O ATENDENTE TERAPÊUTICO E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75795

Palavras-chave:

Atendente Terapêutico, Inclusão, Narrativas

Resumo

O atendente terapêutico (AT) escolar atua como um mediador do processo educativo, em que por meio de sua atuação visa contribuir para a inclusão pedagógica e social de indivíduos/as que precisem dessa intervenção para que suas potencialidades sejam incentivadas. Desse modo, este artigo tem como objetivo apresentar a importância do atendimento terapêutico, enquanto ação profissional que pode colaborar com a inserção do paciente no espaço social. Tomamos como objeto de análise o relato de experiência de uma AT, através da pesquisa narrativa. Ao longo desse processo foi possível identificar os avanços, na área pedagógica, através da mediação e da relação estabelecida com os/as demais profissionais que compõem a escola em um processo de compreensão e afetação para a promoção de uma inclusão não entendida como ação assistencialista, mas como promotora da participação ativa dos/as sujeitos em seus processos formativos, oportunizando meios para que ele/a se desenvolva em todas as suas potencialidades e possa viver de forma autônoma e independente.

Biografia do Autor

Celia Candido Simplicio, Alcance Desenvolvimento Comportamental - (Clínica)

Licenciada em Pedagogia e Especialista em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal da Paraíba; Especialista em Neuropsicopedagogia pela FAVENI. Atualmente é Atendente Terapêutica vinculada a clínica Alcance Desenvolvimento Comportamental, prestando atendimento no Instituto Polaris.

Joanderson de Oliveira Gomes, Faculdade Três Marias - FTM

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB - Campus I) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/CCAE - Campus IV). Atualmente é professor no Núcleo de Educação a Distância da Faculdade Três Marias - (NEAD/FTM).

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Publicado

08.03.2024

Como Citar

Simplicio, C. C., & Gomes, J. de O. (2024). O ATENDENTE TERAPÊUTICO E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR. Periferia, 16(1), e75795. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75795

Edição

Seção

Artigos