FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

Suas múltiplas dimensões e sentidos nas práticas pedagógicas Integrais

Autores

  • Nadja Regina Sousa Magalhães Instituto Federal do Paraná - Campus Irati (IFPR) https://orcid.org/0000-0002-8176-1930
  • Lucas Martini Universidade Federal do Paraná (UFPR) https://orcid.org/0000-0002-8542-4261
  • Andressa Graziele Brandt Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina na Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Professores. Mestre em Educação pelo PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Graduada em Administração pela FIMA. Professora da área de Pedagogia, da Licenciatura em Pedagogia, da Licenciatura em Matemática e do Mestrado em Educação do Instituto Federal Catarinense(IFC) - Campus Camboriú, na linha de pesquisa: Processos educativos e inclusão. Integrante do grupo de estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE (UFSC/CNPq). Integrante Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade GPIESS (UEMA/CNPq). Integrante do grupo de pesquisa TEETIS (Territórios Específicos da Educação e Tecnologias para Inclusão em Sociedade), do(a) Instituto Federal Catarinense. Tutora do Programa de Educação Tutorial/PET- Conexão de Saberes - Educação, trabalho, meio ambiente e responsabilidade social, no Instituto Federal Catarinense- Campus Camboriú. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).Membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino(ANDIPE). Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).Membro Rede Nacional de Pesquisadorxs em Pedagogia (RePPed). Foi conselheira do Conselho Municipal de Educação (CME) de Camboriú - SC (2020-2021). Coordenadora Adjunta do Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Autora do livro Trajetórias do Curso de Pedagogia no Brasil. Organizadora de um dossiê na Revista Profissão Docente. Atua como membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores (inicial e continuada),Curso de Pedagogia, Didática (práticas de ensino), condições de trabalho, identidade e saberes docentes, Educação Profissional Tecnológica, currículo, currículo integrado. https://orcid.org/0000-0002-8176-1930

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.78155

Palavras-chave:

Educação Integral, Aprender, Tempo de escolarização.

Resumo

Considerando a importância e relevância da Educação Integral em um âmbito teórico e prático para a formação de alunos críticos e curiosos em perspectiva da formação integral, o presente artigo emerge a partir da análise de questionários preenchidos por quatorze docentes participantes de um minicurso desenvolvido no III Seminário Mineiro de Educação Integral (SEMEI) pelas pessoas autoras do texto. O objetivo geral consiste na produção de sentidos compreendidos nos discursos de pessoas docentes frente a participação em um minicurso de Educação Integral. Para atingir o objetivo, utilizamos a Análise de Discurso (AD) Franco-brasileira no viés de Eni P. Orlandi (2012, 2017) como fundamentação teórica e metodológica para a produção dos sentidos que movimentam esta pesquisa. Em relação à Educação Integral, as discussões dialogam com autores como Cavaliere (2009) e Parente (2010). Os sentidos emergentes apontam para os diversos desafios enfrentados pela realidade docentes para a concretização da perspectiva de Educação Integral.

Biografia do Autor

Nadja Regina Sousa Magalhães, Instituto Federal do Paraná - Campus Irati (IFPR)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com especialização em Educação Especial e Transtornos Globais de Desenvolvimento pela Faculdade Dom Alberto/RS. Docente de Educação Especial no Instituto Federal do Paraná - Campus Irati.

Lucas Martini, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Educação Matemática pela UFPR, graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú. Professor de Matemática na Rede Estadual de Ensino do Paraná, na Escola Alfredo Parodi, em Curitiba.

Andressa Graziele Brandt, Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina na Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Professores. Mestre em Educação pelo PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Graduada em Administração pela FIMA. Professora da área de Pedagogia, da Licenciatura em Pedagogia, da Licenciatura em Matemática e do Mestrado em Educação do Instituto Federal Catarinense(IFC) - Campus Camboriú, na linha de pesquisa: Processos educativos e inclusão. Integrante do grupo de estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE (UFSC/CNPq). Integrante Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade GPIESS (UEMA/CNPq). Integrante do grupo de pesquisa TEETIS (Territórios Específicos da Educação e Tecnologias para Inclusão em Sociedade), do(a) Instituto Federal Catarinense. Tutora do Programa de Educação Tutorial/PET- Conexão de Saberes - Educação, trabalho, meio ambiente e responsabilidade social, no Instituto Federal Catarinense- Campus Camboriú. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).Membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino(ANDIPE). Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).Membro Rede Nacional de Pesquisadorxs em Pedagogia (RePPed). Foi conselheira do Conselho Municipal de Educação (CME) de Camboriú - SC (2020-2021). Coordenadora Adjunta do Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Autora do livro Trajetórias do Curso de Pedagogia no Brasil. Organizadora de um dossiê na Revista Profissão Docente. Atua como membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores (inicial e continuada),Curso de Pedagogia, Didática (práticas de ensino), condições de trabalho, identidade e saberes docentes, Educação Profissional Tecnológica, currículo, currículo integrado.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Educação pela UFSC, graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), graduada em Administração pela Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA). Professora da Licenciatura em Pedagogia, da Licenciatura em Matemática e do Mestrado em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú.

Referências

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Publicado

24.05.2024

Como Citar

Magalhães, N. R. S., Martini, L., & Brandt, A. G. (2024). FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL : Suas múltiplas dimensões e sentidos nas práticas pedagógicas Integrais. Periferia, 16(1), e78155. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.78155

Edição

Seção

Artigos