TREINAMENTO PARA PROFESSORES SOBRE ENVELHECIMENTO:

uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76953

Palavras-chave:

Educação básica, Educação para o envelhecimento, Professores, Revisão de escopo, Treinamento.

Resumo

Com o objetivo de mapear os treinamentos existentes em educação para o envelhecimento para professores da educação básica, foi realizada uma revisão de escopo, em oito bases de dados eletrônicas em listas de referências, a fim de examinar como os programas de treinamentos para os professores estão sendo conduzidos no campo da educação para o envelhecimento. De 1.090 registros iniciais, a síntese foi composta por 8 artigos científicos, que apresentaram as características mais frequentes dos treinamentos em termos de tipo de treinamento, duração, material didático utilizado, instrutores dos treinamentos, conteúdos, entre outros. Verifica-se que não há consenso em relação à estrutura metodológica e didática dos programas de treinamento em educação para o envelhecimento. Em conclusão, os treinamentos devem ser realizados atendendo às necessidades da população longeva e às políticas de educação básica vigentes, compreendendo que, para avaliar o impacto dos treinamentos, é necessário o desenvolvimento de instrumentos próprios para essa finalidade, bem como metodologias que atendam aos interesses e necessidades dos professores de educação básica. Principalmente, devem-se desenvolver atitudes positivas em relação à velhice e ao envelhecimento.

Biografia do Autor

Jéssica Dellalibera dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Psicóloga pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Lattes: http://lattes.cnpq.br/2777288309587524 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1159-5073 E-mail: jessica.dellalibera@hotmail.com

Karina de Lima Flauzino, Universidade de São Paulo

Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH- USP). Especialista em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais (EACH-USP). Graduada em Gerontologia (EACH-USP). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4638409032741540 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8062-3336 E-mail: karinageronto@gmail.com

Meire Cachioni, Universidade de São Paulo

Professora associada da Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo - Brasil. Pós-doutora em Gerontologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto – Portugal (UP) e em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Gerontologia e mestra em Educação pela mesma instituição. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0974903520016451 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5220-410X E-mail: meirec@usp.br

Referências

ABECASSIS, Neiva Farias. Literatura infantil e as doenças na velhice: uma análise pelo viés pedagógico e formativo para o ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Estado do Amazonas, Parintins, 2018. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/1750. Acesso em: 16 dez. 2022.

AGUIAR, Lílian Rodrigues de Melo de. Identidades etárias e livro didático de inglês: um olhar crítico sobre representações do envelhecimento. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34534. Acesso em: 16 dez. 2022.

ALBUQUERQUE, Marília Silva; CACHIONI, Meire. Pensando a gerontologia no ensino fundamental. Revista Kairós, São Paulo, v. 16, n. 5, p. 141-163, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i3p141-163. Acesso em: 6 jun. 2023.

ALVES, Vicente Paulo; VIANNA, Lucy Gomes. Políticas públicas para a educação gerontológica na perspectiva da inserção social do idoso: desafios e possibilidades. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 489-510, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362010000300005. Acesso em: 6 jun. 2023.

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION (APA). APA Resolution on Ageism. Washington: APA, 2020. Disponível em: https://www.apa.org/about/policy/resolution-ageism.pdf. Acesso em: 19 dez. 2022.

ANDRADE, Ana Carolina; FELIPE, Edimáisson; MEDEIROS, Simone Alves. Da pedagogia tradicional a uma aprendizagem significativa: ações inovadoras que fazem a diferença na vida do aluno. Episteme Transversalis, Volta Redonda, v. 11, n. 2, p. 69-95, 2020. Disponível em: http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/episteme/article/view/2146. Acesso em: 6 jun. 2023.

ARKSEY, Hilary; O’MALLEY, Lisa. Scoping studies: towards a methodological framework. International Journal of Social Research Methodology, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 19-32, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1364557032000119616. Acesso em: 16 dez. 2022.

ARROYO, Miguel Gonzalez. A educação básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (org.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 65-86.

BALL STATE UNIVERSITY. Ball State University Teacher Education Program on Aging. Interim Report. Washington: Administration on Aging, 1973. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED089090. Acesso em: 16 dez. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.

BRASIL. Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1994.

BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2003.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. Aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006.

BRIGGS, Halaine-Sherin et al. Teaching aging: A Series of Training Modules on Aging for Educators. Tampa: University of South Florida, Center for Applied Gerontology, 1987. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED295085.pdf. Acesso em: 19 dez. 2022.

