POLÍTICA E INCLUSÃO:
abordagem biográfica e abordagem conceitual
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.79971Palavras-chave:
Educação, Política, Especial, InclusãoResumo
O artigo propõe duas abordagens complementares: uma pessoal e biográfica com uma dimensão histórica e outra conceitual. Na primeira parte será mostrado a evolução do meu engajamento profissional na França, no Centro Nacional de Pedagogia Especial, que se ocupava da formação de professores da educação dita "especial". Em seguida minhas atividades no CRESAS, organismo de investigação sobre a escolarização. E finalmente, na Universidade Paris Descartes, com várias colaborações internacionais e compromissos políticos e sociais militantes. Através desta evolução pessoal, vemos as transformações das políticas nacionais que ultrapassaram a educação especial e valorizam atualmente a educação inclusiva. Na segunda parte, são analisados os conceitos de inclusão e de educação inclusiva, tendo como referência principal os documentos da UNESCO. A relativização da relação entre o normal e o patológico abre novas representações da deficiência e das necessidades educativas especiais. A última questão abordada é a das dimensões internacionais e nacionais das políticas de educação inclusiva. Recomendações práticas são formuladas com vista à aplicação concreta do direito à educação para todos.
Palavras chaves:Educação;Política;Especial; Inclusão.
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