POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA STRICTO SENSU DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS:

MOTIVAÇÕES E PROPOSIÇÕES NAS VOZES DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75622

Palavras-chave:

Formação continuada de professores/as; , Profissionalização docente; , Formação em programas stricto sensu;

Resumo

Esta pesquisa focou no objeto de estudo: formação continuada stricto sensu, que tem crescido dentro do corpo docente das escolas básicas na Rede Municipal de Educação de Florianópolis - RMEF. É um artigo com o objetivo de expor as motivações dos/as professores/as que realizam essas formações e as proposições deles, a partir dessa. Para tal, como referencial teórico, o método histórico dialético, por entender que o sujeito é resultado do seu meio, logo influencia e sofre influências do seu espaço, pois, a realidade é um todo inacabado e cheio de contradições. O percurso metodológico realizado foi a abordagem qualitativa, tendo como referências Lüdke e André (2013), Lüdke (2015), Gatti e André (2011). Foram realizadas entrevistas com 9 professores/as, de um universo de 125 (7%) e os dados foram investigados com base na análise de conteúdos defendida por Franco (2018). Dentre as motivações para cursar essa formação estão o percurso acadêmico, reflexão da prática e carreira docente. Os dados mostram que, ao término do estudo investigativo, em regra, o docente volta diretamente para seu posto de trabalho, sem cuidados de contextualização ou valorização desses saberes constituídos por parte do grupo gestor local e/ou municipal. Afirma-se que essa política de formação continuada da RPMF é diferenciada, importante e transformadora para o corpo docente, ampliando repertório, flexibilizando olhares e proporcionando maior segurança para a prática educativa.

 

Palavras-chave: Formação continuada de professores/as; Profissionalização docente; Formação stricto sensu.

Biografia do Autor

Juliana Priscila Gomes, Prefeitura Municipal de Florianópolis - FOPPE/ UFSC

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE da Universidade Federal de Santa Catariana -UFSC, na linha de pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED), sendo orientada pela professora doutora Márcia de Souza Hobold. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE. Possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela UNICSUL (SP), Especialização em EAD pela UNIP (SP), Psicopedagogia Clínica e Institucional pela PADMA (BA), cursou especialização em Educação Profissional Técnica e Tecnológica pelo IFBA (BA) e Especialização em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar, pela UNINTER (SC). Realizou a graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atuou profissionalmente no espaço público e privado, da educação infantil ao ensino médio. Tem experiência em coordenação, supervisão e orientação pedagógica. Atualmente é professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, lecionando nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Márcia Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora Adjunta do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSC. Doutora em Educação pela PUC SP. Realizou o Estágio de pós-doutoramento, com bolsa PDJ do CNPq (2013-2015). Pós-doutoramento na Universidade Estadual do Ceará - UECE (2023, em andamento). Cursou a Graduação em Pedagogia (licenciatura) e em Psicologia (bacharelado e licenciatura). Orienta estudantes de doutorado, mestrado, graduação e iniciação científica e supervisiona pós-doutoramento. Trabalhou por dezenove na Educação Básica (Ensino Fundamental e no Ensino Médio), exercendo as funções de Professora, Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica. Foi professora da Universidade da Região de Joinville (2008-2017), no Departamento de Psicologia e no Programa de Mestrado em Educação e, nesta universidade, coordenou o Programa de Mestrado em Educação, por quatro anos (2013 a 2016) e, mais dois anos, como vice-coordenadora (2011-2012). No Programa de Mestrado em Educação lecionou as disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa Trabalho e Formação Docente. Foi Membro do Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos entre os anos de 2009-2012. Entre 2005 e 2019, foi pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Profissional dos Professores do Programa de Educação - Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores (inicial e continuada), Didática (práticas de ensino e aprendizagem) e trabalho docente (condições de trabalho e início do trabalho docente). Pesquisadora de projeto financiado pelo CNPq (Edital Universal 2018): ?Pesquisa COM Professores Iniciantes: Um estudo sobre indução profissional?, iniciativa interinstitucional (URFJ, UFSC e UECE). Membro da Comissão de Avaliação dos Projetos de PIBIC CNPq do CED/UFSC. Presidenta do Comitê Gestor do Fórum das Licenciaturas da UFSC (gestão 2021-2022). Membro do Conselho Editorial da ?Formação Docente? ? Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (ANPEd - GT 08/Editora Autêntica), Educação & Educação (UECE) e da Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEDuc), da UFPI, parecerista de periódicos e eventos na área da Educação e de projetos de pesquisa do CNPq e da FAPESC. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE, da UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), da UECE. Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes (RIPEFOR) e a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). Coordenadora do GT 8 - Formação de Professores da ANPEd, entre os anos de 2018-2019 e, vice-coordenadora, entre 2017-2018. Desde 2021 é a segunda titular do Comitê Científico do GT 8 da ANPEd. Vice-Presidente da Região Sul da ANFOPE (gestão 2021-2023). Bolsista produtividade de pesquisa do CNPq, entre 2020 e 2023. Pesquisadora da Rede Latino Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede Estrado).

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

Gomes, J. P., & Hobold, M. S. (2024). POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA STRICTO SENSU DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS: : MOTIVAÇÕES E PROPOSIÇÕES NAS VOZES DOCENTES. Periferia, 16(1), e75622. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75622

Edição

Seção

Artigos