A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR: PRÁTICAS PARA O FOMENTO DA LEI Nº 10639/03

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73762

Palavras-chave:

Sociologia, Educação, Lei Nº 10639/03

Resumo

Este artigo tem como objetivo um estudo da aplicação da Lei Nº 10639/03 - que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira dentro das disciplinas da educação básica brasileira, para o presente trabalho é explorado especificamente como se dá essa prática dentro da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Levando em conta a incipiente formação de professores com relação à temáticas que envolvem a diversidade de maneira ampla (MEUCCI, 2014), foi feita também uma investigação sobre como é a aprendizagem docente para terem o respaldo teórico e temático sobre a abordagem das relações étnico-raciais no espaço escolar, suprindo o caráter epistemicida da educação num todo (CARNEIRO, 2005). Para tanto, foi realizado um acompanhamento etnográfico (ECKERT e ROCHA, 2008) no período de 6 meses das aulas de dois professores em três escolas da rede pública do estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Buscando suprir essas ausências temáticas de suas formações acadêmicas, os professores pesquisados buscaram seus meios dentro de suas vivências e meios permeados, compor uma aprendizagem do cotidiano (LAVE, 2015), algo que é explorado ao longo da investigação.

Biografia do Autor

Charles Luiz da Silva

Possuo licenciatura (2017) e bacharelado (2019) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, sou Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2022). Tenho experiência na área de Sociologia, Sociologia da Educação, Relações Étnico-raciais, Juventude, Antropologia e Educação, Antropologia da Educação e, por fim, Saúde Coletiva.

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Publicado

09-01-2024

Como Citar

DA SILVA, Charles Luiz. A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR: PRÁTICAS PARA O FOMENTO DA LEI Nº 10639/03. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 179–194, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73762. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73762. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS

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