PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA ENTRE 2012 E 2022.
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.79508Palavras-chave:
Práticas corporais, Educação Física escolar, Produção de conhecimentoResumo
O presente estudo aborda o lugar da categoria práticas corporais na recente produção de conhecimento em Educação Física, com foco em três periódicos da área vinculados ao campo das ciências humanas e sociais. Desse modo, o objetivo geral consiste em compreender o lugar da categoria práticas corporais em artigos que versam sobre Educação Física escolar, publicados entre 2012 e 2022 em periódicos científicos da área. Metodologicamente, por via da técnica da análise de conteúdo e a partir do termo-chave de busca do material denominado “Práticas corporais e Educação Física escolar”, estudamos quatorze trabalhos publicados nas Revistas: Movimento, Conexões e Corpoconsciência. Assim, como síntese explicativa deste movimento de pesquisa, destacam-se as seguintes categorias explicativas: 1) Práticas Corporais e questões de Diversidade, Sexualidade e Religiosidade; 2) Práticas corporais outras e transversalidades; 3) Práticas corporais e Educação Física Escolar. O estudo aponta a diversificação dos debates em torno da noção de práticas corporais quando conectada com a Educação Física escolar na contemporaneidade. Sendo assim, a discussão evidencia certo acúmulo da área da Educação Física em conceber as práticas corporais como objeto de conhecimento da disciplina na escola, bem como a emergência de questões de diversidade e a demanda pela diversificação das experiências corporais proporcionadas pelo currículo escolar.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BRACHT, Valter. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que ela pode ser (elementos de uma teoria pedagógica da educação física). Ijuí: Ed. Unijuí, 2019.
CAPARROZ, Eduardo. Entre a educação física na escola e a educação física da escola. 3. ed. Campinas, SP: Autores associados, 2007.
CORREIA, Mesaque Silva, et al. Cadê o viado que tava aqui? O preconceito e a discriminação excluíram da quadra de aula. Motrivivência, (Florianópolis), v. 32, n. 63, p. 01-20, julho/dezembro, 2020. Disponível em: 2175-8042-motri-32-63-e73577.pdf (fcc.org.br) Acesso em: 25 julho. 2023.
CRISÓRIO, Ricardo. Sujeto y cuerpo en educación. Didaskomai, Montevideo, nº 7: pp. 3-21, 2016.
DALBEN, A. Diálogos entre o corpo e a natureza: as práticas corporais ao ar livre e a educação física escolar. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 903–914, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.51251. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/51251. Acesso em: 20 jun. 2023.
FURTADO, Renan. Práticas corporais e educação física escolar: sentidos e finalidades. Corpoconsciência, v. 24, n. 3, p.156-167, set./ dez., 2020.
JACOBY, Lara Felix.; GOELLNER, Silvana Vilodre. A educação física em uma escola militar: de turmas separadas por sexo e por altura a turmas mistas. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26031, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.94330. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/94330. Acesso em: 23 maio. 2023.
LE BOULCH, Jean. O corpo na escola no século XXI: práticas corporais. São Paulo: Phorte, 2008.
MALDONADO, Daniel Teixeira.; BOCCHINI, Daniel. As três dimensões do conteúdo na educação física: tematizando as lutas na escola pública. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 4, p. 195–211, 2013. DOI: 10.20396/conex.v11i4.8637599. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637599. Acesso em: 13 jul. 2023.
RIGONI, Ana Caroline Capellini; DAOLIO, Josimar. A aula de educação física e as práticas corporais: a visão construída por meninas evangélicas. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 147–158, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.64478. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64478. Acesso em: 24 maio. 2023.
SEVERINO, Antônio. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. rev. E. atual. São Paulo: Cortez Editora, 2016.
SILVA, Ana Márcia. Entre o corpo e as práticas corporais. Arquivos em movimento, v. 10, n. 1, p. 5-20, jan./ jun., 2014
SILVEIRA, Viviane Teixeira et al. As percepções sobre violência de gênero segundo as árbitras dos jogos escolares da juventude em mato grosso. Corpoconsciência, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 31-42, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8930. Acesso em: 23 maio. 2023.
SIQUEIRA, Ana Clara de Souza.; NOGUEIRA, Valdilene Aline.; MALDONADO, Daniel Teixeira. Prática pedagógica da educação física no ensino médio: a perspectiva dos estudantes do instituto federal de são paulo. Corpoconsciência, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 1–12, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8008. Acesso em: 14 jul. 2023.
STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos Cedes, ano XXI, no 53, abril/2001.
TAHARA, Alexandre Klein.; DARIDO, Soraya Cristina. Práticas corporais de aventura em aulas de educação física na escola. Conexões, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 113–136, 2016. DOI: 10.20396/conex.v14i2.8646059. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8646059. Acesso em: 21 jun. 2023.
TAHARA, Alexandre Klein.; DARIDO, Soraya Cristina. Proposta de unidade didática acerca das práticas corporais de aventura, trilhas interpretativas, educação física escolar e tecnologias de informação e comunicação (TIC). Corpoconsciência, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 55–68, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3576. Acesso em: 21 jun. 2023.
TONIETTO, Marcos Rafael.; GARANHANI, Marynelma Camargo. A cultura infantil e a relação com os saberes da educação física na escola. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 517–528, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.66236. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/66236. Acesso em: 13 jul. 2023.
VAZ, Alexandre. Certa herança marxista no recente debate da educação física no Brasil. Movimento, Porto Alegre, v. 25, e25069, 2019.
WENETZ, Ileana; MACEDO, Christiane Garcia. Masculinidade(s) no balé: gênero e sexualidade na infância. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25081, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.90474. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/90474. Acesso em: 23 maio. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).