ENTREVISTA: Processos educativos, cultura e educação – redesenhando o mapa no diálogo com Maria Elena Gonzalez Alfaya
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.86475Palavras-chave:
Infância , Cultura, Diálogo, Diferença, Artefatos CulturaisResumo
Trata-se de entrevista com a professora Maria Elena Gonzalez Alfaya, professora da Universidad de Córdoba/Espanha sobre o projeto “Córdoba com ojos de infância”, desenvolvido a partir da Red Infantil Escuela-Centro del Profesorado-Universidad/RIECU que articula docentes da Universidad de Córdoba em sua atuação com estudantes na formação de professores/as, o Centro de Formación Continuada del Profesorado e professores/as de Educação Infantil da Municipalidade de Córdoba, a partir da colaboração entre essas três instituições de formação de professores/as. Dele desdobra-se o “Mapa de experiências educacionais: Córdoba com olhos de infância”. A conversa, a partir da análise da experiência em debate, reflete sobre educação, cultura, diferença na educação das infâncias e na formação de seus educadores, discute as infâncias em suas potencialidades criativas, no diálogo com artefatos culturais que se dão a ler às crianças que, de forma instigante, os problematizam e abrem possibilidades dialógicas e interculturais, implicando na proposição de uma educação com as crianças, como sujeitos desses processos.
Referências
BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 1993
MALAGUZZI, Loris. As Cem Linguagens da Criança. Porto. Alegre: Artes Médicas, 1997.
TONUCCI, Fancesco. Com olhos de criança. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2003.
Algumas obras de Maria Elena Gonzalez Alfaya:
ALFAYA, Maria Elena et all. Educación infantil y calidad docente: Revisión de la literatura especializada. Human Review: International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades, ISSN-e 2695-9623, Vol. 13, Nº. 2, 2022
ALFAYA, Maria Elena et all. Mapa de experiencias educativas córdoba con ojos de infancia adaptado y accesible. Un recurso para la inclusión Revista de Educación Inclusiva, ISSN-e 1889-4208, Vol. 15, Nº. 1, 2022, págs. 183-201
ALFAYA, Maria Elena et all El prácticum RIECU a evaluación. De la innovación a la investigación educativa como herramienta para transformar la práctica. Investigación en la escuela, ISSN-e 2443-9991, ISSN 0213-7771, Nº 105, 2021, págs. 11-23
ALFAYA, Maria Elena et all Infa-Ciencia: de las niñas de hoy a las científicas de mañana Cuadernos de pedagogía, ISSN-e 2386-6322, ISSN 0210-0630, Nº 505, 2020 págs. 30-35
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).