LA FORMACIÓN HUMANA INTEGRAL:

Sus múltiples dimensiones y significados en las prácticas pedagógicas Integral

Autores/as

  • Nadja Regina Sousa Magalhães Instituto Federal do Paraná - Campus Irati (IFPR) https://orcid.org/0000-0002-8176-1930
  • Lucas Martini Universidade Federal do Paraná (UFPR) https://orcid.org/0000-0002-8542-4261
  • Andressa Graziele Brandt Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina na Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Professores. Mestre em Educação pelo PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Graduada em Administração pela FIMA. Professora da área de Pedagogia, da Licenciatura em Pedagogia, da Licenciatura em Matemática e do Mestrado em Educação do Instituto Federal Catarinense(IFC) - Campus Camboriú, na linha de pesquisa: Processos educativos e inclusão. Integrante do grupo de estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE (UFSC/CNPq). Integrante Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade GPIESS (UEMA/CNPq). Integrante do grupo de pesquisa TEETIS (Territórios Específicos da Educação e Tecnologias para Inclusão em Sociedade), do(a) Instituto Federal Catarinense. Tutora do Programa de Educação Tutorial/PET- Conexão de Saberes - Educação, trabalho, meio ambiente e responsabilidade social, no Instituto Federal Catarinense- Campus Camboriú. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).Membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino(ANDIPE). Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).Membro Rede Nacional de Pesquisadorxs em Pedagogia (RePPed). Foi conselheira do Conselho Municipal de Educação (CME) de Camboriú - SC (2020-2021). Coordenadora Adjunta do Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Autora do livro Trajetórias do Curso de Pedagogia no Brasil. Organizadora de um dossiê na Revista Profissão Docente. Atua como membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores (inicial e continuada),Curso de Pedagogia, Didática (práticas de ensino), condições de trabalho, identidade e saberes docentes, Educação Profissional Tecnológica, currículo, currículo integrado. https://orcid.org/0000-0002-8176-1930

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.78155

Palabras clave:

Aprender, Tiempo de escolaridad, Educación integral

Resumen

Considerando la importancia y pertinencia de la Educación Integral en el ámbito teórico y práctico para la formación de educandos críticos y curiosos en la perspectiva de la formación integral, este artículo surge del análisis de cuestionarios llenados por catorce profesores participantes de un minicurso desarrollado en el III Seminario Mineiro de Educação Integral (SEMEI) por los autores del texto. El objetivo general es producir sentidos entendidos en los discursos de los docentes en torno a la participación en un minicurso de Educación Integral. Para alcanzar el objetivo, utilizamos el Análisis del Discurso Franco-Brasileño en el sesgo de Eni P. Orlandi (2012, 2017) como fundamento teórico y metodológico para la producción de sentidos que mueven esta investigación. En cuanto a la Educación Integral, las discusiones dialogan con autores como Cavaliere (2009) y Parente (2010). Los significados emergentes apuntan a los diferentes desafíos que enfrenta la realidad de los docentes para alcanzar la perspectiva de la Educación Integral.

Biografía del autor/a

Nadja Regina Sousa Magalhães, Instituto Federal do Paraná - Campus Irati (IFPR)

Doctora en Educación por la Universidad Federal de Pelotas, Maestría en Educación por la Universidad Federal de Santa Catarina - UFSC. Es licenciado en Pedagogía por la Universidad Estadual de Maranhão - UEMA, con especialización en Educación Especial y TGD por la Faculdade Dom Alberto RS. Profesora de Educación Especial en el Instituto Federal de Paraná - campus Irati.

Lucas Martini, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Estudiante de Doctorado en Educación por la Universidad Federal de Paraná (UFPR), maestría en Educación Matemática por la UFPR, Graduada en Matemáticas por el Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú. Profesor de matemáticas de la red estatal de Paraná en la escuela Alfredo Parodi, en Curitiba.

