O MANGÁ COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR

Proposta de leitura de cells at work

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82755

Palavras-chave:

Mangá; , Língua Portuguesa; , Ciências;, Educação; , Aprendizagem significativa.

Resumo

No contexto educacional, o desenvolvimento de aprendizagens significativas está associado a estratégias metodológicas, adotadas pelo professor, que vão além de um currículo conteudista habitual e que rompem paradigmas que não consideram o conhecimento em sua totalidade. Em se tratando do ensino de Língua Portuguesa centrada no texto, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o mangá é uma ferramenta versátil para explorar as virtualidades linguísticas e despertar a atenção dos leitores para tópicos normalmente considerados difíceis ou desinteressantes. O presente artigo tem por objetivo evidenciar a versatilidade pedagógica do quadrinho japonês Cells at Work e defende uma proposta de leitura interdisciplinar em Língua Portuguesa, Ciências e Artes para os anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa, com abordagem qualitativa, articula princípios teóricos a partir da leitura de autores como Edgar Morin, Will Eisner e Ozamu Tezuka. Constata-se que a citada narrativa gráfica japonesa oportuniza caminhos metodológicos que unem o estético ao conceito, sobretudo porque, ao eliminar as dificuldades de compreensão de palavras e imagens, produzem entretenimento e conhecimento de mundo ao leitor.

Biografia do Autor

Ernani Mügge, Universidade Feevale

Doutor em Letras (UFRGS), com pós-doutorado (PNPD-CAPES) em Cultura e Literatura (Universidade Feevale). Pesquisador e professor do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale) e do curso de Letras da Faculdade Instituto Ivoti. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7629543459378453. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8243-8759. Email: ermugge@gmail.com

Leandro Moreto da Rosa, Universidade Feevale

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale), com bolsa CAPES. Graduado em Filosofia (UNISINOS) e Letras (Universidade Feevale). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7500245081636029. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-2554-9902. Email: leandro.moreto@gmail.com.

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Publicado

16.12.2024

Como Citar

Mügge, E., & Moreto da Rosa, L. (2024). O MANGÁ COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR: Proposta de leitura de cells at work. Periferia, 16(1), e82755. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82755

Edição

Seção

Artigos