EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE TEATRO: CAMINHOS A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.85676Resumo
Este ensaio refere-se a uma reflexão sobre o paradigma da Educação Inclusiva e sua relevância ensino de teatro no contexto escolar. Tem como objetivo abordar os conceitos relacionados a Educação Inclusiva, a relevância da acessibilidade e o ensino de teatro. São explorados os pilares que fundamentam a prática pedagógica contemporânea, as barreiras à acessibilidade no ensino de teatro, que se remete também a outras práticas no contexto escolar. São apontados caminhos para mitigar dificuldades inerentes a construção do paradigma contemporâneo inclusivo, como a adoção de práticas pedagógicas inovadoras como o Plano Educacional Individualizado – PEI e o Desenho Universal na Aprendizagem – DUA. Como reflexões conclusivas, destaca-se que a Educação Inclusiva acontece quando todos tem acesso, participação e constroem conhecimentos. E, que o ensino de teatro na disciplina de Artes, tem um potencial significativo para promover ações inclusivas ao contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, e consequentemente, promovendo a inserção de todos em uma vida independente.
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Copyright (c) 2025 Cristina Angélica Mascaro

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