POSSIBILIDADES E IMPASSES NA IMPLEMENTAÇÃO DA CLASSE HOSPITALAR EM MAPUTO
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80522Palavras-chave:
Classe Hospitalar, Educação inclusiva, Crianças, DeficiênciaResumo
A investigação científica em educação e saúde no contexto moçambicano registrou alguns avanços nos últimos anos, no entanto, persistem dificuldades em coordenar a formação de profissionais, na disponibilização de financiamento, nas definições estratégicas sobre as prioridades nacionais, na tradução efetiva e implementação dos resultados de pesquisa, na exploração de particularidades da cultura local e na cooperação nacional e internacional. Em resposta a essas fragilidades emergiram instituições importantes como a Escola especial 1 e 2, Infantário 1º de Maio, Infantário da Matola, Obra Don Oriene, CERCI Maputo, o Centro das irmãs hospitaleiras de Maputo (CRPS), dentre outras. Este conjunto de instituições se propõe a atuar de forma sistêmica promovendo educação, saúde e assistência social. Baseado nesses recursos, este artigo caracteriza de forma peculiar às práticas desenvolvidas por essas instituições no atendimento de crianças com deficiência, identificando às possibilidades e impasses na Implementação da Classe Hospitalar em Maputo. Tratou-se de uma pesquisa do tipo revisão de literatura sistemática de pesquisadores que participam nas reuniões do GIEI desde 2019, através de buscas de produções sobre a classe hospitalar a nível internacional, a leitura da coletânea de legislação de saúde de Moçambique e algumas políticas educativas o que possibilitou a descrição geral sobre as possibilidades e impasses da implementação da Classe Hospitalar em Maputo.
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