Educação inclusiva e o ensino de teatro: caminhos a partir de práticas pedagógicas contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.85676

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Acessibilidade, Ensino de Teatro, Prática pedagógica, Desenho Universal na Aprendizagem

Resumo

Este ensaio refere-se a uma reflexão sobre o paradigma da Educação Inclusiva e sua relevância ensino de teatro no contexto escolar. Tem como objetivo abordar os conceitos relacionados a Educação Inclusiva, a relevância da acessibilidade e o ensino de teatro. São explorados os pilares que fundamentam a prática pedagógica contemporânea, as barreiras à acessibilidade no ensino de teatro, que se remete também a outras práticas no contexto escolar. São apontados caminhos para mitigar dificuldades inerentes a construção do paradigma contemporâneo inclusivo, como a adoção de práticas pedagógicas inovadoras como o Plano Educacional Individualizado – PEI e o Desenho Universal na Aprendizagem – DUA. Como reflexões conclusivas, destaca-se que a Educação Inclusiva acontece quando todos tem acesso, participação e constroem conhecimentos. E, que o ensino de teatro na disciplina de Artes, tem um potencial significativo para promover ações inclusivas ao contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, e consequentemente, promovendo a inserção de todos em uma vida independente.

Biografia do Autor

Cristina Angélica Mascaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, departamento Educação Inclusiva e Continuada. Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ (2017). Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2002) e em Gestão Pedagógica: Orientação e Supervisão Educacional pela Universidade Veiga de Almeida (2010). Foi Professora de Educação Especial da Fundação de Apoio à Escola Técnica ( - FAETEC (2002-2018). Coordenadora de Monografias do CEDERJ no curso de Pedagogia/UERJ. 

Downloads

Publicado

30-05-2025

Como Citar

MASCARO, Cristina Angélica. Educação inclusiva e o ensino de teatro: caminhos a partir de práticas pedagógicas contemporâneas. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 109–122, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.85676. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/85676. Acesso em: 8 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena