v. 16 n. 1 (2024): Periferia

					Visualizar v. 16 n. 1 (2024): Periferia
Publicado: 10.01.2024

Apresentação

  • EDITORIAL 2024 Quinze anos comprometidos com os saberes produzidos NA e PELAS periferias

    Leandro Sartori, Isabella Santos, Pamela Esteves
    e81652
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.81652

Artigos

  • A A Música Popular Brasileira de expressão amazônica, reverberando no Batuque nativo a cultura do Norte

    Raimundo Nonato Aguiar Oliveira; Luiz Percival Leme de Britto
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.88032
  • CONHECIMENTO, ECOLOGIA DE SABERES E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL CRÍTICA caminhos em construção

    Erica Pereira dos Santos Nascimento, Vera Maria Ferrão Candau
    e82523
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82523
  • O MANGÁ COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR Proposta de leitura de cells at work

    Ernani Mügge, Leandro Moreto da Rosa
    e82755
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82755
  • TREINAMENTO PARA PROFESSORES SOBRE ENVELHECIMENTO: uma revisão de escopo

    Jéssica Dellalibera dos Santos, Karina de Lima Flauzino, Meire Cachioni
    e76953
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76953
  • A CONCEITUAÇÃO DA CRIATIVIDADE: uma análise do seminário 'O Processo Criativo' (UNICAMP, 1987)

    Jonathan Machado Domingues
    e77124
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77124
  • AS CONTRIBUIÇÕES DA INTERCULTURALIDADE CRÍTICA PARA O CONTEXTO EDUCACIONAL AMAZÔNICO

    Leidiane Monteiro Duarte de Moraes, José Anchieta de Oliveira Bentes, Maria Catarina Wanzeler Carvalho
    e77145
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77145
  • EQUIPE MULTIPROFISSIONAL Percepções sobre a atuação no Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari

    Priscila Carvalho Monteiro, Marilândes Mol Ribeiro de Melo
    e77926
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77926
  • FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL Suas múltiplas dimensões e sentidos nas práticas pedagógicas Integrais

    Nadja Regina Sousa Magalhães, Lucas Martini, Andressa Graziele Brandt
    e78155
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.78155
  • OS SABERES E A IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Suelen Bourscheid, Jordana Wruck Timm
    e78202
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.78202
  • PUNIÇÃO E JUSTIÇA INFANTOJUVENIL o encarceramento da juventude preta e periférica no Rio de Janeiro

    Jenifer Stefani da Silva, Priscila Duarte dos Reis Farias
    e78229
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.78229
  • NAVEGANDO SOBRE A PLATAFORMA DO INSTAGRAM EM BUSCA DE “NÓS” E “ELOS” DAS REDES SOCIAIS DOS COLETIVOS DE JOVENS PERIFÉRICOS DE SALVADOR-BA

    Natanael Reis Bomfim
    e78414
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.78414
  • PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA ENTRE 2012 E 2022.

    Lennon Oliveira Pereira do Vale, Renan Santos Furtado , Mesaque Silva Correia
    e79508
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.79508
  • TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA ESCOLHA DE DIRETORES ESCOLARES NO BRASIL

    Marcelo Ramos dos Santos, José dos Santos Souza
    e80693
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80683
  • LÍNGUA PORTUGUESA E SOFTWARE LIVRE: Scratch e o desenvolvimento da criatividade no Ensino Fundamental

    José Roberto da Silva Júnior da Silva Júnior, Roberta Pasqualli
    e82188
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82188
  • A “CIDADE-PERFUME” E SEU “SPORT CLUB”: lazer, cultura e as redes de sociabilidade no distrito-sede de Iguaçu (1917-1939).

