TEMAS CONTROVERSOS NA EDUCAÇÃO
Relações entre questões ambientais e surgimento de pandemias
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75629Palavras-chave:
Educação, Pandemia, Perspectiva educacional CTS, Formação de professores, Temas controversosResumo
A pandemia, causada pelo vírus Sarcov-2, denominada de Covid-19, tem seu surgimento relacionado a degradação ambiental. Segundo o Relatório do PNUMA (2020) existe uma relação direta entre a destruição ambiental e o desenvolvimento de doenças zoonóticas e ainda, aponta que a manutenção do modo predatório de exploração do meio ambiente implicará no surgimento mais frequente de novas pandemias. Nesse sentido, considerou-se necessário que os processos educativos contemplem debates sobre a compreensão não só do conhecimento científico envolvido nas tecnologias de produção e seus efeitos ao meio ambiente natural, mas também as implicações sociais, políticas e econômicas envolvidas. Essa necessidade levou à estruturação de Projeto de Extensão, parceria entre duas Instituições Federais de Ensino, visando ampliar e melhorar a compreensão do fenômeno pandêmico através de palestras on-line (lives) com pesquisadores e grupos de resistência comprometidos com a preservação ambiental. O objetivo dessa pesquisa contempla, a partir da efetivação do projeto de extensão, a interpretação do fenômeno: os diálogos desenvolvidos durante as apresentações, feitas pelos pesquisadores e líderes de grupos de resistência, sobre as relações entre questões ambientais e surgimento de pandemias. Após a percepção desse fenômeno, formulou-se a questão de pesquisa, que orientou o olhar compreensivo: as discussões estabelecidas pelos palestrantes e a constituição de temas controversos envolvendo a relação entre impactos ambientais e surgimento de pandemias. A análise apontou para cinco temas controversos, bem como sugestão de formas de mediação desses temas na escola apoiada em pressupostos Frerianos e associada a perspectiva educacional CTS.
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