ANÁLISE DOS DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E O CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.74962

Palavras-chave:

Currículo, Educação Básica, Formação Humana.

Resumo

O processo de discussão em torno da BNCC, bem como suas implicações para os referenciais curriculares de estados e munícipios e as políticas públicas de educação, ao longo dos anos, tem ganhado notoriedade e relevância social e científica em todo o território nacional. O objetivo do artigo foi analisar as formulações dos documentos orientadores para o processo de implementação da BNCC e que serviram de base para a construção dos Referencias Curriculares de estados e municípios, entre eles o Currículo de Referência de Minas Gerais. Para realizar nossa análise, tomamos como método o Materialismo Histórico-Dialético e como estratégia de análise, utilizamos de maneira crítica e reflexiva a análise de conteúdo das formulações presentes nos documentos que tratam do objeto do nosso artigo. As análises das formulações dos documentos orientadores para o processo de implementação da BNCC e que serviram de base para a construção dos Referencias Curriculares e para o Currículo de Referência de Minas Gerais, nos ajudam a compreender o projeto de formação humana orientada pelas formulações do capital transvestidas de ações pseudodemocráticas para legitimar a implementação da BNCC e dos Referencias Curriculares de estados e municípios.

Biografia do Autor

Ramon Mendes da Costa Magalhães, Universidade do Estado de Minas Gerais

Atualmente é Professor de Ensino Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Carangola/MG, e da rede municipal de educação de Duque de Caxias, e doutorando no Programa de Pós graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEDUC-UFRRJ).

Bianca Silva Sousa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Acadêmica do Curso de Pedagogia – UEMG/Unidade Acadêmica de Carangola, bolsista de iniciação científica do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa – PAPq/UEMG

Micaelle Oliveira de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada no Curso de Pedagogia – UEMG/Unidade Acadêmica de Carangola, ex-bolsista de iniciação científica do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa – PAPq/UEMG

Camila Miranda Ferreira de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais

Acadêmica do Curso de Pedagogia – UEMG/Unidade Acadêmica de Carangola, bolsista de iniciação científica voluntária da UEMG/Unidade Carangola.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

MAGALHÃES, Ramon Mendes da Costa; SOUSA, Bianca Silva; SOUZA, Micaelle Oliveira de; SOUZA, Camila Miranda Ferreira de. ANÁLISE DOS DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E O CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 11–31, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.74962. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/74962. Acesso em: 14 nov. 2024.

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