APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

DISCURSOS E PRÁTICAS ESTÉTICO-SOCIAIS, COMUNICACIONAIS E EDUCACIONAIS NAS PERIFERIAS DO BRASIL E DO SUL GLOBAL: sentidos, imaginários e vivências nas margens

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.88687

Resumen

.

Biografía del autor/a

Gilberto Alves Araújo, UFT

Doutor em Estudos do Discurso Midiático pela University of the Witwatersrand (WITS). Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Letras-Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela UFT. Atua como Associate Researcher na University of the Witwatersrand e como docente-pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do Grupo de Pesquisas LICEPEX (UFPA/UNIFA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998154651377114 . ORCiD: https://orcid.org/0000-0002-8177-0730 . Contato: gilbertoa.araujo@yahoo.com.br

Edmon Neto de Oliveira, UFPA

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Estudos Literários pela UFJF. Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela UFJF. Atua como professor adjunto na Faculdade de Ciências da Linguagem no campus Abaetetuba (UFPA) e como pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), campus Cametá. Líder do grupo de pesquisa Poetas e Poéticas do Médio Xingu. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6114530440739023. ORCiD: https://orcid.org/0000-0001-8585-4328. Contato: edmon.oliveira@ufpa.br .

Eliene Rodrigues Sousa, UFT

Doutora em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela UFT. Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Inglesa pela UFT. Atua como professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC-TO) e realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFNT. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5857623231904159. ORCiD: https://orcid.org/0000-0001-8701-2677. Contato: liaelienerodrigues@gmail.com

Citas

ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera: the new mestiza. 4. ed. San Francisco: Aunt Lute Books, 2012.

BHABHA, Homi K. The location of culture. London: Routledge, 1994.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Outro sobre azul, 2011.

CASTELLS, Manuel. Communication power. Oxford: Oxford University Press, 2009.

CASTRO ROCHA, João César. O direito à leitura literária. In: PINHEIRO, Marta Passos et. al. (Org.) Linguagens e tecnologias: arte, ensino e edição. Presidente Prudente: CNPq Conte, 2020, p. 34-58.

CELINA, Lindanor. Eram seis assinalados. Belém: CEJUP, 1994.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. São Paulo: Pallas, 2014.

FERRÉZ. Terrorismo literário. In: FERRÉZ (org.). Literatura marginal: talentos da escrita periférica. São Paulo: Agir, 2005.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

HALL, Stuart. Representation: cultural representations and signifying practices. 2. ed. London: SAGE, 2013.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

JACOMEL, Mirele Carolina Werneque. Relações de poder e a literatura brasileira. Revista Grifos, v. 18, n. 26, p. 7-16, 2009.

KARNOPP, Lodenir. Literatura surda. ETD – Educação temática digital, v. 7, n. 2, p. 98-109, 2006.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Distrito Federal: Unesco, 2000.

PEIXOTO, Janaína Aguiar. A tradição literária no mundo visual da comunidade surda brasileira. João Pessoa: CCTA, 2020.

SILVA, Paulo Vinicius Baptista da; BORBA, Carolina dos Anjos de. Políticas Afirmativas na Pesquisa Educacional. Educ. Rev., Curitiba, v. 34, n. 69, p. 151-191, 2018.

SIMON, Herbert A. The sciences of the artificial. 3. ed. Cambridge: MIT Press, 1996.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Can the subaltern speak?. In: NELSON, Cary;

GROSSBERG, Lawrence. Marxism and the interpretation of culture. London: Macmillan, 1988. p. 271-313.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? 1. ed. Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

VAZ, Sérgio. Literatura das ruas. In: VAZ, Sérgio. Literatura, pão e poesia. São Paulo: Global, 2011.

VICTORA, Cesar G.; MOREIRA, Carmen B. Publicações científicas e as relações Norte-Sul: racismo editorial? Revista de Saúde Pública, v. 40, p. 36-42, 2006.

Publicado

16.12.2024

Cómo citar

Alves Araújo, G., Neto de Oliveira, E., & Rodrigues Sousa, E. (2024). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: DISCURSOS E PRÁTICAS ESTÉTICO-SOCIAIS, COMUNICACIONAIS E EDUCACIONAIS NAS PERIFERIAS DO BRASIL E DO SUL GLOBAL: sentidos, imaginários e vivências nas margens. Periferia, 16(1), e88687. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.88687

Número

Sección

Dossier