CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-CRÍTICAS DA INTERSECCIONALIDADE:

uma práxis crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82593

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Práxis crítica , Relacionalidade

Resumo

Esta é uma resenha sobre a obra "Interseccionalidade", publicada no ano de 2021 pela parceria entre Patricia Hill Collins e Sirma Bilge, na qual as autoras desenvolvem o conceito de interseccionalidade e elucidam questões sobre sua utilização. Seria a interseccionalidade um método de pesquisa, uma ferramenta de análise ou uma vertente do feminismo? Quais são os usos da interseccionalidade e suas principais contradições? Esses questionamentos apontados na obra são uma valiosa contribuição teórico-crítica na busca da compreensão das opressões e problemas sociais, capturando a dinâmica existente entre os eixos de subordinação. A obra busca entender como raça, classe, gênero, capacidade física, nacionalidade, sexualidade, status de cidadania, etnia, faixa etária e demais categorias desvelam a complexidade do corpo como construção social. Em síntese, este é um livro que provoca uma imersão nas complexidades da interseccionalidade, sobretudo, na sua função enquanto ferramenta capaz de desvendar os mecanismos de opressão e promover a justiça social.

Biografia do Autor

Ma. Bárbara Silva dos Santos Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ) e atualmente aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ), Rio de Janeiro, Brasil.

Ma. Graziela Cristina Gonçalves, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade do Vale Itajaí (UNIVALI), Especialista em Diversidade Étnico-racial (AUPEX), em Gênero e Diversidade Escolar pela Faculdade São Braz, Mestra em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (UDESC) e atualmente aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (UDESC), Santa Catarina, Brasil.

Referências

COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. Tradução de Rane Souza. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2021.

RATTS, Alex; RIOS, Flávia. Lélia Gonzalez. São Paulo: Selo Negro, 2010.

Downloads

Publicado

30.08.2024

Como Citar

Silva dos Santos Pereira, B., & Cristina Gonçalves , G. (2024). CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-CRÍTICAS DA INTERSECCIONALIDADE: : uma práxis crítica. Periferia, 16(1), e82593. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82593

Edição

Seção

Resenhas