LIVROS QUE AJUDAM A PENSAR E A CONVERSAR -

O olhar de professoras na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83160

Palavras-chave:

Educação Infantil, Livros de literatura infantil, Mediação de leitura

Resumo

Com base na concepção sociointeracionista de leitura, pesquisas com professoras (NASCIMENTO, 2009; 2012; 2021; BRANDÃO, BEZERRA, SILVA, 2021) têm destacado a importância da escolha do livro de literatura enquanto artefato cultural para a mobilização de conversas com crianças sobre o texto e temas suscitados por ele. Tais pesquisas também têm constatado que a leitura e a conversa nas rodas de história podem provocar reflexões que ampliam as perspectivas das crianças, alimentando sua imaginação e a construção de um olhar mais reflexivo sobre o mundo e sobre si mesmas. Considerando que ler com prazer não se contrapõe a uma ação pedagógica intencional, neste artigo, buscamos explorar a seguinte pergunta: que livros podem ajudar crianças da Educação Infantil a exercitarem o pensamento crítico e criativo nas rodas de história? Com essa intenção, solicitamos a três professoras que atuam em instituições públicas do Recife com crianças entre 4 e 6 anos e que, regularmente, planejam e conduzem sessões de leitura e conversa com seus grupos, que selecionassem alguns livros. As obras indicadas pelas docentes foram analisadas e distribuídas em três categorias: textos em prosa ou em versos que podem mobilizar pontos de vista diferentes; livros de imagens que exploram a criatividade do pensamento e convocam, de modo mais direto, a expressão das crianças; livros que estimulam a reflexão sobre temas específicos. Concluímos que as 11 obras selecionadas pelas professoras apresentavam boa qualidade gráfico-editorial e potencial para mobilizar o pensamento crítico e criativo das crianças com perguntas para as quais não há respostas prontas.

Biografia do Autor

Bárbhara Elyzabeth Souza Nascimento, IFPE

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Ana Carolina Perrusi Brandão, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e PhD em Psicologia pela University of Sussex (2004). Em 2015-2016 realizou pós doutorado na University of Oxford. É professora titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolvendo atividades de ensino e orientação de estudantes do curso de Pedagogia e da Pós-graduação em Educação. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde participa de atividades de formação de professores e de produção e análise de materiais didáticos. Desde 2012, também exerce a função de Coordenadora de Ações Pedagógicas no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas que funciona no campus da UFPE.

Referências

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BARROS, Lúcia M; Fernando; AZEVEDO. Literatura Infantil e temas difíceis: mediação e recepção. In: KIRCHOF, Edgar R.; SOUZA, Renata J.; Literatura para crianças e jovens: temas contemporâneos, Em aberto, Brasília, v. 32 n. 105, p. 77-92, 2019. Disponível: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4210

Acesso em 15 mai.24

BELMIRO, Célia A. Livro de imagens. In: FRADE, Isabel C. et al (Orgs) Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para alfabetizadores. Belo Horizonte: UFMG/Ceale, 2016, s/p. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/livro-de-imagens. Acesso em: 15 mai. 2024.

BRANDÃO, Ana Carolina P.; BEZERRA, Ana Raquel da R.; SILVA, Jane Rafaela P. Rodas de leitura na educação infantil: a formação de “leitores pensantes”. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 63, p. 310–326, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p310-326. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7752. Acesso em: dez. 2023.

BRANDÃO, Ana Carolina P.; ROSA; Ester C. de S. A leitura de textos literários na sala de aula: é conversando que a gente se entende. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. (orgs.) Coleção Explorando o Ensino: Literatura/Ensino Fundamental. MEC/SEB, 2010a, v. 20. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7841-2011-literatura-infantil-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192

BRANDÃO, Ana Carolina P.; ROSA; Ester Calland de S. Entrando nas rodas: as histórias na Educação Infantil. In: BRANDÃO, Ana Carolina P; ROSA, Ester C. S (orgs.) Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010b.

BRAZ, Júlio Emílio. Meu primeiro amor. São Paulo: Scipione, 2011.

BRENIFIER, Oscar. A questão de Deus. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BRENIFIER, Oscar. Por que eu existo? 1. ed. São Paulo: Panda Books, 2012.

BUARQUE, Chico. Chapeuzinho Amarelo. 32. ed. Ilustração: Ziraldo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.

CAVALCANTE, Nathalia de S. Passarinhando. Rio de janeiro: Rocco Pequenos Leitores, 2009.

COELHO, Nelly N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000.

DAVENIER, Christina. Leo e Albertina. São Paulo: Brinque-Book, 1998.

DUTHIE, Ellen; MARTAGÓN, Daniela. Mundo cruel. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2017. (Série Filosofia Visual para Crianças).

GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. 12. ed, São Paulo: Cortez, 2008.

HAYNES, Jay W.; Murris, Karin. Picturebooks, pedagogy and philosophy. New York: Routledge Research in Education, 2012.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

IBIAPINA, Ivana Maria L. de M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília, DF: Líber Livro, 2008.

ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário: Perspectivas de uma Antropologia Literária. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1996.

LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Tradução: Ann Mary Fighiera Perpétuo. Petrópolis: Vozes, 1995.

MOREYRA, Carlina; MORAES, Odilon. O guarda-chuva do vovô. 2. ed. São Paulo: Brochura, 2013.

NASCIMENTO, Bárbhara Elyzabeth S. Ensinando a argumentar nas rodas de história na Educação Infantil: algumas reflexões sobre a mediação docente. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia). Universidade Federal de Pernambuco, 2009.

NASCIMENTO, Bárbhara Elyzabeth S. Argumentação nas rodas de história: reflexões sobre a mediação docente na Educação Infantil. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2012.

NASCIMENTO, Bárbhara Elyzabeth S. Educar para o pensar nas rodas de leitura: as interações dialógicas entre crianças e professoras da educação infantil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.

PIMENTA, Selma G.; FRANCO, Marilia A. S. Pesquisa em Educação: possibilidades investigativas/ formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Loyola, 2008. v. 2.

RICARD, Anouk. Como gente grande. Tradução: Graziela Marcolin. São Paulo: Hedra, 2007.

RITER, Caio. A formação do leitor literário em casa e na escola. 1. ed. São Paulo: Biruta, 2009.

SANTANA, Fabiana A. de; BRANDÃO, Ana C P. Como crianças leem livros de imagem?. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 165–188, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i1.36431. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431. Acesso em: dez. 2023.

SÁTIRO, Angélica. Brincar de pensar: com crianças de 3 e 4 anos. Tradução: Romina Amorebieta, Luciano Barrionuevo e Guilhermo Segu. São Paulo: Ática 2012.

TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Tradução: Ana Maria Neto Machado. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. 7. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

YUNES, Eliana. Pensar a Leitura: complexidade. 2. ed.; São Paulo: Loyola, 2005.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed., São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Publicado

30.08.2024

Como Citar

Souza Nascimento, B. E., & Perrusi Brandão, A. C. (2024). LIVROS QUE AJUDAM A PENSAR E A CONVERSAR - : O olhar de professoras na Educação Infantil . Periferia, 16(1), e83160. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83160

Edição

Seção

Dossiê