ENTREVISTA: Processos educativos, cultura e educação – redesenhando o mapa no diálogo com Maria Elena Gonzalez Alfaya

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.86475

Palavras-chave:

Infância , Cultura, Diálogo, Diferença, Artefatos Culturais

Resumo

Trata-se de entrevista com a professora Maria Elena Gonzalez Alfaya, professora da Universidad de Córdoba/Espanha sobre o projeto “Córdoba com ojos de infância”, desenvolvido a partir da Red Infantil Escuela-Centro del Profesorado-Universidad/RIECU que articula docentes da Universidad de Córdoba em sua atuação com estudantes na formação de professores/as, o Centro de Formación Continuada del Profesorado e professores/as de Educação Infantil da Municipalidade de Córdoba, a partir da colaboração entre essas três instituições de formação de professores/as. Dele desdobra-se o “Mapa de experiências educacionais: Córdoba com olhos de infância”. A conversa, a partir da análise da experiência em debate, reflete sobre educação, cultura, diferença na educação das infâncias e na formação de seus educadores, discute as infâncias em suas potencialidades criativas, no diálogo com artefatos culturais que se dão a ler às crianças que, de forma instigante, os problematizam e abrem possibilidades dialógicas e interculturais, implicando na proposição de uma educação com as crianças, como sujeitos desses processos.

Biografia do Autor

Maria Elena Gonzalez Alfaya, Universidade de Córdoba

Professora do Departamento de Educação da Universidade de Córdoba. Participa do Grupo de Pesquisa SEJ-614 INCIDE - Infância, Cidadania, Democracia e Educação e da Rede Infantil RIECU (Escola-Centro de Ensino-Universidade). Faz parte do projeto «INFACIENCIA. Das meninas de hoje às cientistas de amanhã” e coautora do “Mapa de Experiências Educacionais: Córdoba, com os olhos da Infância” (MECOI). Autora de vários artigos e livros.

Rita de Cássia Frangella, Uerj

[1] Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação- PROPEd/UERJ. Coordena o GRPESq Currículo, formação e Educação em Direitos Humanos – GCDEH. Bolsista de produtividade em Pesquisa pelo CNPq, Cientista do Nosso Estado/FAPERJ, Procientista/UERJ/FAPERJ.  http://lattes.cnpq.br/1090641466362716. Contato: rcfrangella@gmail.com

Referências

BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 1993

MALAGUZZI, Loris. As Cem Linguagens da Criança. Porto. Alegre: Artes Médicas, 1997.

TONUCCI, Fancesco. Com olhos de criança. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2003.

Algumas obras de Maria Elena Gonzalez Alfaya:

ALFAYA, Maria Elena et all. Educación infantil y calidad docente: Revisión de la literatura especializada. Human Review: International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades, ISSN-e 2695-9623, Vol. 13, Nº. 2, 2022

ALFAYA, Maria Elena et all. Mapa de experiencias educativas córdoba con ojos de infancia adaptado y accesible. Un recurso para la inclusión Revista de Educación Inclusiva, ISSN-e 1889-4208, Vol. 15, Nº. 1, 2022, págs. 183-201

ALFAYA, Maria Elena et all El prácticum RIECU a evaluación. De la innovación a la investigación educativa como herramienta para transformar la práctica. Investigación en la escuela, ISSN-e 2443-9991, ISSN 0213-7771, Nº 105, 2021, págs. 11-23

ALFAYA, Maria Elena et all Infa-Ciencia: de las niñas de hoy a las científicas de mañana Cuadernos de pedagogía, ISSN-e 2386-6322, ISSN 0210-0630, Nº 505, 2020 págs. 30-35

Downloads

Publicado

30.08.2024

Como Citar

Gonzalez Alfaya, M. E., & Frangella, R. de C. (2024). ENTREVISTA: Processos educativos, cultura e educação – redesenhando o mapa no diálogo com Maria Elena Gonzalez Alfaya. Periferia, 16(1), e86475. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.86475

Edição

Seção

Dossiê