LÍNGUA PORTUGUESA E SOFTWARE LIVRE:
Scratch e o desenvolvimento da criatividade no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82188Palavras-chave:
Educação Problematizada, Língua Portuguesa, Pensamento Crítico-emancipatório, Scratch, Software LivreResumo
Este trabalho busca investigar as contribuições do uso do Scratch para o Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, principalmente no que diz respeito à promoção da liberdade de expressão e o compartilhamento de conhecimentos. Trata-se de uma pesquisa básica, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, que foi posta em prática por meio de um levantamento detalhado baseado nos pensamentos de Richard Stallman, criador do conceito de Software Livre, além de contar com as contribuições de Freire, Libâneo e Bagno que auxiliam para que essa discussão seja contextualizada sócio, política e economicamente. A abordagem qualitativa também foi utilizada como fundamento, porque analisa as relações, opiniões e discursos presentes nas principais documentações que envolvem essa temática por meio da interpretação e exame crítico dos textos consultados. Como resultados, evidenciou-se que o uso de software livre pode recuperar computadores inutilizados e restaurá-los, proporcionando a revitalização do laboratório de informática para o uso de programas com fins educativos e livres no ensino de Língua Portuguesa; percebeu-se que o computador e o uso do software livre ainda são pouco adotados dentro dos procedimentos de alfabetização e/ou ensino de Língua Portuguesa; a Língua Portuguesa auxiliada pela utilização de softwares será uma ferramenta que potencializa alguns aspectos que são exigidos pela vida em comunidade nos dias atuais: autonomia, autoestima, criatividade, iniciativa, raciocínio lógico e produtividade.
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