ARTES CÊNICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS INCLUSIVOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.85685

Resumo

Este trabalho é um recorte de um projeto de pesquisa de mestrado que objetivou descrever a importância da Arte, especialmente dos jogos teatrais, como uma possibilidade de promover o ensino e a aprendizagem de crianças pequenas (de 4 a 5 anos e 11 meses) com Transtorno do Espectro Autista – TEA, tendo como referência o trabalho de Spolin (2005). Neste recorte, descrevemos a relevância dos jogos teatrais nas artes cênicas e de suas potencialidades e possibilidades no processo de ensino e de aprendizagem de crianças com TEA. Trata-se de um estudo bibliográfico que apresenta resultados de pesquisas que foram realizadas acerca do tema e evidencia que os jogos teatrais demonstraram ser um meio eficaz de engajamento, desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação e promoção do autoconhecimento para crianças com TEA, tendo em vista que a prática teatral oportuniza um ambiente seguro e criativo no qual essas crianças podem explorar suas capacidades e interagir com seus pares de diferentes formas. Outro resultado importante é que a arte e o teatro, assim como o brincar são atividades essenciais para as crianças e deve ser considerada no processo formativo dos professores para que tenham condições de promover práticas pedagógicas mais inclusivas.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

NODA, Vinicio; PESSÔA DA COSTA, Leila. ARTES CÊNICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS INCLUSIVOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 218–235, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.85685. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/85685. Acesso em: 13 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena