MATEMÁTICA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOVERNO BOLSONARO

a PNA em uma análise foucaultiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76800

Palavras-chave:

Matemática, Gênero, Políticas Públicas, Foucault, PNA.

Resumo

O presente artigo buscou analisar como a Matemática entra na Política Nacional de Alfabetização (PNA) proposta pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Tal política se inseria entre as visões dominantes desse governo de que a escola teria que se concentrar em ensinar a ler, escrever e contar. Como esse governo combateu veementemente os estudos de gênero e as ciências humanas e sociais de um modo geral, elegendo as ciências cognitivas como paradigma para suas políticas de alfabetização, com foco na Matemática, analisamos, neste artigo, o discurso da PNA em relação ao ensino dessa linguagem. Para isso, adotamos a perspectiva foucaultiana do discurso, em uma vertente pós-estruturalista. A pesquisa foi desenvolvida dentro dos pressupostos de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. A análise mostra o manejado de expressões como “evidências científicas” e “numeracia” no discurso da PNA, que foram articuladas politicamente de forma a não desafiar as estruturas desiguais de nossa sociedade, dentre elas as questões de gênero, mantendo o status quo.

Biografia do Autor

Eliézer Reis Vicente, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG). Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG). Especialista em Alfabetização, Letramento e Educação Infantil pela Faculdade IMES. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG/RC). Graduando em Pedagogia e Sociologia pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1091636073095828. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5338-478X. E-mail: eliezervicentte@gmail.com

Lúcia Gonçalves de Freitas, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Lúcia Gonçalves de Freitas é doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Foi bolsista PDEE/CAPES, tendo sido pesquisadora visitante no Center for Advanced Research in English, na Universidade de Birmingham, Inglaterra. Atualmente, é professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-ILET). E-mail: luciadefreitas@hotmail.com

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

Vicente, E. R., & de Freitas, L. G. (2024). MATEMÁTICA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOVERNO BOLSONARO: a PNA em uma análise foucaultiana. Periferia, 16(1), e76800. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76800

Edição

Seção

Artigos