UM GATO, O ESCURO, A AMORA E UMA ANJA PRETA:

para onde voa a imaginação no currículo dos livros de literatura antirracistas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83164

Palavras-chave:

Literatura, Currículo, Educação antirracista

Resumo

Neste artigo, analisamos dois livros de literatura - O gato e o Escuro de Mia Couto e Amoras de Emicida - para pensar a produção do conhecimento, saberes e verdades em livros de literatura antirracistas. Esses livros são entendidos aqui, a partir dos Estudos Culturais e da perspectiva pós-crítica, como currículos, pois ensinam e produzem saberes a partir de uma linguagem específica, disputando sentidos sobre as formas de conhecer o mundo e suas coisas. Sendo, pois, um importante artefato cultural da contemporaneidade. Desenvolvemos aqui o argumento de que os respectivos livros produzem narrativas antirracistas ao fazerem emergir sentidos positivos sobre a cor preta, incidindo também no ensino da cultura afro-brasileira como forma de resistência aos saberes eurocêntricos.

Biografia do Autor

Raimunda Laura da Silva Santos, UFMA

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, no centro de Ciências de Codó. Bolsista do programa foco acadêmico no período de 2021 à 2022, desenvolvendo atividades como monitora da Brinquedoteca Maria filó UFMA/CODÓ.

Danilo Araujo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Pedagogia (UNINTER, 2020) e Letras Português/Inglês pela UNIRB Faculdade Atlântico (2013). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC) e do Observatório da Juventude.

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Publicado

30.08.2024

Como Citar

da Silva Santos, R. L., & de Oliveira, D. A. (2024). UM GATO, O ESCURO, A AMORA E UMA ANJA PRETA: : para onde voa a imaginação no currículo dos livros de literatura antirracistas?. Periferia, 16(1), e83164. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.83164

Edição

Seção

Dossiê