A COMPLEXA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA DECOLONIAL EM SEU SIGNIFICADO DO PRINCÍPIO RECURSIVO RETROATIVO
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77136Palavras-chave:
Decolonialidade planetária; , Complexidade; , Educação; , Retroativo; , Recursivo.Resumo
Analisa-se o princípio retroativo-recursivo da complexidade na significação da Educação Decolonial Planetária Complexa (EDPC); Ressaltamos as bonanças da ecosofia e da diatopia na investigação, pois o transmétodo é uma hermenêutica compreensiva, ecosófica e diatópica, passando por momentos analíticos, empíricos e propositivos. No momento proativo, a Educação Decolonial Complexa Planetária busca a paz em meio à diatribe da guerra e das tecnologias de comunicação como transformadoras da essência humana. Trata-se do esquecido do ser, do execrado para competir; é educar para ser feliz, estar em harmonia e respeito por todos; mas também rever o que tem acontecido com o ensino sem vozes, mudo, atônico das redes, da internet. Ela é fiscalizadora do que convém ou não nas redes é essencial; desconstruindo os meios de vida denegridores, antiéticos. A EDPC deve estar atenta a estes novos instrumentos de evitação e aprendizagem na robotização da vida; mas assume seu papel urgente na mídia; sempre que necessário com a devida supervisão. A Educação Decolonial Planetária Complexa ensina a natureza da vida para recuperar o sentido do humano como planetário, como universal; no sentido da criação de Deus contada desde o Gênesis nas Sagradas Escrituras, para além das religiões coloniais e opressoras; ensina a complexidade do ser: natureza-corpo-mente-alma-espírito-Deus. A solidariedade é o valor por excelência a cultivar desde os primeiros níveis educativos.
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