CRISE NA EDUCAÇÃO: ASPECTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.79469

Resumo

Este trabalho apresenta alguns elementos do pensamento de Platão, Aristóteles, Santo
Agostinho, São Tomás de Aquino e Kant acerca da educação, visando a refletir sobre
valores em uma perspectiva pedagógica, como forma de superação dos limites da sociedade
e da crise na educação imposta pela realidade social de cada época. Esses pensadores
visionaram, em suas respectivas épocas, uma realidade diferente da que existia. Sobre a
crise na educação, nesses autores, compreende-se a ausência de um esquema de valores
norteadores que supera a si mesmo, ou seja, uma perspectiva para a formação que assume
um compromisso além da mera recolocação da realidade material e cultural. Orientando-se
pelas análises de T. Adorno e M. Horkheimer, sobre o conceito de Esclarecimento e de
semiformação, bem como pela abordagem de H. Arendt acerca da crise na educação
estadunidense, entendendo-a como manifestação de um conflito geracional latente e da
incapacidade de a cultura colocar-se adequadamente em responsabilidade pelo seu tempo e
por um mundo, discute-se em que medida existe uma crise na educação brasileira. Conclui-
se que uma parte do que compõe essa crise é a incapacidade de o pensamento pedagógico
por-se numa práxis que visione a não replicação da objetividade material, e sim sua
transformação, o que os pensadores tratados neste artigo já abarcavam em suas teorias.

Biografia do Autor

Eduardo Augusto Pavani, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Estudante de mestrado (ingresso em 2022) no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM (PPE/UEM), na linha de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Bolsista de pós-graduação pela CAPES. 

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), especialização em metodologia do ensino pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1996), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Realizou estágio de Pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP (2013). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. 

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista de produtividade em pesquisa 1C pela CNPq

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

AUGUSTO PAVANI, Eduardo; BELLANDA GALUCH, Maria Terezinha; OLIVEIRA, Terezinha. CRISE NA EDUCAÇÃO: ASPECTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 721–741, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.79469. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/79469. Acesso em: 25 mar. 2025.