EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: UMA ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA OU SEGREGADORA?
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52294Palavras-chave:
Educação pública, Educação a distância, Dualidade Educacional, Paulo FreireResumo
O tema desse artigo é uma reflexão a respeito da Educação a Distância (EaD) no período atípico vivido pela pandemia da COVID-19, possibilitando um debate acerca da prática democrática ou segregadora que a modalidade exerce na educação básica. Analisa-se a temática à luz de pensadores brasileiros que defendem a ideia da educação como grande instrumento de transformação social e emancipação do sujeito, além de buscar fundamentos na história da Educação e na obra “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, servindo para apontar possíveis caminhos para a prática educativa libertadora, visando a emancipação do sujeito a partir de um posicionamento mais crítico. Ademais, o presente artigo visa oferecer um debate atual e que reforça a ideia de que a educação não deve servir aos interesses de uma classe hegemônica, mas garantir o acesso democrático a todos. Aponta-se que as escolas públicas, deverão sofrer fortes aportes para a implementação eficiente dessa modalidade de ensino, de forma a não criar um abismo entre o ensino público e privado.Referências
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