O CUIDADO DE QUEM CUIDA NO CONTEXTO DA NEURODIVERSIDADE:

a experiência da Fundação CAI do Chile para a América Latina.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80136

Palavras-chave:

inclusão, Empoderamento social, Neurodiversidade.

Resumo

O cuidado de pessoas autista e com necessidades especiais relacionadas ao neurodesenvolvimento, é um caminho de grandes exigências e desafios permanentes. Aqueles que cuidam dessas pessoas precisam de suportes que lhes permitam exercer tanto o autocuidado, o que inclui poder aprender cada vez mais sobre esse tema, que conhecem desde sua experiência. Tendo como base esta realidade, a Fundação CAI, criou desde Chile para América latina, a Rede on line de Cuidadoras e Cuidadores, com o objetivo de oferecer espaços para a troca de saberes, informações de interesse e diálogo com especialistas, além de ferramentas de autocuidado. Assim esta rede vem demonstrando a importância da mutua colaboração entre cuidadoras e cuidadores, profissionais especialistas e a sociedade em geral. Através de Encontros Temáticos, Programa de Autocuidado e o Conselho de Cuidadoras, esta rede se visa melhorar a qualidade de vida de quem cuida e de quem é cuidado. Desta forma, este artigo se propõe discutir como o acesso e a participação em redes como esta, contribui com a inclusão e empoderamento social, a partir da experiência acumulada na referida Fundação, onde também participam membros da Rede de cooperação internacional para a educação e inclusão - GIEI.Com base nisto será discutido o cuidado promovido em rede além fronteiras, onde a tecnologia aproxima culturas, afetos e experiências, ajudando aqueles que muitas vezes oferecem um cuidado solitário, doloroso e sem apoio.

Biografia do Autor

Alejandra Salgado, Fundación Cai y Universidad de Chile

Licenciada en Artes con mención en Danza. Profesora Universidad de Chile. Endereço
eletrônico: alesalgado@uchile.cl. ORCID ID: https://orcid.org/0009-0006-7551-5211

Liliana Angel Vargas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO. Possui graduação em Enfermagem - Universidad Surcolombiana da Colômbia, Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. É docente do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da EEAP/UNIRIO. Coordenadora da rede Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão-GIEI. Realizou pós-doutorado no Instituto de Salud Global de Barcelona - ISGlobal 2020. É líder do Grupo de Pesquisa Saberes da Enfermagem e da Saúde Coletiva. Endereço eletrônico: Liliana.vargas@unirio.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/4143973927269251. ORCID ID: 0000.0002-2718-8846.

Marcelo Maira Moya, Fundación Educativa Creatividad Aprendizaje & Innovación CAI

Músico. Director Ejecutivo Fundación Educativa Creatividad Aprendizaje & Innovación CAI.
Endereço eletrônico: mmaira@fundacioncai.net. ORCID ID: 0009-0004-8704-3536.

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Publicado

29.04.2024

Como Citar

Salgado, A., Angel Vargas, L., & Maira Moya, M. (2024). O CUIDADO DE QUEM CUIDA NO CONTEXTO DA NEURODIVERSIDADE: : a experiência da Fundação CAI do Chile para a América Latina. Periferia, 16(1), e80136. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.80136

Edição

Seção

Dossiê