POSSIBILIDADES E IMPASSES NA IMPLEMENTAÇÃO DA CLASSE HOSPITALAR EM MAPUTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80522

Palavras-chave:

Classe Hospitalar, Educação inclusiva, Crianças, Deficiência

Resumo

A investigação científica em educação e saúde no contexto moçambicano registrou alguns avanços nos últimos anos, no entanto, persistem dificuldades em coordenar a formação de profissionais, na disponibilização de financiamento, nas definições estratégicas sobre as prioridades nacionais, na tradução efetiva e implementação dos resultados de pesquisa, na exploração de particularidades da cultura local e na cooperação nacional e internacional. Em resposta a essas fragilidades emergiram instituições importantes como a Escola especial 1 e 2, Infantário 1º de Maio, Infantário da Matola, Obra Don Oriene, CERCI Maputo, o Centro das irmãs hospitaleiras de Maputo (CRPS), dentre outras. Este conjunto de instituições se propõe a atuar de forma sistêmica promovendo educação, saúde e assistência social. Baseado nesses recursos, este artigo caracteriza de forma peculiar às práticas desenvolvidas por essas instituições no atendimento de crianças com deficiência, identificando às possibilidades e impasses na Implementação da Classe Hospitalar em Maputo. Tratou-se de uma pesquisa do tipo revisão de literatura sistemática de pesquisadores que participam nas reuniões do GIEI desde 2019, através de buscas de produções sobre a classe hospitalar a nível internacional, a leitura da coletânea de legislação de saúde de Moçambique e algumas políticas educativas o que possibilitou a descrição geral sobre as possibilidades e impasses da implementação da Classe Hospitalar em Maputo.

 

Biografia do Autor

Adilson Valdano Muthambe, Universidade Pedagógica de Maputo, Faculdade de Educação e Psicologia (FEP)

Doutor em Psicologia pela UFBA. Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade
Pedagógica de Moçambique . Licenciado em psicologia Escolar pela Universidade Pedagógica de
Moçambique. Docente da UP-Maputo, Faculdade de Educação e Psicologia (FEP). Chefe do
Departamento de Edição e Publicação na Direção Científica da UP-Maputo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3985022771439752 . ORCID https://orcid.org/0000-0002-9867-
6927

Elba de Oliveira de Souza

Especialista em Estudos Africanos e Representações da África, Psicopedagoga, licenciada em Letras Vernáculas e Pedagogia, atualmente leciona a disciplina Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, no município de Lauro de Freitas-Bahia. Desenvolve pesquisas sobre imaginários, representações e discursos sobre o continente africano na contemporaneidade, entendendo os desdobramentos destes com o que se pensa sobre a África, a fé, os cristãos e militantes de movimentos sociais. Faz parte do grupo de pesquisa África do século XX e tempo presente História contemporânea (CNPq). Trabalhou como técnica Educacional do Departamento de Inclusão e Diversidade, na Secretaria de Educação - Semed, Lauro de Freitas, escolas do estado e diversos municípios, ministrando aulas ou prest

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Publicado

29.04.2024

Como Citar

Valdano Muthambe, A., & de Oliveira de Souza, E. (2024). POSSIBILIDADES E IMPASSES NA IMPLEMENTAÇÃO DA CLASSE HOSPITALAR EM MAPUTO. Periferia, 16(1), e80522. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80522

Edição

Seção

Dossiê