LIVRO DE ARTISTA-PROFESSOR/A:
COM[POSIÇÕES] COM A FORMAÇÃO EM ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.84718Resumo
Este artigo deriva de uma pesquisa de mestrado em Educação e busca mobilizar a noção de Livro de Artista-Professor/a (LAP), a partir de uma proposta artístico-pedagógica com estudantes de Licenciatura em Artes Visuais, que invencionaram e maquinaram seus processos de formação. Essa noção se aproxima e se nutre, artística e conceitualmente, dos Diários da Prática Pedagógica (Oliveira, 2011) e dos livros de artista (Silveira, 2001), para pensar outras possibilidades de criação no campo da educação e da arte, não sendo um ou outro, mas aquilo que se instala “entre” os dois e vai ganhando vida à medida que é experimentado. Os LAPs são fruto de um esforço coletivo de estudantes do curso de Artes Visuais – Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, e sua criação estabelece alianças com autoras e autores das filosofias da diferença, que auxiliam a pensar: o que pode a criação dos Livros de Artistas-Professores/as no processo de formação docente? Como movimento metodológico, assume-se o deambular como possibilidade de transitar pelos territórios da educação e da arte. As imagens e algumas escritas presentes ao longo do texto são apresentadas como resultado da pesquisa concluída em 2020, que procurou olhar para a docência enquanto um processo atravessado, a todo momento, pelas vivências cotidianas e pelas experiências em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Agatti Durante, Marilda Oliveira de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional