LIVRO DE ARTISTA-PROFESSOR/A:

COM[POSIÇÕES] COM A FORMAÇÃO EM ARTES VISUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.84718

Resumo

Este artigo deriva de uma pesquisa de mestrado em Educação e busca mobilizar a noção de Livro de Artista-Professor/a (LAP), a partir de uma proposta artístico-pedagógica com estudantes de Licenciatura em Artes Visuais, que invencionaram e maquinaram seus processos de formação. Essa noção se aproxima e se nutre, artística e conceitualmente, dos Diários da Prática Pedagógica (Oliveira, 2011) e dos livros de artista (Silveira, 2001), para pensar outras possibilidades de criação no campo da educação e da arte, não sendo um ou outro, mas aquilo que se instala “entre” os dois e vai ganhando vida à medida que é experimentado. Os LAPs são fruto de um esforço coletivo de estudantes do curso de Artes Visuais – Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e sua criação estabelece alianças com autoras e autores das filosofias da diferença, que auxiliam a pensar: o que pode a criação dos Livros de Artistas-Professores/as no processo de formação docente? Como movimento metodológico, assume-se o deambular como possibilidade de transitar pelos territórios da educação e da arte. As imagens e algumas escritas presentes ao longo do texto são apresentadas como resultado da pesquisa concluída em 2020, que procurou olhar para a docência enquanto um processo atravessado, a todo momento, pelas vivências cotidianas e pelas experiências em sala de aula.

Biografia do Autor

Rafael Agatti Durante, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação, no  Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Educação e Artes - LP4, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pesquisador com bolsa CAPES/DS. Mestre em Educação (PPGE/UFSM). Graduado em Artes Visuais - Licenciatura Plena em Desenho e Plástica (UFSM). Participa como membro/pesquisador do GEPAEFD - Grupo de estudos e pesquisas em arte, educação e filosofias da diferença - CNPq/UFSM.

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Pprofessora titular do Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM/ RS/Brasil). Doutora em História da Arte pela Universidad de Barcelona, Espanha. Líder do GEPAEFD (Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Filosofias da Diferença (2024 - atual). Editora Chefe da Revista Digital do LAV (RDLAV).

Downloads

Publicado

17-12-2024

Como Citar

DURANTE, Rafael Agatti; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. LIVRO DE ARTISTA-PROFESSOR/A: : COM[POSIÇÕES] COM A FORMAÇÃO EM ARTES VISUAIS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 255–274, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.84718. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/84718. Acesso em: 17 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: PENSAMENTO POÉTICO: EPISTEMOLOGIAS, METODOLOGIAS E NARRATIVAS ARTÍSTICAS NA PESQUISA E NO ENSINO