FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Suas múltiplas dimensões e sentidos nas práticas pedagógicas Integrais
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.78155Palavras-chave:
Educação Integral, Aprender, Tempo de escolarização.Resumo
Considerando a importância e relevância da Educação Integral em um âmbito teórico e prático para a formação de alunos críticos e curiosos em perspectiva da formação integral, o presente artigo emerge a partir da análise de questionários preenchidos por quatorze docentes participantes de um minicurso desenvolvido no III Seminário Mineiro de Educação Integral (SEMEI) pelas pessoas autoras do texto. O objetivo geral consiste na produção de sentidos compreendidos nos discursos de pessoas docentes frente a participação em um minicurso de Educação Integral. Para atingir o objetivo, utilizamos a Análise de Discurso (AD) Franco-brasileira no viés de Eni P. Orlandi (2012, 2017) como fundamentação teórica e metodológica para a produção dos sentidos que movimentam esta pesquisa. Em relação à Educação Integral, as discussões dialogam com autores como Cavaliere (2009) e Parente (2010). Os sentidos emergentes apontam para os diversos desafios enfrentados pela realidade docentes para a concretização da perspectiva de Educação Integral.
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