CINEMA E DIVERSIDADE:

a construção de um pensamento emancipatório através da educação libertadora e inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76526

Palavras-chave:

cinema épico, diversidade, emancipação, educação libertadora e inclusiva, ensino colaborativo.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o ensino da Arte emancipatória, mais especificamente o cinema, como possibilidade de promover um pensamento criativo e crítico, de acordo com o teatro épico de Bertolt Brecht e a montagem cinematográfica de Sergei Eisenstein. Além disso, a utilização do ensino colaborativo e suas possibilidades para a construção de um pensamento democrático e inclusivo, através da educação libertadora de Paulo Freire. Para tanto, fez-se uma análise documental das fichas de matrículas e relatórios da coordenação, assistente de coordenação e dois arte-educadores de uma ONG, que atende crianças e adolescentes em um município de Minas Gerais. Ademais, foi realizada a análise fílmica do curta-metragem “O Salto” apresentado ao final do ano de 2022 pelos participantes do projeto. O trabalho colaborativo desenvolvido entre os arte-educadores, através de uma proposta de espaço compartilhado de ensino (dança e artes plásticas) em um ambiente de educação não formal também foi verificado, bem como a possibilidade e importância de ampliar o processo para futuros projetos através de um Ensino Colaborativo bem definido, ao qual norteia-se pelo conceito de Educação Inclusiva e emancipatória. Os sujeitos de pesquisa foram: um professor especialista em dança; já o outro, especialista em Artes Plásticas (cinema). Conclui-se que o ensino da Arte emancipatória através do gênero épico cinematográfico foi atingido. No entanto, para futuros projetos há ressalvas quanto a inserção de ferramentas para a inclusão e a diversidade, como por exemplo, legenda, audiodescrição e janela de Libras.

Biografia do Autor

Pollyana Ladeia Costa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-graduada em Psicopedagogia e Neurociências pela Universidade Paulista (UNIP). Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Graduação (interrompida) em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Integra o Grupo de Pesquisa sobre Formação sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP FOREESP) do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), organizado pela Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre didática clínica como Pesquisadora voluntária (Núcleo de Estudos e Pesquisas da Psicologia da Educação e Psicopedagogia- NEPPEPp-UEMG), na pesquisa PIBIC PAPq/UEMG edital 06/2019, intitulada " Em busca de uma prática sensível na formação de professores: reflexões sobre uma didática clínica"; coordenado por: Profª Drª Merie Bitar Moukachar (FaE/UEMG/CBH). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva.

Eduardo Henrique Rocha, Universidade do Porto. Portugal

Licenciado em Desenho e Plástica pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Mestre em Estudos de Arte com ênfase em teoria e crítica da arte, atualmente estudante do Doutoramento em Artes Plásticas, ambos pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Trabalhos acadêmicos relacionados com a potencialização da imagem cinematográfica através do teatro épico de Bertolt Brecht, tendo como principal foco a construção sonora de Glauber Rocha como elemento dramático participativo. Professor de cinema e arte desde 2005, cineasta desde 2009 e designer gráfico desde 2002.

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Publicado

29.04.2024

Como Citar

Costa, P. L., & Rocha, E. H. (2024). CINEMA E DIVERSIDADE: : a construção de um pensamento emancipatório através da educação libertadora e inclusiva. Periferia, 16(1), e76526. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76526

Edição

Seção

Artigos