    Diogo Piassá das Mercês
    e82408
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82408
  • CINEMA E DIVERSIDADE: a construção de um pensamento emancipatório através da educação libertadora e inclusiva

    Pollyana Ladeia Costa, Eduardo Henrique Rocha
    e76526
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76526
  • EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS)

    UALISSON CLEITON DE ARAÚJO CARVALHO, Fabiana Soares Fernandes Leal
    e75144
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75144
  • LEITURA DO MUNDO E IMAGINAÇÃO MATERIAL DA PALAVRA: FREIRE E BACHELARD COMO INTERLOCUTORES

    Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, Waldeck Carneiro, Flávia Monteiro de Barros Araujo
    e75241
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75241
  • POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA STRICTO SENSU DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS: MOTIVAÇÕES E PROPOSIÇÕES NAS VOZES DOCENTES

    Juliana Priscila Gomes, Márcia Souza Hobold
    e75622
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75622
  • TEMAS CONTROVERSOS NA EDUCAÇÃO Relações entre questões ambientais e surgimento de pandemias

    Marlene Rios Melo, Tatiana Santos Andrade
    e75629
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75629
  • O ATENDENTE TERAPÊUTICO E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR

    Celia Candido Simplicio, Joanderson de Oliveira Gomes
    e75795
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75795
  • OS ESTUDANTES SURDOS E O PROCESSO DE INCLUSÃO EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REGULAR

    Josimar de Aparecido Vieira, Juliete Michely Ribeiro dos Santos, Danielli da Costa Silva
    e75800
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75800
  • MATEMÁTICA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOVERNO BOLSONARO a PNA em uma análise foucaultiana

    Eliézer Reis Vicente, Lúcia Gonçalves de Freitas
    e76800
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76800
  • O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO COMO MÉTODO DE PESQUISA PARA AS QUESTÕES RACIAIS: uma análise a partir do estado do conhecimento

    Diego Maradona da Hora Mendes, Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas
    e76843
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76843
  • SOLIDÃO, DIVISÃO SUBJETIVA E CANSAÇO: trajetórias de mulheres pobres no ensino superior

    Estela Martini Willeman
    e76881
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76881
  • A COMPLEXA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA DECOLONIAL EM SEU SIGNIFICADO DO PRINCÍPIO RECURSIVO RETROATIVO

    Milagros Elena Rodriguez
    e77136
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77136
  • HISTÓRIAS DE VIDA NO CURRÍCULO: possibilidades de uma emancipação freiriana

    Luís Fernando Lopes, Edson da Silva Rodrigues Lisboa, Nádia Cataryna Nogueira e Silva
    e77852
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77852
  • A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROGRAMA EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO 2020” EM ESCOLAS PORTUGUESAS NO QUADRO DA EUROPEIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    Valeriu Stanciu, Dora Ramos Fonseca
    e77990
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77990
  • ARTIVISMOS FEMINISTAS E EDUCAÇÃO análises de teses e dissertações dos programas de pós-graduação (2018-2023)

    Indiara Launa Teodoro da Silva Lima, Ana Paula Abrahamian de Souza
    e78916
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.78916
  • ESCOLA SEM PARTIDO, HOMESCHOOLING E O PROGRAMA ESCOLA CÍVICO- MILITAR em exame com contribuições de Poulantzas e Mészáros

    Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Izaias Costa Filho
    e79605
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.79605

Dossiê

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ DISCURSOS E PRÁTICAS ESTÉTICO-SOCIAIS, COMUNICACIONAIS E EDUCACIONAIS NAS PERIFERIAS DO BRASIL E DO SUL GLOBAL: sentidos, imaginários e vivências nas margens

    Gilberto Alves Araújo, Edmon Neto de Oliveira, Eliene Rodrigues Sousa
    e88687
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.88687
  • (RE)IMAGINAR UMA EDUCAÇÃO A PARTIR DAS MARGENS sentidos da escola no tempo presente a partir das vozes dos estudantes do Ensino Médio

    Luís Paulo Cruz Borges, Paula Almeida de Castro
    e86304
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.86304
  • RETRATOS LITERÁRIOS DAS FAVELAS DO ZIMBÁBUE perspectivas sobre cidade e humanidade em Christopher Mlalazi

    Gilberto Alves Araujo
    e86309
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.86309
  • TECENDO RESISTÊNCIAS LGBTQIAPN+ NA EDUCAÇÃO: a construção de atos de currículo na cibercultura contra os silenciamentos.

