ESTUDO COMPARATIVO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO A ESTUDANTES EM TRATAMENTO DE DIVERSAS PATOLOGIAS ENTRE BRASIL E CANADÁ
diferenças e semelhanças
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80018Palavras-chave:
Atendimento escolar hospitalar, Estudo comparativo, Brasil e Canadá.Resumo
No Brasil, o atendimento escolar hospitalar é direcionado pelo Ministério da Educação-MEC e as Secretarias municipais e estaduais de Educação, visando a continuidade do processo escolar de estudantes hospitalizados e/ou em tratamento de saúde oriundos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. É efetivado por professores das diversas áreas, atualizados em formações continuadas e acompanhados pedagogicamente por suas respectivas secretarias. No Canadá, verifica-se uma estrutura semelhante. Apesar das diferenças culturais entre Brasil e Canadá, uma semelhança no âmbito educacional é apresentada quanto à oferta da educação para todos. Concernente à legislação brasileira, a concretização dessa oferta é descrita através da Constituição Federal de 1988 – Art. 205. Quando se refere à universalização do atendimento, compreendemos que é possível alcançar diferentes comunidades, tais como as indígenas, quilombolas, com deficiência ou dos educandos que estejam impossibilitados de frequentar fisicamente o ambiente escolar, seja por motivos de doença, como o câncer ou, por vezes, por uma síndrome como o autismo. Nesse artigo, nosso objetivo é apresentar as realidades de atendimentos pedagógicos fora do ambiente escolar, nos quais o aluno dá continuidade ao processo de ensino–aprendizagem. O público–alvo refere-se aos educandos em tratamento de diversas patologias no Brasil e, no Canadá, trataremos sobre as práticas pedagógicas com alunos de grau severo de autismo. A relevância desse artigo reside no estudo comparativo, a fim de captar diferentes abordagens pedagógicas que têm como resultado final o mesmo objetivo: a continuidade e o sucesso escolar para a construção de um cidadão de direitos.
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