#SOUPRINCESASOUREAL:

Produzindo e ensinando modos de ser menina e mulher no mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82765

Palavras-chave:

Artefatos Culturais, Representação, Disneyzação, Gênero

Resumo

Este texto tem, como proposta, analisar três vídeos que compõem a Campanha #SouPrincesaSouReal da Disney, no Brasil, a fim de discutir como as produções midiáticas dessa campanha ensinam e (re)produzem determinadas formas de ser menina/ser mulher. Fundamentamos as discussões a partir dos Estudos Culturais e Estudos de Gênero, nas vertentes pós-estruturalistas. A partir de algumas ferramentas da análise cultural, selecionamos e analisamos três vídeos promocionais da referida campanha, com o intuito de discutirmos a representação das meninas e princesas, além dos endereçamentos presentes nesses artefatos culturais, por meio das imagens e das trilhas sonoras. Para tanto, organizamos dois eixos de análise: no primeiro eixo, denominado “‘Determinada e sonhadora’ – Entre meninas e princesas: discutindo os endereçamentos presentes nos vídeos promocionais”, buscamos discutir que relação existe entre as narrativas apresentadas nos vídeos com meninas, com os elementos empregados para endereçar esses artefatos culturais para o público infantojuvenil feminino. Já no segundo eixo, “‘Sonhe alto, sempre tem uma princesa que mostra que é possível’: discutindo o entrelaçamento entre ideia de empoderamento feminino da campanha com a filosofia dos sonhos”, analisamos o uso da filosofia de que sonhar é desejar, e os sonhos se realizam. Tal filosofia foi cunhada pela Walt Disney Company e foi entrelaçada à ideia de empoderamento feminino, presente na campanha #SouPrincesaSouReal da Disney. A realização do presente estudo nos possibilitou compreender a potência que um artefato midiático cultural desenvolvido por uma grande corporação midiática, a Disney, e por um movimento social relacionado à Organização das Nações Unidas, Girl Up, o qual tem a proposta de produzir e de ensinar, de forma pedagógica, modos variados de ser menina e mulher no mundo.

Biografia do Autor

Bárbara Lina Martina Torres das Neves Formentin Possui, Universidade Federal do Rio Grande - Furg

Professora da Prefeitura de Pelotas/RS -Anos Iniciais.  Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande -FURG. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogias culturais, artefatos culturais, gêneros e mídias e educação.

Joanalira Corpes Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Associada do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Furg. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Editora da Revista Diversidade e Educação. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros, gênero e ciência, sexualidades e artefatos culturais.

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora titular do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – Furg. Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Pós-doutora pela Escola de Educação de Coimbra. Editora da Revista Diversidade e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade I do CNPq.

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FILMOGRAFIA

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A BELA e a Fera (Beauty and the Beast). Direção: Gary Trousdale e Kirk Wise. Produção: Don Hahn. [S.l]: Walt Disney Pictures, 1991. 1 fita de vídeo (84 min), VHS, son., color.

A BRANCA de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs). Direção: David Hand, William Cottrell, Wilfred Jackson, Larry Morey, Perce Pearce e Ben Sharpsteen. Produção: Walt Disney. [S.l]: Walt Disney Productions, 1937. 1 fita de vídeo (83 min) VHS, son., color.

A PEQUENA Sereia (The Little Mermaid). Direção: Ron Clements e John Musker. Produção: John Musker e Howard Ashman. [S.l]: Walt Disney.Pictures, 1989. 1 fita de vídeo (82 min) VHS, son., color.

A PRINCESA e o Sapo (The Princess and the Frog). Direção: Ron Clements e John Musker. Produção: Peter Del Vecho e John Lasseter. [S.l]: Walt Disney Pictures, 2009. 1 DVD (97 min), son., color.

ALADDIN. Direção: Ron Clements e John Musker. Produção: Ron Clements e John Musker. [S.l]: Walt Disney Pictures, 1992.1 fita de vídeo (90 min) VHS, son. Color.

CINDERELA (Cinderella). Direção: Clyde Geronimi, Hamilton Luske e Wilfred Jackson. Produção: Walt Disney. [S.l]: Walt Disney Productions, 1950. 1 fita de vídeo (74 min) VHS, son., color.

ENROLADOS (Tangled). Direção: Nathan Greno e Byron Howard. Produção: Roy Conli, John Lasseter e Glen Keane. [S.l]: Walt Disney Pictures, 2010. 1 DVD (100 min) son., color.

MOANA. Direção: John Musker e Ron Clements. Produção: Osnat Shurer. [S.l]: Walt

Disney Pictures, 2017. 1 DVD (112 min) son., color.

MULAN. Direção: Tony Bancroft e Barry Cook. Produção: Pam Coats. [S.l] Walt

Disney Pictures, 1998. 1 fita de vídeo (87 min) VHS, son., color.

POCAHONTAS. Direção: Mike Gabriel e Eric Goldberg. Produção: James Pentecost.

[S.l]: Walt Disney Pictures, 1995. 1 fita de vídeo (81 min) VHS, son., color.

RAYA e o Último Dragão. Direção: Carlos López Estrada, Don Hall. Produção: Osnat Shurer e Peter Del Vecho. [S.l.] Walt Disney Pictures, 2021.1 DVD (107 min) son., color.

VALENTE (Brave). Direção: Mark Andrews e Brenda Chapman. Produção: Katherine Sarafian. [S.l]: Pixar Animation Studios, 2012. 1 DVD (93 min) son., color.

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Publicado

30.08.2024

Como Citar

Lina Martina Torres das Neves Formentin Possui, B., Corpes Magalhães, J., & Costa Ribeiro, P. R. (2024). #SOUPRINCESASOUREAL:: Produzindo e ensinando modos de ser menina e mulher no mundo. Periferia, 16(1), e82765. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82765

Edição

Seção

Dossiê