EDUCAÇÃO DECOLONIAL: APONTAMENTOS A PARTIR DO PENSAMENTO FREIREANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73668

Palavras-chave:

Educação, Decolonialidade, Paulo Freire, Pensamento freireano, Educação como ato político.

Resumo

O professor Paulo Freire, patrono da educação brasileira, está entre os teóricos mais citados em trabalhos acadêmicos no campo das Ciências Humanas, porém, mesmo alcançando grande prestígio nesse cenário, ainda é alvo de críticas negativas que buscam deslegitimar e apagar o seu legado. Todo o mal-entendido e perseguição em torno da obra Freire indica que o seu pensamento continua vivo e causando incômodo naqueles que buscam utilizar a escola e a universidade para fins colonizadores, como também naqueles que reproduzem essa malquerença por terem sido tragados pela lógica colonial e a reproduzem sem se darem conta. Diante disso, o objetivo deste texto é realizar alguns apontamentos sobre a educação em perspectiva decolonial no âmbito do pensamento freireano. Essa pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa e por meio de procedimento bibliográfico. Os principais textos utilizados para a elaboração deste trabalho foram “Educação como Prática da Liberdade” (2011a), “Pedagogia do Oprimido” (2011b) e “Pedagogia da Autonomia” (2013), todos escritos por Freire. Os resultados apontam que a proposta freireana de educação como um ato político dá o tom para a eliminação das formas de ensino apáticas em relação às desigualdades e injustiças existentes na sociedade brasileira, o que requer uma educação participativa na construção de alternativas para a superação dos problemas que assolam a humanidade. Logo, alguns pressupostos específicos são identificados ao longo do presente artigo.

Biografia do Autor

Pedro Jônatas da Silva Chaves, Universidade Estadual do Ceará - UECE

É pedagogo, mestre e doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do GDESB - Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (PPGE-UECE). Membro do GT04 Didática da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Associado da ANDIPE – Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino. Possui experiência na educação básica como professor e professor formador de professores. Atualmente exerce a função de professor e pesquisador em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. Autor do livro "Didática, Decolonialidade e Epistemologias do Sul: uma proposta insurgente contra a neoliberalização do ensino escolar e universitário". Endereço eletrônico: pedrojonataschaves@gmail.com

Maria Marina Dias Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE-UFC). Professora associado nível O da Universidade Estadual do Ceará e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Líder do GDESB - Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (PPGE-UECE). Endereço Eletrônico: maria.marina@uece.br

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Publicado

29-07-2024

Como Citar

CHAVES, Pedro Jônatas da Silva; CAVALCANTE, Maria Marina Dias. EDUCAÇÃO DECOLONIAL: APONTAMENTOS A PARTIR DO PENSAMENTO FREIREANO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 228–244, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73668. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73668. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS