ARTIVISMOS FEMINISTAS E EDUCAÇÃO

análises de teses e dissertações dos programas de pós-graduação (2018-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.78916

Palavras-chave:

Artivismos Feministas, Educação, Estado da Arte

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da produção acadêmico-científica sobre as relações entre artivismos feministas e educação. Tendo como recorte o período de 2018 a 2023, analisa-se sob uma abordagem qualitativa pós-crítica, mapeando os campos teórico-metodológicos, aspectos investigativos e resultados mais representativos das publicações. Foram identificadas dez publicações no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os seguintes descritores: artivismo, feminismo, educação popular e educação. A emergência de estudos sobre as expressões artivistas feministas nos últimos anos, e a ausência relevante de maiores trabalhos que explicitem a relação destas práticas com a educação, é uma das principais constatações evidenciadas pela análise de pesquisa bibliográfica. Dentro das diversas dimensões, que abrangem as discussões nos estudos, as mais relevantes aparecem sob a luz das teorias pós-estruturalistas, queer, decoloniais e em formulações sobre os lugares educativos dos artivismos, que variam entre a educação não-formal e a pedagogia feminista.

Biografia do Autor

Indiara Launa Teodoro da Silva Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/Fundaj) com financiamento CAPES, integrante do grupo de pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPECAE).

Ana Paula Abrahamian de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do curso de Pedagogia (UFRPE), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/Fundaj), coordenadora do grupo de pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPECAE).

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

Lima, I. L. T. da S., & Souza, A. P. A. de. (2024). ARTIVISMOS FEMINISTAS E EDUCAÇÃO: análises de teses e dissertações dos programas de pós-graduação (2018-2023). Periferia, 16(1), e78916. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.78916

Edição

Seção

Artigos