em São Pedro e que tem como tema o currículo para a educação escolar quilombola. O referencial teórico utilizado é composto por autores como Gonçalves; Silva (2000) e Gomes (2017), que discutem acerca do movimento negro; Almeida (2011) e Moura (1993), que discorrem sobre quilombo; Brandão (1995), Santos (2007) e Freire (2019), que debatem educação; e Arruti (2017) e Moura (2007), que se debruçam sobre a educação escolar quilombola. Os resultados apontam que, embora permeada por lutas e muitos desafios, a educação escolar quilombola em São Pedro vem sendo concretizada, constituindo-se como um projeto em construção.

Biografia do Autor

Rosilandia Souza Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2018), Especilista em Educação do campo Pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2021) e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica da UFPA. Atua diretamente no ensino da educação quilombola e educação escolar quilombola.

Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Universidade Federal do Pará

Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estagio de pós-doutoramento no Institut National de Recherche Pédagogique da França (INRP), desenvolvendo atividades de pesquisa no Service d'Histoire de l'Education, no período de novembro de 2006 à dezembro de 2007. Professor Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Doutorado) . É Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA; Secretario Regional da SBPC (Biênio 2017-2019 e 2019-2021); Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP); membro da Comissão Justiça e Paz (CNBB Norte II); Tutor do Grupo PET Interdisciplinar Conexões de Saberes; Secretário do Instituto Dom Azcona de Direitos Humanos.

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Publicado

09-01-2024

Como Citar

RODRIGUES, Rosilandia Souza; RÊGO DA ROCHA, Genylton Odilon. O MOVIMENTO PELA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA COMUNIDADE SÃO PEDRO - CASTANHAL/ PARÁ. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 305–324, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73756. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73756. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS