YOUTUBE E A PRODUÇÃO DAS INFÂNCIAS:
um olhar para as questões de gênero
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83051Palavras-chave:
YouTube, Infância contemporânea, Gênero, Estudos CulturaisResumo
A concepção de infância tomou novos rumos no Brasil especialmente a partir do século XX quando mais intensamente passou-se a compreender as necessidades específicas e peculiares das crianças. Ao mesmo tempo, percebe-se a grande visibilidade que as crianças passaram a ter na contemporaneidade. Um destes espaços de visibilidade é o YouTube. Tomando este espaço como educativo, este artigo tem como objetivo analisar a partir de um canal do YouTube protagonizados por crianças quais representações de gênero, articuladas às infâncias, são veiculadas e propagadas. Metodologicamente foi realizada uma análise cultural a partir da perspectiva teórica dos Estudos Culturais pós-estruturalistas, valendo-se especialmente dos conceitos de representação e de pedagogias culturais. Os resultados apontaram que há reiterações no que diz respeito aos scripts de gênero, mas também há rupturas, já que meninos e meninas têm a possibilidade de realizar ações e utilizar linguagens que são associadas tanto às feminilidades, como às masculinidades.
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