OS ESTUDANTES SURDOS E O PROCESSO DE INCLUSÃO EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REGULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75800

Palavras-chave:

Acessibilidade, Diversidade, Processo ensino-aprendizagem.

Resumo

A identidade, a cultura e a língua natural de pessoas surdas ou com surdez estão sendo revistas no sentido de garantir direitos e deveres. Nesta direção, este estudo tem a finalidade de analisar relações interpessoais envolvendo estudantes surdos ou com surdez em ambientes de aprendizagem, apontando alternativas de ação que contribuam para a sua inclusão no ensino regular. Constituída como pesquisa descritiva, com dimensão exploratória, seguiu abordagem qualitativa, acompanhada por tratamento quantitativo. Foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e de campo, do tipo estudo de caso, com a aplicação de um questionário, envolvendo doze sujeitos (professores, técnicos administrativos e gestores) que atuam numa escola localizada no município de Porto Grande, Amapá. Na sua constituição, consta: introdução, percurso metodológico, resultados e discussões e considerações finais. Os resultados indicam que a educação e inclusão de estudantes surdos ou com surdez devem ser promovidas de forma que permita o desenvolvimento de suas potencialidades dentro de suas limitações.

Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Educação (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Juliete Michely Ribeiro dos Santos, Prefeitura Municipal de Porto Grande - AP

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá(2022) e ensino medio segundo grau pela Escola Estadual Prof Maria Cristina Botelho Rodrigues(2006). Atualmente é Servente da Prefeitura Municipal de Porto Grande.

Danielli da Costa Silva, Escola Estadual Matapi II - Porto Grande - AP

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá(2022) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza(2010). Atualmente é Professor(a) da Escola Estadual Matapi II. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. 

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Vieira, J. de A., Santos, J. M. R. dos, & Silva, D. da C. (2024). OS ESTUDANTES SURDOS E O PROCESSO DE INCLUSÃO EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REGULAR. Periferia, 16(1), e75800. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75800

Edição

Seção

Artigos