EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE TEATRO: CAMINHOS A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.85676

Resumo

Este ensaio refere-se a uma reflexão sobre o paradigma da Educação Inclusiva e sua relevância ensino de teatro no contexto escolar. Tem como objetivo abordar os conceitos relacionados a Educação Inclusiva, a relevância da acessibilidade e o ensino de teatro. São explorados os pilares que fundamentam a prática pedagógica contemporânea, as barreiras à acessibilidade no ensino de teatro, que se remete também a outras práticas no contexto escolar. São apontados caminhos para mitigar dificuldades inerentes a construção do paradigma contemporâneo inclusivo, como a adoção de práticas pedagógicas inovadoras como o Plano Educacional Individualizado – PEI e o Desenho Universal na Aprendizagem – DUA. Como reflexões conclusivas, destaca-se que a Educação Inclusiva acontece quando todos tem acesso, participação e constroem conhecimentos. E, que o ensino de teatro na disciplina de Artes, tem um potencial significativo para promover ações inclusivas ao contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, e consequentemente, promovendo a inserção de todos em uma vida independente.

Biografia do Autor

Cristina Angélica Mascaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ/ Faculdade de Educação - Departamento Educação Inclusiva e Continuada (DEIC)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ, departamento Educação Inclusiva e Continuada. Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ (2017). Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da UERJ (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (2002) e em Gestão Pedagógica: Orientação e Supervisão Educacional pela Universidade Veiga de Almeida (2010). Foi Professora de Educação Especial da Fundação de Apoio à Escola Técnica ( - FAETEC (2002-2018). Coordenadora de Monografias do CEDERJ no curso de Pedagogia/UERJ. 

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

MASCARO, Cristina Angélica. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE TEATRO: CAMINHOS A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 109–122, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.85676. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/85676. Acesso em: 2 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Especial: Desafios da Formação Profissional no Teatro Acessível - Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena