APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ -PROCESSOS EDUCATIVOS/CURRICULARES DAS INFÂNCIAS POR ARTEFATOS CULTURAIS:

Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.86582

Resumo

DOSSIÊ -PROCESSOS EDUCATIVOS/CURRICULARES DAS INFÂNCIAS POR ARTEFATOS: Apresentação

Biografia do Autor

Constantina Xavier Filha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora do GEPSEX - Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero - CNPq/UFMS. Diretora e Produtora de filmes de animação produzidos com crianças de escolas públicas de Campo Grande/MS

Danilo Araujo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Pedagogia (UNINTER, 2020) e Letras Português/Inglês pela UNIRB Faculdade Atlântico (2013). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC) e do Observatório da Juventude. 

Rita de Cássia Frangella, Uerj

[1] Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação- PROPEd/UERJ. Coordena o GRPESq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos – GCDEH. Bolsista de produtividade em Pesquisa pelo CNPq, Cientista do Nosso Estado/FAPERJ, Procientista/UERJ/FAPERJ.  http://lattes.cnpq.br/1090641466362716. Contato: rcfrangella@gmail.com

Referências

DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. Petrópolis: Vozes, 2005.

MARCELLO, Fabiana de Amorim; FISCHER, Rosa Maria Bueno. Formas para pensar a pesquisa em cinema e educação. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 505-519, maio/ago. 2011.

XAVIER FILHA, Constantina. Sexualidade(s) e gênero(s) em artefatos culturais para a infância: práticas discursivas e construção de identidades. In: XAVIER FILHA, Constantina (Org.). Educação para a sexualidade, para a equidade de gênero e para a diversidade sexual. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2009.

Downloads

Publicado

30.08.2024

Como Citar

Filha, C. X., de Oliveira, D. A., & Frangella, R. de C. (2024). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ -PROCESSOS EDUCATIVOS/CURRICULARES DAS INFÂNCIAS POR ARTEFATOS CULTURAIS:: Apresentação. Periferia, 16(1), e86582. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.86582

Edição

Seção

Dossiê