A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR: PRÁTICAS PARA O FOMENTO DA LEI Nº 10639/03

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73762

Palavras-chave:

Sociologia, Educação, Lei Nº 10639/03

Resumo

Este artigo tem como objetivo um estudo da aplicação da Lei Nº 10639/03 - que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira dentro das disciplinas da educação básica brasileira, para o presente trabalho é explorado especificamente como se dá essa prática dentro da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Levando em conta a incipiente formação de professores com relação à temáticas que envolvem a diversidade de maneira ampla (MEUCCI, 2014), foi feita também uma investigação sobre como é a aprendizagem docente para terem o respaldo teórico e temático sobre a abordagem das relações étnico-raciais no espaço escolar, suprindo o caráter epistemicida da educação num todo (CARNEIRO, 2005). Para tanto, foi realizado um acompanhamento etnográfico (ECKERT e ROCHA, 2008) no período de 6 meses das aulas de dois professores em três escolas da rede pública do estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Buscando suprir essas ausências temáticas de suas formações acadêmicas, os professores pesquisados buscaram seus meios dentro de suas vivências e meios permeados, compor uma aprendizagem do cotidiano (LAVE, 2015), algo que é explorado ao longo da investigação.

Biografia do Autor

Charles Luiz da Silva

Possuo licenciatura (2017) e bacharelado (2019) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, sou Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2022). Tenho experiência na área de Sociologia, Sociologia da Educação, Relações Étnico-raciais, Juventude, Antropologia e Educação, Antropologia da Educação e, por fim, Saúde Coletiva.

Referências

BERNSTEIN, Basil. Pedagogía, control simbólico e identidade. Madrid:Morata,1998.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio de 2006:

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A Construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser. Feusp. Tese de doutorado, 2005

DA MATTA, Roberto. O ofício de etnólogo, ou como ter anthropological blues. Boletim do Museu Nacional. Rio de Janeiro, 1978

ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho da. Etnografia: Saberes e práticas. Artigo publicado no livro organizado por Céli Regina Jardim Pinto e César Augusto Barcellos Guazzelli, Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2008

GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson. As práticas pedagógicas de trabalho com relações etnicorraciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Editora UFPR, n. 47, p. 19-33, jan./mar. 2013.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes. 2017

GOMES, Nilma Lino; RODRIGUES, Tatiana Consentino. Resistência democrática: A questão racial e a constituição federal de 1988. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 145, p.928-945, out.-dez., 2018.

LAVE, Jean; PACKER, Martin. Hacia una ontología del aprendizaje. Revista de Estudios Sociales No. 4º, Bogotá. 2011

LAVE, Jean; Aprendizagem como/na prática. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, p. 37-47, jul./dez. 2015

Lei Nº 10639, de 9 de janeiro de 2003.

MEUCCI, Simone. Sociologia e educação básica: hipóteses sobre a dinâmica de produção de currículo. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v.45, n.1. p. 87-101. 2014

ORI. Documentário. Direção e Produção de Raquel Gerber. Roteiro Beatriz Nascimento. São Paulo: Raquel Gerber, 1989.

Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: SECAD; SEPPIR, 2009.

Downloads

Publicado

09-01-2024

Como Citar

DA SILVA, Charles Luiz. A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR: PRÁTICAS PARA O FOMENTO DA LEI Nº 10639/03. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 177–192, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73762. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73762. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.