LIVROS QUE AJUDAM A PENSAR E A CONVERSAR -
O olhar de professoras na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83160Palavras-chave:
Educação Infantil, Livros de literatura infantil, Mediação de leituraResumo
Com base na concepção sociointeracionista de leitura, pesquisas com professoras (NASCIMENTO, 2009; 2012; 2021; BRANDÃO, BEZERRA, SILVA, 2021) têm destacado a importância da escolha do livro de literatura enquanto artefato cultural para a mobilização de conversas com crianças sobre o texto e temas suscitados por ele. Tais pesquisas também têm constatado que a leitura e a conversa nas rodas de história podem provocar reflexões que ampliam as perspectivas das crianças, alimentando sua imaginação e a construção de um olhar mais reflexivo sobre o mundo e sobre si mesmas. Considerando que ler com prazer não se contrapõe a uma ação pedagógica intencional, neste artigo, buscamos explorar a seguinte pergunta: que livros podem ajudar crianças da Educação Infantil a exercitarem o pensamento crítico e criativo nas rodas de história? Com essa intenção, solicitamos a três professoras que atuam em instituições públicas do Recife com crianças entre 4 e 6 anos e que, regularmente, planejam e conduzem sessões de leitura e conversa com seus grupos, que selecionassem alguns livros. As obras indicadas pelas docentes foram analisadas e distribuídas em três categorias: textos em prosa ou em versos que podem mobilizar pontos de vista diferentes; livros de imagens que exploram a criatividade do pensamento e convocam, de modo mais direto, a expressão das crianças; livros que estimulam a reflexão sobre temas específicos. Concluímos que as 11 obras selecionadas pelas professoras apresentavam boa qualidade gráfico-editorial e potencial para mobilizar o pensamento crítico e criativo das crianças com perguntas para as quais não há respostas prontas.
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