BARBIE E FENÔMENO DA PINKIZAÇÃO:
um olhar para os artefatos culturais e o controle social de gênero
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83032Palavras-chave:
Pinkização, Barbie, Pedagogias Culturais, GêneroResumo
Este artigo aborda o processo de pinkização e o controle social de gênero presentes no atual contexto cultural e educativo, um fenômeno social intensificado a partir dos artefatos culturais ligados à Barbie. Explora os discursos midiáticos e suas estratégias de construção do papel da boneca, problematizando um processo que utiliza muitos artifícios para manter a ordem de gênero, uma ordem estritamente binária. Analisa esses artefatos culturais, assim como suas representações de valores e modos de viver, na constituição de feminilidades, assim como masculinidades. Questiona de que forma tais objetos culturais participam da construção das identidades desde a infância, veiculando discursos e intenções, na construção de comportamentos aceitos e desejáveis, representações de beleza, de corpo ideal e de popularidade. Nesta proposta, a interconexão entre Pedagogias Culturais e o Estudos de gênero ajuda a transformar o olhar para os processos contemporâneos de socialização, refletindo sobre as diversas relações, como as sócio-culturais, políticas e econômicas. Um exercício que permite a construção de outros olhares, desvelando pistas e inquietações para refletir como a sociedade vem lidando com as diferenças de gênero na infância, assim como na vida adulta, a partir de uma ordem social do gênero.
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