FILMES DE ANIMAÇÃO PRODUZIDOS COM CRIANÇAS:
múltiplos pensamentos no trabalho coletivo e colaborativo
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83183Palavras-chave:
artefatos culturais, cinema e educação, direitos humanos, cinema de animaçãoResumo
O cinema é um dispositivo poderoso e capaz de possibilitar a descoberta e o conhecimento de si, das outras pessoas e de inventar outros mundos, de nos ver de diferentes pontos de vistas e, sobretudo, de nos fazer pensar o que somos, o que fizeram de nós e o que queremos/podemos ser. O presente texto tem por objetivo pensar sobre a potencialidade do cinema a partir de produções coletivas realizadas com crianças em projetos realizados no Brasil e em Portugal. Trata-se de pesquisa em andamento, para a qual se entrevistaram professoras/es-cineastas dos dois países, buscando coletar, discutir e problematizar suas narrativas sobre encontros com o cinema na produção de filmes de animação com crianças. Neste texto, tem-se buscado, mais especificamente, selecionar e analisar dois filmes de animação produzidos com as crianças nas experiências de projetos, um deles realizado por um cineasta-professor português, e outro, de minha experiência de produção com as crianças. O artigo se propõe algumas problematizações em torno das semelhanças e diferenças que se podem observar nas produções de um e outro país. Na análise dos filmes, atentou-se para a riqueza de argumentos das crianças, para a eficiência do pensamento gerado nas produções audiovisuais e para a repercussão do tema seja junto ao grupo, como coletividade, seja sobre cada um, como individualidade.
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