PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA ENTRE 2012 E 2022.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.79508

Palavras-chave:

Práticas corporais, Educação Física escolar, Produção de conhecimento

Resumo

O presente estudo aborda o lugar da categoria práticas corporais na recente produção de conhecimento em Educação Física, com foco em três periódicos da área vinculados ao campo das ciências humanas e sociais. Desse modo, o objetivo geral consiste em compreender o lugar da categoria práticas corporais em artigos que versam sobre Educação Física escolar, publicados entre 2012 e 2022 em periódicos científicos da área. Metodologicamente, por via da técnica da análise de conteúdo e a partir do termo-chave de busca do material denominado “Práticas corporais e Educação Física escolar”, estudamos quatorze trabalhos publicados nas Revistas: Movimento, Conexões e Corpoconsciência. Assim, como síntese explicativa deste movimento de pesquisa, destacam-se as seguintes categorias explicativas: 1) Práticas Corporais e questões de Diversidade, Sexualidade e Religiosidade; 2) Práticas corporais outras e transversalidades; 3) Práticas corporais e Educação Física Escolar. O estudo aponta a diversificação dos debates em torno da noção de práticas corporais quando conectada com a Educação Física escolar na contemporaneidade. Sendo assim, a discussão evidencia certo acúmulo da área da Educação Física em conceber as práticas corporais como objeto de conhecimento da disciplina na escola, bem como a emergência de questões de diversidade e a demanda pela diversificação das experiências corporais proporcionadas pelo currículo escolar.

Biografia do Autor

Lennon Oliveira Pereira do Vale, Universidade Federal do Pará

Professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Pará. 

Renan Santos Furtado , Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Pará.  Professor DIII-1 da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação.  Contato: renan.furtado@yahoo.com.br. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0724633321532061. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7871-2030.

Mesaque Silva Correia, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Licenciado em Educação Física pelo Centro de Ensino Superior do Amapá. Professor adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE).  Contato: mesaquesilvacorreia@ufpi.edu.br. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9238847912776777. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0258-7111.  

 

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Publicado

30.08.2024

Como Citar

do Vale, L. O. P., Furtado , R. S., & Correia, M. S. (2024). PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA ENTRE 2012 E 2022. Periferia, 16(1), e79508. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.79508

Edição

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Artigos