ANÁLISE DOS DOCUMENTOS ORIENTADORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E O CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.74962Palavras-chave:
Currículo, Educação Básica, Formação Humana.Resumo
O processo de discussão em torno da BNCC, bem como suas implicações para os referenciais curriculares de estados e munícipios e as políticas públicas de educação, ao longo dos anos, tem ganhado notoriedade e relevância social e científica em todo o território nacional. O objetivo do artigo foi analisar as formulações dos documentos orientadores para o processo de implementação da BNCC e que serviram de base para a construção dos Referencias Curriculares de estados e municípios, entre eles o Currículo de Referência de Minas Gerais. Para realizar nossa análise, tomamos como método o Materialismo Histórico-Dialético e como estratégia de análise, utilizamos de maneira crítica e reflexiva a análise de conteúdo das formulações presentes nos documentos que tratam do objeto do nosso artigo. As análises das formulações dos documentos orientadores para o processo de implementação da BNCC e que serviram de base para a construção dos Referencias Curriculares e para o Currículo de Referência de Minas Gerais, nos ajudam a compreender o projeto de formação humana orientada pelas formulações do capital transvestidas de ações pseudodemocráticas para legitimar a implementação da BNCC e dos Referencias Curriculares de estados e municípios.Referências
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