A A Música Popular Brasileira de expressão amazônica, reverberando no Batuque nativo a cultura do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.88032

Palavras-chave:

Música Popular Brasileira, Música popular de expressão amazônica, Identidade amazônica

Resumo

O artigo consiste numa discussão acerca da Música Popular Brasileira de Expressão Amazônica, a partir do conceito proposto pelo professor Paulo Nunes no âmbito da Literatura Brasileira de Expressão Amazônica. O objetivo é entender por que a música produzida no Norte é, no senso comum, chamada de música regional amazônica, uma vez que se trata de música popular brasileira, com urbanidade, que não expressa somente o regionalismo, possui uma firmação identitária, produz uma essência própria, fazendo parte da chamada MPB. O método adotado foi o da pesquisa bibliográfica. Destaca o papel das elites dominantes (do século XIX às primeiras quatro décadas do século XX), que impuseram uma cultura musical eurocêntrica, negando as manifestações culturais dos povos originários, de negros e pobres, por ser um produto ligado à classe trabalhadora. Verifica-se que a música popular produzida na Amazônia ainda é tratada pelo “cânone musical brasileiro” - monopolizado pelos estados do eixo Sul-Sudeste - como uma música exótica, pitoresca e primitiva. Toda vez que admitimos esse conceito, estamos reproduzindo um rótulo redutor, de inferiorização, alimentando vícios históricos que desagregam a produção musical amazônica da produção nacional.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Aguiar Oliveira, UFOPA

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia – PGEDA, Associação Plena em Rede (EDUCANORTE), UFOPA/PA; Graduado em Educação Artística com habilitação em Música (Universidade do Estado do Pará - (UEPA). Graduado em Letras Português (Universidade Federal do Pará - UFPA). 

Luiz Percival Leme de Britto, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Doutor em Linguística (Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 1997). Graduado em Letras (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia – PGEDA, Associação Plena em Rede (EDUCANORTE), UFOPA/PA. 

 

Referências

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Editora Global. São Paulo: 2009.

ANDRADE, Mário de. Dicionário Musical Brasileiro. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 1989. p.53.

ARAUJO, Rodrigo da Cruz de & PONTE, Marcos Ximenes. Agronegócios na Amazônia: ameaças e oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região. Revista de Ciências Agroambientais. Alta Floresta, MT, UNEMAT. v.13, n.2, p.101-114, 2015.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 11.ed. revista. São Paulo: Global, 2001.

CASTAGNO, Paulo. Introdução ao estudo da música (erudita) no Brasil. Apostila do curso História da Música Brasileira. Instituto de Artes da UNESP, 2003.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CORRÊA, Ana Tereza de Oliveira. História, cultura e música em Belém: décadas de 1920 a 1940. Tese. PUC/SP. São Paulo, 2010.

FREIRE, Vanda Bellard. Música e Sociedade: uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao ensino superior de Música. 2. ed. rev. e ampl. Florianópolis: Associação Brasileira de Educação Musical, 2010. 302 p.

LIMA, Deborah Magalhães. A construção histórica do termo caboclo: sobre estruturas e representações sociais no meio rural amazônico. Novos Cadernos NAEA. Vol. 2, nº 2 - dezembro 1999.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. 1.ed. Belém: Editora CEJUP, 1994.

LOUREIRO, Violeta. Amazônia, colônia do Brasil. Manaus: Editora Valer, 2022.

MARCONDES, Marcos Antônio (Org.). Enciclopédia da música brasileira: popular, erudita e folclórica. São Paulo: Art Editora: Publifolha, 2000.

MENEZES, Bruno de. Obras completas de Bruno de Menezes. Belém: Secretaria Estadual de Cultura, 1993.

MONTEIRO, Ygor Saunier Mafra Carneiro. Marambiré do Pacoval: estudo da performance percussiva de uma congada amazônica. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual Paulista, 2019.

MONTEIRO, Ygor Saunier Mafra Carneiro. Tambores do Amapá: estudo da performance percussiva do Marabaixo e Batuque. XXXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – João Pessoa, 2021.

SACHINSKI, Juliana Bezerra de Oliveira. A composição do cânone literário e as margens inconstantes da literatura ocidental. REVELL – Revista de Estudos Literários da UEMS. Ano 3. v. 2, número 5, 2012.

SALLES, Vicente. A modinha no Grão-Pará: estudos sobre ambientação e (re)criação da modinha no Grão-Pará. Belém: Secult, 2005.

TEIXEIRA, Lygia Conceição Leitão. Marambiré – o Negro no Folclore Paraense, Belém, 1989).

TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular: segundo seus gêneros. 7a edição. São Paulo: Editora 34, 2013.

Downloads

Publicado

16.12.2024

Como Citar

Aguiar Oliveira, R. N., & Leme de Britto, L. P. (2024). A A Música Popular Brasileira de expressão amazônica, reverberando no Batuque nativo a cultura do Norte. Periferia, 16(1). https://doi.org/10.12957/periferia.2024.88032

Edição

Seção

Artigos