OS ESTUDANTES SURDOS E O PROCESSO DE INCLUSÃO EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REGULAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75800Palavras-chave:
Acessibilidade, Diversidade, Processo ensino-aprendizagem.Resumo
A identidade, a cultura e a língua natural de pessoas surdas ou com surdez estão sendo revistas no sentido de garantir direitos e deveres. Nesta direção, este estudo tem a finalidade de analisar relações interpessoais envolvendo estudantes surdos ou com surdez em ambientes de aprendizagem, apontando alternativas de ação que contribuam para a sua inclusão no ensino regular. Constituída como pesquisa descritiva, com dimensão exploratória, seguiu abordagem qualitativa, acompanhada por tratamento quantitativo. Foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e de campo, do tipo estudo de caso, com a aplicação de um questionário, envolvendo doze sujeitos (professores, técnicos administrativos e gestores) que atuam numa escola localizada no município de Porto Grande, Amapá. Na sua constituição, consta: introdução, percurso metodológico, resultados e discussões e considerações finais. Os resultados indicam que a educação e inclusão de estudantes surdos ou com surdez devem ser promovidas de forma que permita o desenvolvimento de suas potencialidades dentro de suas limitações.
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