BUTLER, Robert Neil. Age-ism: another form of bigotry. Gerontologist, New York, v. 9, n. 4, p. 243-246, 1969. Disponível em: https://doi.org/10.1093/geront/9.4_Part_1.243. Acesso em: 16 dez. 2022.

CACHIONI, Meire. Quem educa os idosos? Um estudo sobre professores de universidades da terceira idade. 2. ed. Campinas: Alínea, 2018.

CACHIONI, Meire; TODARO, Monica Ávila. Política nacional do idoso: reflexão acerca das intenções direcionadas à educação formal. Rio de Janeiro: IPEA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9085. Acesso em: 6 jun. 2023.

CHIN-SHAN, Huang. A study of elementary and secondary teacher knowledge and attitudes toward aging and the implementation of aging education in Taiwan. Educational Gerontology, [s. l.], v. 38, n. 11, p. 812-823, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03601277.2011.645446. Acesso em: 16 dez. 2022.

DAVIS, Tracy; SOKAN, Amanda. What about aging? Perspectives from high school teachers and students on integrating aging into the high school curriculum. Gerontology & Geriatrics Education, London, v. 40, n. 4, p. 480-490, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02701960.2019.1652822. Acesso em: 16 dez. 2022.

DELORS, Jacques et al. Learning: the treasure within. Paris: UNESCO, 1996. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590. Acesso em: 16 dez. 2022.

DUNHAM, Charlotte Chorn; CASADONTE, Dominick. Children’s attitudes and classroom interaction in an intergenerational education program. Educational Gerontology, [s. l.], v. 35, n. 5, p. 453–464, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03601270802605473. Acesso em: 16 dez. 2022.

GOMES, Tânia Castro; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. A política de educação integral em tempo integral: a perspectiva dos professores. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 31, p. 313-332, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4675. Acesso em: 6 jun. 2023.

JARDILINO, José Rubens Lima; SAMPAIO, Ana Maria Mendes. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre política pública de formação de professores. Educação Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, p. 180-194, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.848. Acesso em: 6 jun. 2023.

KAYA, Gokhan et al. Aging education in elementary textbooks. Procedia-Social and Behavioral Sciences, [s. l.], v. 116, p. 3030–3037, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.01.702. Acesso em: 16 dez. 2022.

KROUT, John; WASYLIW, Zenon. Infusing gerontology into grades 7–12 social studies curricula. The Gerontologist, Washington, v. 42, n. 3, p. 387-391, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1093/geront/42.3.387. Acesso em: 16 dez. 2022.

LEVY, Becca. Stereotype embodiment: a psychological approach to aging. Current Directions in Psychological Science, Washington, v. 18, n. 6, p. 332–336, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1467-8721.2009.01662.x. Acesso em: 16 dez. 2022.

LEVY, Sheri. Toward reducing ageism: PEACE (positive education about aging and contact experiences) model. The Gerontologist, Washington, v. 58, n. 2, p. 226-232, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1093/geront/gnw116. Acesso em: 16 dez. 2022.

LEVY, Sheri et al. The worldwide ageism crisis. Journal of Social Issues, Washington, v. 78, n. 4, p. 743-768, 2022. Disponível em: https://spssi.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/josi.12568. Acesso em: 16 dez. 2022.

LICHTENSTEIN, Michael et al. Sentence completion to assess children's views about aging. The Gerontologist, Washington, v. 43, n. 6, p. 839-848, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1093/geront/43.6.839. Acesso em: 16 dez. 2022.

LICHTENSTEIN, Michael et al. The positively aging teaching materials improve middle school students' images of older people. The Gerontologist, Washington, v. 41, n. 3, p. 322-332, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1093/geront/41.3.322. Acesso em: 16 dez. 2022.

LUCCHINO, Ronald; LANE, William; FERGUSON, Kathleen Delia. Aging content in elementary and secondary school curriculum. Gerontology & Geriatrics Education, London, v. 18, n. 2, p. 37–49, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1300/J021v18n02_03. Acesso em: 16 dez. 2022.

LYONS, Charles et al. Developing intergenerational programs jointly with the aging and child care networks in Pennsylvania. Final report and executive summary. Pittsburgh: Pittsburgh University, 1985. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=posttest&ff1=pubReports+-+Evaluative&ff2=locPennsylvania&id=ED264041. Acesso em: 16 dez. 2022.

