BORBULHANDO ARTEFATOS CULTURAIS EM PROCESSOS EDUCATIVOS NUMA PESQUISA NA EDUCAÇAO INFANTIL:

constituições de subjetividades de crianças pequenas.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82662

Palavras-chave:

Sociologia das Infâncias, Imaginário, Artefatos Culturais, Crianças Pequenas

Resumo

Os artefatos culturais, por serem criações humanas, são indiscutivelmente amplos, complexos, diversificados e por isso mesmo valorosos suportes para e nos processos educativos institucionais e não institucionais. Este artigo se propõe a apresentar e discutir três artefatos culturais que borbulharam em três instituições de Educação Infantil com a mediação de educadoras atuantes nessas instituições. O contexto dessa ebulição foi na pesquisa aprovada pela Fapemig intitulada: Políticas Públicas para a Educação Infantil e os processos educativos nos municípios que integram o Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil. O material empírico que será problematizado contemplará as experiências das educadoras e crianças: 1. com o filme Divertida Mente, dirigido por Keslsey Mann (2024); 2. um casulo encontrado pelas crianças na área externa de um Centro de Educação Infantil e 3. uma brincadeira com o parto de uma boneca no espaço de uma brinquedoteca. Os referenciais teóricos que subsidiaram essas discussões se inscrevem no âmbito da Sociologia das Infâncias, dos Estudos Culturais e da Filosofia de Gaston Bachelard em relação às questões do Imaginário, da Razão e do Conhecimento, bem como dos Estudos Culturais com ênfase nos artefatos culturais.  A criança como sujeito de direitos é um ser em constituição de sua subjetividade e consiste centralidade em nossas reflexões. Também consideramos que a razão e a imaginação, no sentido bachelardiano, são potentes elementos estruturantes e estruturadores da própria condição humana e serão problematizados a partir das experiências advindas da pesquisa em tela.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Ribeiro, Universidade Federal de Lavras

Profa. Titular aposentada do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras – MG. Profa. Emérita desta Universidade. Integrante do GEIDI – Grupo de Pesquisa Educação Infantil, Diferenças de Gênero e Infâncias da Universidade Federal de Lavras/CNPq. Coordenadora do Comitê Gestor do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil e Integrante do Colegiado do Fórum Mineiro de Educação Infantil. 

Ila Maria Silva de Souza Mendes de Freitas Freitas, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

Professora Associada Aposentada do Instituto Federal da Bahia. Integrante do Comitê Gestor do FSMEI. Editora da Revista Catavento do FSMEI. Integrante do Grupo de Pesquisa GEIDI da Universidade Federal de Lavras/CNPq. 

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Publicado

30.08.2024

Como Citar

Ribeiro, C. M. R., & Freitas, I. M. S. de S. M. de F. (2024). BORBULHANDO ARTEFATOS CULTURAIS EM PROCESSOS EDUCATIVOS NUMA PESQUISA NA EDUCAÇAO INFANTIL:: constituições de subjetividades de crianças pequenas. Periferia, 16(1), e82662. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82662

Edição

Seção

Dossiê