Andressa Graziele Brandt, Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina na Linha de Pesquisa: Ensino e Formação de Professores. Mestre em Educação pelo PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Graduada em Administração pela FIMA. Professora da área de Pedagogia, da Licenciatura em Pedagogia, da Licenciatura em Matemática e do Mestrado em Educação do Instituto Federal Catarinense(IFC) - Campus Camboriú, na linha de pesquisa: Processos educativos e inclusão. Integrante do grupo de estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE (UFSC/CNPq). Integrante Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade GPIESS (UEMA/CNPq). Integrante do grupo de pesquisa TEETIS (Territórios Específicos da Educação e Tecnologias para Inclusão em Sociedade), do(a) Instituto Federal Catarinense. Tutora do Programa de Educação Tutorial/PET- Conexão de Saberes - Educação, trabalho, meio ambiente e responsabilidade social, no Instituto Federal Catarinense- Campus Camboriú. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).Membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino(ANDIPE). Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).Membro Rede Nacional de Pesquisadorxs em Pedagogia (RePPed). Foi conselheira do Conselho Municipal de Educação (CME) de Camboriú - SC (2020-2021). Coordenadora Adjunta do Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia, do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú. Autora do livro Trajetórias do Curso de Pedagogia no Brasil. Organizadora de um dossiê na Revista Profissão Docente. Atua como membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores (inicial e continuada),Curso de Pedagogia, Didática (práticas de ensino), condições de trabalho, identidade e saberes docentes, Educação Profissional Tecnológica, currículo, currículo integrado.

Doctora en Educación por el Programa de Posgrado en Educación (PPGE) de la Universidad Federal de Santa Catarina, Maestría en Educación por la UFSC. Licenciada en Pedagogía por la Universidad Regional del Noroeste del Estado de Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Licenciado en Administración por FIMA. Profesor del área de Pedagogía, de la Licenciatura en Pedagogía, de la Licenciatura en Matemáticas y de la Maestría en Educación del Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Camboriú.

Citas

CAVALIÉRE, Ana Maria. Escola de tempo integral versus alunos em tempo integral. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 51-63, abr. 2009. e-ISSN: 2176-6673. Disponível em: <https://bit.ly/2Oulzl0>. Acesso em: 20 set. 2018.

COELHO, Lígia Marta Coimbra da Costa; HORA, Dayse Martins. Educação integral, tempo integral e currículo. Série-Estudos: Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, n. 27, p. 177-192, jan./jun. 2009. Disponível em: <https://bit.ly/34vstnh>. Acesso em: 20 set. 2018.

COELHO, Lígia Marta Coimbra da Costa; SIRINO, Marcio Bernardino. Concepções de educação integral, gestão do tempo integral e projeto(s) de sociedade: um debate (mais do que) atual. In: FERREIRA, Antonio Gomes; BERNADO, Elisangêla da Silva; MENEZES, Janaina Specht da Silva (org.). Políticas e gestão em educação em tempo integral: desafios contemporâneos. Curitiba: CRV, 2018. p. 137-161.

GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A metáfora das gaiolas epistemológicas e uma proposta educacional. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2872>. Acesso em: 20 mar. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

MACEDO, Elizabeth; LOPES, Alice C. Teorias de currículo. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

NÓVOA, Antônio (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

NÓVOA, Antônio; ALVIM, Yara. Escolas e professores, proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022. Disponível em: <https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2022/02/antonio-novoa-livro-em-versao-digitalfevereiro-2022.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2022.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2012.

ORLANDI, Eni P. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. 3. ed. Campinas: Pontes, 2017.

PARENTE, Claudia da Mota Darós. A construção dos tempos escolares. Educ. Rev., Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 135-156, ago. 2010. ISSN 0102-4698. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000200007>. Acesso em: 20 set. 2018.

PEREIRA, Anderson C.; RIBEIRO, Carme S. J. A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso. Educação e Formação, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 95-110, 2017. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138>. Acesso em: 13 nov. 2018.

PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.

PARO, Vitor Henrique. Educação integral em tempo integral: uma concepção de educação para a Modernidade. In: COELHO, Lígia Martha C. da Costa (org.). Educação integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis: DP et Alii, Rio de Janeiro: Faperj, 2009. p. 13-20.

SAMPAIO, Maria das Mercês F.; GALIAN, Cláudia V. A. Escola, tempo e currículo. In: BITTENCOURT, Jane; THIESEN, Juares S.; MOHR, Adriana (org.). Projetos formativos em educação integral. Investigações plurais. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2015. p. 13-42.

THIESEN, Juares S. Educação integral: metanarrativa da utopia social assumida como agenda contemporânea na formação escolar. In: BITTENCOURT, Jane; THIESEN, Juares da Silva; MOHR, Adriana (org.). Projetos formativos em educação integral, investigações plurais. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2015. v. 1. p. 43-47.

Publicado

24.05.2024

Cómo citar

Magalhães, N. R. S., Martini, L., & Brandt, A. G. (2024). LA FORMACIÓN HUMANA INTEGRAL: : Sus múltiples dimensiones y significados en las prácticas pedagógicas Integral. Periferia, 16(1), e78155. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.78155

Número

Sección

Artículos