LETRAMENTO RACIAL E A LEI 10.639/03, UMA PONTE HERMENÊUTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.73854

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Letramento Racial, Educação.

Resumo

Mesmo após vinte anos da implementação da Lei 10.639/03, o ensino da história e cultura afro-brasileira ainda é minimamente trabalhada nas escolas. Pensando neste cenário e na necessidade de ampliar o senso crítico e a subjetividade identitária dos estudantes negros, o presente trabalho visa demonstrar como o letramento racial com a ajuda da hermenêutica é uma ferramenta de extrema importância para se trabalhar esse tema e alavancar a implementação eficaz desta lei e assim fomentar de forma mais abrangente e pontual os benefícios sociais e culturais provindos de uma educação ancorada na pluriversalidade. Para isso, demonstraremos por meio de uma análise teórica baseada e ancorada em pensadores africanos e brasileiros a importância de se trabalhar e levar o letramento racial para dentro das unidades escolares, buscando assim, reduzir o preconceito estrutural e ampliar o ensino da cultura afro-brasileira. Pensadores como Biko (1990), Diop (2000), Morin (2003, 2005, 2015) e Ramose (2011) serão algumas das bases teóricas utilizadas ao longo deste trabalho.

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Publicado

20-11-2023

Como Citar

ARMANDILHA, Wellington Fernando da Conceição; PETRAGLIA, Izabel Cristina. LETRAMENTO RACIAL E A LEI 10.639/03, UMA PONTE HERMENÊUTICA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 469–486, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.73854. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73854. Acesso em: 18 fev. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS