PROBLEMATIZAÇÕES ENTRE MASCULINIDADES, INFÂNCIAS E CURRÍCULO DE FILMES DE ANIMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82310

Palavras-chave:

Filmes de animação, Artefatos culturais, Currículo, Gênero

Resumo

O artigo apresenta parte das discussões de uma pesquisa de doutorado em educação que investiga dois filmes de animação da Disney – Toy Story 3 e O Rei Leão, entendendo-os como artefatos culturais envolvidos na produção de masculinidades e infâncias, a partir da inspiração em referenciais dos estudos de gênero, dos estudos culturais de viés pós-estruturalista e dos estudos foucaultianos. O objetivo deste artigo é problematizar as maquinarias discursivas que atuam na construção de masculinidades nos dois filmes de animação, analisando as pedagogias culturais colocadas em funcionamento nesses artefatos. Assim, coloca-se em discussão o currículo desses filmes, discutindo seus investimentos educativos, à medida que a discursividade neles presente faz circular saberes e valores que atuam na produção e no controle de sujeitos infantis, de seus corpos e de seus gêneros. Tais produtos culturais utilizam estratégias discursivas próprias, articulando narrativas, imagens e sons, para sugerir, insinuar e reiterar normas de gênero e demarcar formas de masculinidade. Problematizando essas estratégias, podemos anunciar algumas das possibilidades de rupturas com os modelos instituídos.

Biografia do Autor

Thomaz Spartacus Martins Fonseca, Rede Municipal de Educação de Juiz de Fora - MG

Doutorando em Educação (UFJF). Professor efetivo da rede municipal de educação de Juiz de Fora-MG. Membro do GESED - grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade.

Anderson Ferrari, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor e Pós-doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenador do GESED - grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade.

Roney Polato de Castro, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenador adjunto do GESED - grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade.

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Publicado

30.08.2024

Como Citar

Spartacus Martins Fonseca, T., Ferrari, A., & Castro, R. P. de. (2024). PROBLEMATIZAÇÕES ENTRE MASCULINIDADES, INFÂNCIAS E CURRÍCULO DE FILMES DE ANIMAÇÃO. Periferia, 16(1), e82310. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82310

Edição

Seção

Dossiê