FILMES DE ANIMAÇÃO PRODUZIDOS COM CRIANÇAS:

múltiplos pensamentos no trabalho coletivo e colaborativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83183

Palavras-chave:

artefatos culturais, cinema e educação, direitos humanos, cinema de animação

Resumo

O cinema é um dispositivo poderoso e capaz de possibilitar a descoberta e o conhecimento de si, das outras pessoas e de inventar outros mundos, de nos ver de diferentes pontos de vistas e, sobretudo, de nos fazer pensar o que somos, o que fizeram de nós e o que queremos/podemos ser.  O presente texto tem por objetivo pensar sobre a potencialidade do cinema a partir de produções coletivas realizadas com crianças em projetos realizados no Brasil e em Portugal. Trata-se de pesquisa em andamento, para a qual se entrevistaram professoras/es-cineastas dos dois países, buscando coletar, discutir e problematizar suas narrativas sobre encontros com o cinema na produção de filmes de animação com crianças. Neste texto, tem-se buscado, mais especificamente, selecionar e analisar dois filmes de animação produzidos com as crianças nas experiências de projetos, um deles realizado por um cineasta-professor português, e outro, de minha experiência de produção com as crianças. O artigo se propõe algumas problematizações em torno das semelhanças e diferenças que se podem observar nas produções de um e outro país. Na análise dos filmes, atentou-se para a riqueza de argumentos das crianças, para a eficiência do pensamento gerado nas produções audiovisuais e para a repercussão do tema seja junto ao grupo, como coletividade, seja sobre cada um, como individualidade.

Biografia do Autor

Constantina Xavier Filha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEDU-UFMS. Possui doutorado em Educação pela FEUSP, mestrado em educação pela UFMS e pós-doutorados, um pela UNICAMP e outro pela UNIRIO. Desenvolve pesquisas nas áreas de Gênero, Sexualidades e Direitos Humanos de crianças. Desde o ano de 2010 desenvolve projetos de pesquisa e extensão em escolas públicas municipais de Campo Grande/MS produzindo coletivamente filmes de animação com crianças da primeira etapa do Ensino Fundamental. É líder-coordenadora do GEPSEX – Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero.

Referências

BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. 21ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BRASIL. Lei Menino Bernardo, Lei 13.010/2014. Disponível em: https://www2.camara.leg.br › legin › fed › lei › lei-130... Acesso em: 27 mar. 2024.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: https://www2.camara.leg.br › legin › fed › lei › lei-806... Acesso em: 27 mar. 2024.

CANDAU, Vera et al. Educação em direitos humanos e formação de professores(as). São Paulo: Cortez, 2013.

DUARTE, Rosália. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2 – O uso dos prazeres. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GALLO, Sílvio. Metodologia de ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.

ONU. Convenção Internacional dos Direitos da Criança, 1989. Disponível em https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca Acesso em: 27 mar. 2024.

XAVIER, Ismail. Um cinema que “educa” é um cinema que (nos) faz pensar. Revista Educação e Realidade. v. 33, n. 1, jan./jun., 2008.

XAVIER, Tina. Princesa Pantaneira: brincando no mundo mágico do cinema. Ilustrações de Lorena Martins. Campo Grande: Ed: UFMS, 2014.

Downloads

Publicado

30.08.2024

Como Citar

Xavier Filha, C. (2024). FILMES DE ANIMAÇÃO PRODUZIDOS COM CRIANÇAS: : múltiplos pensamentos no trabalho coletivo e colaborativo. Periferia, 16(1), e83183. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83183

Edição

Seção

Dossiê