CRISE NA EDUCAÇÃO: ASPECTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.79469Resumo
Este trabalho apresenta alguns elementos do pensamento de Platão, Aristóteles, Santo
Agostinho, São Tomás de Aquino e Kant acerca da educação, visando a refletir sobre
valores em uma perspectiva pedagógica, como forma de superação dos limites da sociedade
e da crise na educação imposta pela realidade social de cada época. Esses pensadores
visionaram, em suas respectivas épocas, uma realidade diferente da que existia. Sobre a
crise na educação, nesses autores, compreende-se a ausência de um esquema de valores
norteadores que supera a si mesmo, ou seja, uma perspectiva para a formação que assume
um compromisso além da mera recolocação da realidade material e cultural. Orientando-se
pelas análises de T. Adorno e M. Horkheimer, sobre o conceito de Esclarecimento e de
semiformação, bem como pela abordagem de H. Arendt acerca da crise na educação
estadunidense, entendendo-a como manifestação de um conflito geracional latente e da
incapacidade de a cultura colocar-se adequadamente em responsabilidade pelo seu tempo e
por um mundo, discute-se em que medida existe uma crise na educação brasileira. Conclui-
se que uma parte do que compõe essa crise é a incapacidade de o pensamento pedagógico
por-se numa práxis que visione a não replicação da objetividade material, e sim sua
transformação, o que os pensadores tratados neste artigo já abarcavam em suas teorias.
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Copyright (c) 2024 Eduardo Augusto Pavani, Maria Terezinha Bellanda Galuch, Terezinha Oliveira

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