MATEMÁTICA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOVERNO BOLSONARO
a PNA em uma análise foucaultiana
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76800Palavras-chave:
Matemática, Gênero, Políticas Públicas, Foucault, PNA.Resumo
O presente artigo buscou analisar como a Matemática entra na Política Nacional de Alfabetização (PNA) proposta pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Tal política se inseria entre as visões dominantes desse governo de que a escola teria que se concentrar em ensinar a ler, escrever e contar. Como esse governo combateu veementemente os estudos de gênero e as ciências humanas e sociais de um modo geral, elegendo as ciências cognitivas como paradigma para suas políticas de alfabetização, com foco na Matemática, analisamos, neste artigo, o discurso da PNA em relação ao ensino dessa linguagem. Para isso, adotamos a perspectiva foucaultiana do discurso, em uma vertente pós-estruturalista. A pesquisa foi desenvolvida dentro dos pressupostos de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. A análise mostra o manejado de expressões como “evidências científicas” e “numeracia” no discurso da PNA, que foram articuladas politicamente de forma a não desafiar as estruturas desiguais de nossa sociedade, dentre elas as questões de gênero, mantendo o status quo.
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