ESTUDO COMPARATIVO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO A ESTUDANTES EM TRATAMENTO DE DIVERSAS PATOLOGIAS ENTRE BRASIL E CANADÁ

diferenças e semelhanças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80018

Palavras-chave:

Atendimento escolar hospitalar, Estudo comparativo, Brasil e Canadá.

Resumo

No Brasil, o atendimento escolar hospitalar é direcionado pelo Ministério da Educação-MEC e as Secretarias municipais e estaduais de Educação, visando a continuidade do processo escolar de estudantes hospitalizados e/ou em tratamento de saúde oriundos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. É efetivado por professores das diversas áreas, atualizados em formações continuadas e acompanhados pedagogicamente por suas respectivas secretarias. No Canadá, verifica-se uma estrutura semelhante. Apesar das diferenças culturais entre Brasil e Canadá, uma semelhança no âmbito educacional é apresentada quanto à oferta da educação para todos. Concernente à legislação brasileira, a concretização dessa oferta é descrita através da Constituição Federal de 1988 – Art. 205. Quando se refere à universalização do atendimento, compreendemos que é possível alcançar diferentes comunidades, tais como as indígenas, quilombolas, com deficiência ou dos educandos que estejam impossibilitados de frequentar fisicamente o ambiente escolar, seja por motivos de doença, como o câncer ou, por vezes, por uma síndrome como o autismo. Nesse artigo, nosso objetivo é apresentar as realidades de atendimentos pedagógicos fora do ambiente escolar, nos quais o aluno dá continuidade ao processo de ensino–aprendizagem. O público–alvo refere-se aos educandos em tratamento de diversas patologias no Brasil e, no Canadá, trataremos sobre as práticas pedagógicas com alunos de grau severo de autismo. A relevância desse artigo reside no estudo comparativo, a fim de captar diferentes abordagens pedagógicas que têm como resultado final o mesmo objetivo: a continuidade e o sucesso escolar para a construção de um cidadão de direitos.

Biografia do Autor

Victor dos Santos Moraes, Instituto Rhema Neuroeducação

Possui doutorado e mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo e licenciatura em Pedagogia (Unifesp, 2014) com mobilidade internacional em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal). É professor do curso de pós-graduação em Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar da UFMS e docente dos cursos de Pós-Graduação Latu Sensu do Instituto Rhema Neuroeducação. É professor das Prefeituras de São Roque e Araçariguama e membro do Comitê Científico e Avaliador do Congresso Nacional de Educação (Conedu), desde 2019. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5071-5088. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4134161472893409

Jucélia Linhares Granemann de Medeiros , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS

Jucélia Linhares Granemann de Medeiros  Pedagoga, especialista em Educação Especial, Psicopedagogia, Deficiência Auditiva com ênfase em Libras. Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Educação. Pós-doutorado em Psicologia. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS,  Campo Grande. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3470-8723. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6325691838659744. E-mail: linhares.granemann@ufms.br

Wei Mei Hsu Moreira, Centro de Desenvolvimento Yaldei, Montréal, Canada

Wei Mei Hsu Moreira Pedagoga Especialista em Atendimento Escolar Hospitalar: Modalidade Residência Mestre em Educação e Saúde na Infância e Adolescência  Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Educadora Terapista ABA no Centro de Desenvolvimento Yaldei, Montréal, Canada. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9489-0646 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7030861559177939 E-mail:weimeihsu@gmail.com 

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Publicado

29.04.2024

Como Citar

dos Santos Moraes, V., Linhares Granemann de Medeiros , J., & Hsu Moreira, W. M. (2024). ESTUDO COMPARATIVO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO A ESTUDANTES EM TRATAMENTO DE DIVERSAS PATOLOGIAS ENTRE BRASIL E CANADÁ: diferenças e semelhanças. Periferia, 16(1), e80018. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80018

Edição

Seção

Dossiê