EDUCAÇÃO DECOLONIAL: APONTAMENTOS A PARTIR DO PENSAMENTO FREIREANO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73668Palavras-chave:
Educação, Decolonialidade, Paulo Freire, Pensamento freireano, Educação como ato político.Resumo
O professor Paulo Freire, patrono da educação brasileira, está entre os teóricos mais citados em trabalhos acadêmicos no campo das Ciências Humanas, porém, mesmo alcançando grande prestígio nesse cenário, ainda é alvo de críticas negativas que buscam deslegitimar e apagar o seu legado. Todo o mal-entendido e perseguição em torno da obra Freire indica que o seu pensamento continua vivo e causando incômodo naqueles que buscam utilizar a escola e a universidade para fins colonizadores, como também naqueles que reproduzem essa malquerença por terem sido tragados pela lógica colonial e a reproduzem sem se darem conta. Diante disso, o objetivo deste texto é realizar alguns apontamentos sobre a educação em perspectiva decolonial no âmbito do pensamento freireano. Essa pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa e por meio de procedimento bibliográfico. Os principais textos utilizados para a elaboração deste trabalho foram “Educação como Prática da Liberdade” (2011a), “Pedagogia do Oprimido” (2011b) e “Pedagogia da Autonomia” (2013), todos escritos por Freire. Os resultados apontam que a proposta freireana de educação como um ato político dá o tom para a eliminação das formas de ensino apáticas em relação às desigualdades e injustiças existentes na sociedade brasileira, o que requer uma educação participativa na construção de alternativas para a superação dos problemas que assolam a humanidade. Logo, alguns pressupostos específicos são identificados ao longo do presente artigo.
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AUTOR 1, 2019
AUTOR 1, 2021
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