MARSHALL, Leni. Thinking differently about aging: Changing attitudes through the humanities. The Gerontologist, Washington, v. 55, n. 4, p. 519–525, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1093/geront/gnu069. Acesso em: 16 dez. 2022.

MCGUIRE, Sandra Lynn. Aging education: A worldwide imperative. Creative Education, [s. l.], v. 8, n. 12, p. 1878–1891, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.4236/ce.2017.812128. Acesso em: 16 dez. 2022.

MCGUIRE, Sandra Lynn. Counteracting ageism: Promoting accurate concepts about aging in young children. In: JALONGO, M. R.; CRAWFORD, P. A. (ed.). Intergenerational Bonds. The Contributions of Older Adults to Young Chindren’s Lives. Berlin: Springer, 2021. p. 19-39. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-81965-1_2. Acesso em: 6 jun. 2023.

MCGUIRE, Sandra Lynn; KLEIN, Diane Austrin; COUPER, Donna. Aging education: a national imperative. Education Gerontology, [s. l.], v. 31, n. 6, p. 443-460, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03601270590928170. Acesso em: 6 jun. 2023.

NERI, Anita Liberalesso (org.). Palavras-chave em gerontologia. 4. ed. Campinas: Alínea, 2014.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Relatório mundial de envelhecimento e saúde. Genebra: OMS, 2015. Disponível em: https://sbgg.org.br//wp-content/uploads/2015/10/OMS-ENVELHECIMENTO-2015-port.pdf. Acesso em: 6 jun. 2023.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Plano estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde 2020-2025: equidade, o coração da saúde. Washington: OPAS, 2020. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52968/9789275722756_por.pdf?sequence=5. Acesso em: 6 jun. 2023.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Relatório mundial sobre o idadismo. Washington: OPAS, 2022. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/55872. Acesso em: 16 dez. 2022.

OUZZANI, Mourad et al. Rayyan—a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews, [s. l.], n. 5, 210, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4. Acesso em: 16 dez. 2022.

PETERS, Eileen. Teaching and learning about aging: Evaluation Report. Washington: Department of Education, 1981. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED211410.pdf. Acesso em: 19 dez. 2022.

PETERS, Micah et al. Updated methodological guidance for the conduct of scoping reviews. JBI Evidence Synthesis, Adelaide, v. 18, n. 10, p. 2119-2126, 2020. Disponível em: https://journals.lww.com/jbisrir/toc/2020/10000. Acesso em: 16 dez. 2022.

PETERSON, David. A history of the education of older learners. In: SHERRON, R. H.; LUMSDEN, D. B. (org.). Introduction to educational gerontology. Washington: Hemisphere Publishing Corporation, 1990. p. 1-22.

PETERSON, David. Educational gerontology: The state of the art. Educational Gerontology, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 61-73, 1976. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03601277.1976.12049517. Acesso em: 16 dez. 2022.

PRATT, Fran. What’s it all about? Washington: Department of Education, 1981. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED211405.pdf. Acesso em: 16 dez. 2022.

PRUSKI, Linda et al. The stealth gerontologytm program: training teachers to infuse aging and age-related content into public school classrooms. Educational Gerontology, [s. l.], v. 30, n. 8, p. 691-710, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03601270490483913. Acesso em: 16 dez. 2022.

RAMÍREZ, Luisa; PALACIOS‐ESPINOSA, Ximena. Stereotypes about old age, social support, aging anxiety, and evaluations of one's own health. Journal of Social Issues, Washington, v. 72, n. 1, p. 47-68, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1111/josi.12155. Acesso em: 16 dez. 2022.

REUBEN, Ng; INDRAN, Nicole; LIU, Luyao. Ageism narratives on Twitter during COVID-19. Journal of Social Issues, Washington, v. 78, n. 4, p. 842-859, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1111/josi.12535. Acesso em: 16 dez. 2022.

SANTA CATARINA. Política de educação para o envelhecimento. Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2022. Disponível em: http://online.anyflip.com/dgybz/rsec/mobile/. Acesso em: 16 dez. 2022.

SANTOS, Jéssica Dellalibera dos; FLAUZINO, Karina de Lima; CACHIONI, Meire. Formação em educação para o envelhecimento de professores da educação básica: um protocolo de scoping review. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [s. l.], v. 11, n. 13, e537111335792, 2022a. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35792. Acesso em: 22 maio 2024.

