LONELINESS, SUBJECTIVE DIVISION AND TIREDNESS:

trajectories of poor women in higher education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76881

Keywords:

Woman; , Urban outskirts; , Higher Education; , Patriarchy; , Gender

Abstract

This paper is the fruit of the maturation of research and reflections arising from teaching experience in higher education courses, mostly female, located in urban peripheral territories of the state of Rio de Janeiro, in particular, in the Baixada Fluminense. The method of historical materialism was chosen to investigate the main tensions faced by women in their academic careers and to understand how social, political and economic determinations influenced their choices and their permanence in these courses, based on three axes of discussion intimately related: territoriality, higher education and gender. This is an empirical qualitative and quantitative research whose data were obtained through questionnaires and semi-structured interviews with female students from a Higher Education Institution in Duque de Caxias from three different courses and, with the use of triangulation, an attempt was made to collating the data with documental and bibliographical analysis. The results of the investigation point to the observation that the students, in the face of the objective and subjective conditions in the achievement of their higher education courses in Duque de Caxias, are subjected to a frank long-term process of alienation that results in the continuous confrontation of complex experiences and non-obvious challenges of a political, subjective and material nature with the predominance of various expressions of material and symbolic violence built throughout the history of the region in line with larger processes at the national level.

Author Biography

Estela Martini Willeman, UFRJ - Serviço Social. Pesquisadora convidada.

Trabalhando principalmente nos temas de gênero, educação, identidade e território, pesquisa e projetos, é doutora em Educação pela PUC-Rio (2013), especialista em psicanálise pela Universidade de Vassouras (2023), especialista em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da Uerj (2011), mestre em Serviço Social pela PUC- Rio (2007) e graduada na mesma área pela UFRJ (2003). Desde 2005 tem ocupado cargos de docência no ensino superior e na pós graduação, coordenação de cursos, pesquisas e projetos bem como cargos de gestão de equipes em instituições públicas e privadas. É consultora nas áreas de relações de gênero e educação, projetos e pesquisa e tem desenvolvido diversas atividades nestas áreas, prestando assessoria técnica especializada. Já lecionou em cursos de graduação, especialização e mestrado da PUC-Rio, UNISUAM, UNIABEU, UNIESP, UNIVERSO e outras nos cursos de Serviço Social, Pedagogia e Direito, principalmente nas disciplinas de metodologia científica. Foi Professora Convidada na Pós Graduação de História da África na PUC-Rio e do  Instituto de Direito da PUC-Rio. Atuou como assessora técnica especializada no Ministério da Cultura na iniciativa Cultura Viva, e no INEP - Ministério da Educação na comissão assessora de área do Serviço Social do ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes da educação superior nas gestões de 2011 a 2014 e 2014 a 2017. Atualmente tem se dividido entre a atuação como perita em Serviço Social para o Tribunal de Justiça em casos das Varas de Família em todo o país e prestando assessoria técnica e científica em trabalhos desta natureza e como psicanalista.

References

ALVES, José Cláudio Souza. Dos barões ao extermínio: uma história da violência na Baixada Fluminense. Duque de Caxias, APPH/ CLIO, 2003.

BHATTACHARYA, Tithi. O que é a Teoria da Reprodução Social?. In: Socialist Worker. Tradução: Maíra Mee Silva. Revisão técnica: Mariana Luppi. Publicado em: 10 de setembro de 2013 http://socialistworker.org/2013/09/10/what-issocial-reproduction-theory. Acesso em 09 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. INEP. Censo da Educação Superior 2010. Brasília, DF: INEP, 2010. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 25 jun. 2011.

CUNHA, Marina Silva da; VASCONCELOS, Marcos Roberto. Evolução da desigualdade na distribuição dos salários no Brasil. In: Economia Aplicada. Ribeirão Preto, v. 16, n. 1, p. 105-135, jan./mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ecoa/v16n1/a05v16n1.pdf. Acesso em: Acesso em: 20 jul. 2019

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1987.

HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 37, n. 132, p. 595-609, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v37n132/a0537132.pdf. Acesso em: 25 jun. 2011.

IANNI, O. A dialética da história. In: D’INCAO. M.A. (org). História ideal: ensaios sobre Caio Prado Jr. São Paulo: Unesp/ Brasiliense, 1989.

IASI, Mauro Luís. Ensaios sobre consciência e emancipação. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010a. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv45700.pdf. Acesso em: 25 nov. 2010.

IBGE. SIS 2010: Mulheres mais escolarizadas são mães mais tarde e têm menos filhos. Rio de Janeiro: IBGE, 2010b. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo?busca=1

&id=1&idnoticia=1717&t=sis-2010-mulheres-mais-escolarizadas-sao-maes-tarde-tem-menos

-filhos&view=noticia#:~:text=Ainda%20sobre%20mulheres%2C%20a%20SIS,%C3%A9%2

%25%20do%20deles. Acesso em: 25 nov. 2010.

IBGE. Indicadores sociais municipais 2010: incidência de pobreza é maior nos municípios de porte médio. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/noti

cias-censo.html?view=noticia&id=1&idnoticia=2019&busca=1&t=indicadores-sociais-muni

cipais-2010-incidencia-pobreza-maior-municipios-porte-medio. Acesso em: 25 ago. 2012.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Divulgação Especial Mulheres no Mercado de Trabalho. Brasília, 2018.

KOLLONTAI, Alexandra. O Comunismo e a Família. Tradução: Carlos Henrique. In: The Marxists Internet Archive, 1920. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ma000016.pdf . Acesso em 09 abr. 2021.

MARICATO, Ermínia. Metrópole, legislação e desigualdade. In: Estudos Avançados. São Paulo v.17 n.48, p. 151-167, maio/ago. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ea/v17n48/

v17n48a13.pdf. Acesso em: 20 jul. 2019.

MARX, Karl. Para a crítica da economia política; Salário, preço e lucro; O rendimento e suas fontes. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.

MOURA, Clovis. Dialética radical do Brasil negro. São Paulo: Ed. Anita, 1994.

OXFAM. Tempo de cuidar: O trabalho de cuidado não remunerado e mal pago e a crise global da desigualdade. Tradução: Master Language Traduções e Interpretações Ltda., Brasília – Brasil. Reino Unido/ Brasília, 2020.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

UNFPA. Fecundidade e dinâmica da população brasileira. Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil. Brasília, 2018.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da violência 2015: homicídio de mulheres no Brasil. Brasília, DF: FLACSO, 2015. Disponível em: https://www.mapadaviolencia.net.br/pdf2015

/MapaViolencia_2015_mulheres.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021.

WILLEMAN, Estela M. Condições de acesso e permanência das mulheres da Periferia ao ensino superior: o caso de Duque de Caxias- RJ. 248 fls. Tese de Doutorado. Departamento de Educação e Ciências Humanas. PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2013.

Published

05.04.2024

How to Cite

Willeman, E. M. (2024). LONELINESS, SUBJECTIVE DIVISION AND TIREDNESS: : trajectories of poor women in higher education. Periferia, 16(1), e76881. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76881

Issue

Section

Articles