PROBLEMATIZAÇÕES ENTRE MASCULINIDADES, INFÂNCIAS E CURRÍCULO DE FILMES DE ANIMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82310Palavras-chave:
Filmes de animação, Artefatos culturais, Currículo, GêneroResumo
O artigo apresenta parte das discussões de uma pesquisa de doutorado em educação que investiga dois filmes de animação da Disney – Toy Story 3 e O Rei Leão, entendendo-os como artefatos culturais envolvidos na produção de masculinidades e infâncias, a partir da inspiração em referenciais dos estudos de gênero, dos estudos culturais de viés pós-estruturalista e dos estudos foucaultianos. O objetivo deste artigo é problematizar as maquinarias discursivas que atuam na construção de masculinidades nos dois filmes de animação, analisando as pedagogias culturais colocadas em funcionamento nesses artefatos. Assim, coloca-se em discussão o currículo desses filmes, discutindo seus investimentos educativos, à medida que a discursividade neles presente faz circular saberes e valores que atuam na produção e no controle de sujeitos infantis, de seus corpos e de seus gêneros. Tais produtos culturais utilizam estratégias discursivas próprias, articulando narrativas, imagens e sons, para sugerir, insinuar e reiterar normas de gênero e demarcar formas de masculinidade. Problematizando essas estratégias, podemos anunciar algumas das possibilidades de rupturas com os modelos instituídos.
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