    Manuela Carvalho Rodrigues, Leonardo Zenha
    e85923
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.85923
  • A ASL um recurso motivacional em aulas de inglês para estudantes surdas e surdos

    Jorge Adriano Pires Silva, Carolina Carolina Morais Ribeiro da Silva, Josiney Saraiva Pereira
    e86159
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.86159
  • EU SURDO reflexões sobre a Não Marcação Copular na escrita em português

    Silvana Alves Cardoso
    e85892
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.85892
  • DESVELANDO SILÊNCIOS Histórias e resistências de mulheres negras periféricas

    Franciely Alves Sales, Jacyara Silva de Paiva
    e85896
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.85896
  • A REPRESENTATIVIDADE DA MULHER NEGRA NA LITERATURA BRASILEIRA NA PERSPECTIVA DA OBRA DE CONCEIÇÃO EVARISTO OLHOS D´ÁGUA

    Eliene Rodrigues Sousa, Raquel Vieira dos Santos
    e86255
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.86255
  • CONSTRUINDO PONTES EM VEZ DE MUROS explorando as experiências de duplo engajamento religioso

    Antonio Mabongo
    e86218
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.86218
  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ -PROCESSOS EDUCATIVOS/CURRICULARES DAS INFÂNCIAS POR ARTEFATOS CULTURAIS: Apresentação

    Constantina Xavier Filha, Danilo Araujo de Oliveira, Rita de Cássia Frangella
    e86582
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.86582
  • FILMES DE ANIMAÇÃO PRODUZIDOS COM CRIANÇAS: múltiplos pensamentos no trabalho coletivo e colaborativo

    Constantina Xavier Filha
    e83183
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83183
  • UM GATO, O ESCURO, A AMORA E UMA ANJA PRETA: para onde voa a imaginação no currículo dos livros de literatura antirracistas?

    Raimunda Laura da Silva Santos, Danilo Araujo de Oliveira
    e83164
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83164
  • BORBULHANDO ARTEFATOS CULTURAIS EM PROCESSOS EDUCATIVOS NUMA PESQUISA NA EDUCAÇAO INFANTIL: constituições de subjetividades de crianças pequenas.

    Cláudia Maria Ribeiro, Ila Maria Silva de Souza Mendes de Freitas Freitas
    e82662
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82662
  • NARRATIVAS DE CRIANÇAS ENTRE PRODUÇÕES LITERÁRIAS: reverso da subalternidade pela experiência educativa

    André Freitas, Fátima Pereira, Paulo Nogueira
    e82353
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82353
  • #SOUPRINCESASOUREAL: Produzindo e ensinando modos de ser menina e mulher no mundo

    Bárbara Lina Martina Torres das Neves Formentin Possui, Joanalira Corpes Magalhães, Paula Regina Costa Ribeiro
    e82765
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82765
  • PROBLEMATIZAÇÕES ENTRE MASCULINIDADES, INFÂNCIAS E CURRÍCULO DE FILMES DE ANIMAÇÃO

    Thomaz Spartacus Martins Fonseca, Anderson Ferrari, Roney Polato de Castro
    e82310
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82310
  • BARBIE E FENÔMENO DA PINKIZAÇÃO: um olhar para os artefatos culturais e o controle social de gênero

    Fernanda Theodoro Roveri, Daniela Finco
    e83032
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83032
  • YOUTUBE E A PRODUÇÃO DAS INFÂNCIAS: um olhar para as questões de gênero

    Bianca Salazar Guizzo
    e83051
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83051
  • LIVROS QUE AJUDAM A PENSAR E A CONVERSAR - O olhar de professoras na Educação Infantil

    Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento, Ana Carolina Perrusi Brandão
    e83160
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83160
  • PRODUÇÃO CURRICULAR COM AS CRIANÇAS - BILHETES, “WHATSAPP DE PAPEL” E AS VIVÊNCIAS COM A ESCRITA

    Bonnie Axer
    e83213
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83213
  • “EU QUERO USAR, PAPAI!”: E quando a família presenteia o garoto com um vestido da Mulher Maravilha?

