BARBIE E FENÔMENO DA PINKIZAÇÃO:

um olhar para os artefatos culturais e o controle social de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83032

Palavras-chave:

Pinkização, Barbie, Pedagogias Culturais, Gênero

Resumo

Este artigo aborda o processo de pinkização e o controle social de gênero presentes no atual contexto cultural e educativo, um fenômeno social intensificado a partir dos artefatos culturais ligados à Barbie. Explora os discursos midiáticos e suas estratégias de construção do papel da boneca, problematizando um processo que utiliza muitos artifícios para manter a ordem de gênero, uma ordem estritamente binária. Analisa esses artefatos culturais, assim como suas representações de valores e modos de viver, na constituição de feminilidades, assim como masculinidades. Questiona de que forma tais objetos culturais participam da construção das identidades desde a infância, veiculando discursos e intenções, na construção de comportamentos aceitos e desejáveis, representações de beleza, de corpo ideal e de popularidade. Nesta proposta, a interconexão entre Pedagogias Culturais e o Estudos de gênero ajuda a transformar o olhar para os processos contemporâneos de socialização, refletindo sobre as diversas relações, como as sócio-culturais, políticas e econômicas. Um exercício que permite a construção de outros olhares, desvelando pistas e inquietações para refletir como a sociedade vem lidando com as diferenças de gênero na infância, assim como na vida adulta, a partir de uma ordem social do gênero.

Biografia do Autor

Fernanda Theodoro Roveri, Unicamp

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre e Doutora em Educação pela Unicamp na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. É pesquisadora do FOCUS- Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (UNICAMP), do CRIEI - Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância (UFSCAR) e do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade (UNIFESP). 

Daniela Finco, Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/Guarulhos). Pós-doutorado pela Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália, Doutorado em Educação na Área de Sociologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP, Mestrado em Educação na Área de Educação, Sociedade, Política e Cultura, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Líder do Grupo de Pesquisa  Gênero, Pequena Infância Cultura e Sociedade da UNIFESP, Guarulhos - São Paulo. 

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Publicado

30.08.2024

Como Citar

Theodoro Roveri, F., & Finco, D. (2024). BARBIE E FENÔMENO DA PINKIZAÇÃO:: um olhar para os artefatos culturais e o controle social de gênero. Periferia, 16(1), e83032. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83032

Edição

Seção

Dossiê