SANTOS, Jéssica Dellalibera dos; FLAUZINO, Karina de Lima; CACHIONI, Meire. Treinamento em educação para o envelhecimento de professores da educação básica: um protocolo de revisão de escopo. OSF Project, 2022b. Disponível em: https://doi.org/10.17605/OSF.IO/HTVUF. Acesso em: 22 maio 2024.

SARGENT-COX, Kerry. Ageism: We are our own worst enemy. International Psychogeriatrics, Milwaukee, v. 29, n. 1, p. 1–8, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S1041610216001939. Acesso em: 16 dez. 2022.

SILVA, Marcela Fernandes et al. Ageismo contra idosos no contexto da pandemia da COVID-19: uma revisão integrativa. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 55, n. 4, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055003082. Acesso em: 16 dez. 2022.

SIMONETTI, Marivane. A constituição identitária do idoso na literatura infantojuvenil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14746. Acesso em: 16 dez. 2022.

SWEETLAND, Julie; VOLMERT, Andrew; O’NEIL, Moira. Finding the frame: an empirical approach to reframing aging and ageism. Washington: FrameWorks Institute, 2017. Disponível em: https://www.frameworks institute.org/publication/finding-the-frame-an-empirical-approach-to-reframing-aging-and-ageism/. Acesso em: 16 dez. 2022.

TODARO, Mônica de Ávila; CACHIONI, Meire. Representações da velhice: uma análise dos desenhos de crianças, antes e depois de uma ação educativa gerontológica. Horizontes, Itatiba, v. 40, n. 1, e022045, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1212. Acesso em: 6 jun. 2023.

TRICCO, Andrea et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): Checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, Philadelphia, v. 169, n. 7, p. 467-473, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.7326/M18-0850. Acesso em: 16 dez. 2022.

VAUCLAIR, Christin-Melanie et al. Doddering but dear… even in the eyes of young children? Age stereotyping and prejudice in childhood and adolescence. International Journal of Psychology, [s. l.], v. 53, supl. 1, p. 63-70, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1002/ijop.12430. Acesso em: 6 jun. 2023.

WELLNER, Thomas; SPADAFORA, Pat. Revera report on ageism: independence and choice as we age. Ontario: Sheridan Centre for Elder Research and Revera, 2016. Disponível em: https://source.sheridancollege.ca/centres_elder_publ/32. Acesso em: 16 dez. 2022.

WIMSATT, Theila Joy. An analysis of teaching periodicals for aging education content. Dissertation (Doctor of Philosophy) – University of North Texas, Denton, 2001. Disponível em: https://www.proquest.com/dissertations-theses/analysis-teaching-periodicals-aging-education/docview/304715176/se-2. Acesso em: 16 dez. 2022.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Ageing and life-course: ageism. Geneva: WHO, 2021a. Disponível em: https://www.who.int/news-room/questions-and-answers/item/ageing-ageism. Acesso em: 16 dez. 2022.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Decade of Healthy Aging 2021-2030. Geneva: WHO, 2021b. Disponível em: https://www.euro.who.int/en/health-topics/Life-stages/healthy-ageing/news/news/2021/01/decade-of-healthy-ageing-2021-2030. Acesso em: 16 dez. 2022.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Global report on ageism. Geneva: WHO, 2021c. Disponível em: https://www.who.int/teams/social-determinants-of-health/demographic-change-and-healthy-ageing/combatting-ageism/global-report-on-ageism. Acesso em: 16 dez. 2022.

YAMASHIRO, Juliana Archiza. Atitudes sobre a velhice e convivência intergeracional: professores, familiares e crianças do ensino fundamental. 2018. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10430. Acesso em: 16 dez. 2022.

YE, Yuan; YAROSH, Svetlana. Beyond tutoring: Opportunities for intergenerational mentorship at a community level. Proceedings of the 2019 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI '19). Association for Computing Machinery, New York, paper 449, 1–14, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3290605.3300679. Acesso em: 16 dez. 2022.

Downloads

Publicado

30.06.2024

Como Citar

dos Santos, J. D., de Lima Flauzino, K., & Cachioni, M. (2024). TREINAMENTO PARA PROFESSORES SOBRE ENVELHECIMENTO: : uma revisão de escopo. Periferia, 16(1), e76953. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76953

Edição

Seção

Artigos