    Vinicius Mascarenhas dos Passos, Marcos Lopes de Souza, Diego Matos Araújo Barros
    e83232
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83232
  • ALIANÇAS INTERGERACIONAIS NO COMBATE ÀS CENSURAS CISHETEROPATRIARCAIS

    Késia dos Anjos Rocha, Érika Cecília Soares Oliveira
    e83221
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83221
  • LITERATURA FEMINISTA PARA CRIANÇAS: Uma pedagogia outra para ensinar feminilidades não hegemônicas

    Maria Beatriz de Freitas Vasconcelos, Maria Carolina Caldeira
    e83206
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83206
  • ENTREVISTA: Processos educativos, cultura e educação – redesenhando o mapa no diálogo com Maria Elena Gonzalez Alfaya

    Maria Elena Gonzalez Alfaya, Rita de Cássia Frangella
    e86475
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.86475
  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: O GRUPO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO- GIEI: dez anos de caminhada, de aprendizados e de compromisso com a inclusão social a partir da educação

    Liliana Angel Vargas, Edicléa Mascarenhas Fernandes, Helio Ferreira Orrico
    e83815
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83815
  • POLÍTICA E INCLUSÃO: abordagem biográfica e abordagem conceitual

    Eric Plaisance
    e79971
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.79971
  • O PAPEL DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Desafios e Perspectivas para a Prática do Ensino Inclusivo

    Sandra Regina Barbosa, Edicléa Mascarenhas Fernandes, Helio Orrico
    e80021
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80021
  • ENSINO SUPERIOR INCLUSIVO E ACESSÍVEL: O caso da Universidade Distrital do Francisco José de Caldas Bogotá – Colômbia

    Diana Gil, Alexis Ortiz
    e80230
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80230
  • UMA GERAÇÃO DE POLÍTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: do acesso e permanência ao acolhimento

    Diógenes Pinheiro
    e80020
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80020
  • ESTUDO COMPARATIVO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO A ESTUDANTES EM TRATAMENTO DE DIVERSAS PATOLOGIAS ENTRE BRASIL E CANADÁ diferenças e semelhanças

    Victor dos Santos Moraes, Jucélia Linhares Granemann de Medeiros , Wei Mei Hsu Moreira
    e80018
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80018
  • BRASIL E CANADÁ: Estudo comparativo de práticas educacionais inclusivas

    Maria Cristina Tavares de Moraes Danelon, Patricia Cioffi
    e82807
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82807
  • POSSIBILIDADES E IMPASSES NA IMPLEMENTAÇÃO DA CLASSE HOSPITALAR EM MAPUTO

    Adilson Valdano Muthambe, Elba de Oliveira de Souza
    e80522
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80522
  • POR UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA: o brincar como direito humano

    Cesar Augusto Rossatto, Ana Karyne Loureiro Furley, Hiran Pinel
    e80346
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80346
  • O CUIDADO DE QUEM CUIDA NO CONTEXTO DA NEURODIVERSIDADE: a experiência da Fundação CAI do Chile para a América Latina.

    Alejandra Salgado, Liliana Angel Vargas, Marcelo Maira Moya
    e80136
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80136

Resenhas

  • CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-CRÍTICAS DA INTERSECCIONALIDADE: uma práxis crítica

    Ma. Bárbara Silva dos Santos Pereira, Ma. Graziela Cristina Gonçalves
    e82593
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82593