HISTÓRIAS DE VIDA NO CURRÍCULO:

possibilidades de uma emancipação freiriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77852

Palavras-chave:

Emancipação, Histórias de vida, Afetividade, Currículo.

Resumo

Apresenta-se uma análise de autores das ementas numa perspectiva intercultural. Parte-se da problemática de que o currículo é reflexo social e, por isso, pode tender à exclusão. Considera-se que em sala de aula, muitas vezes, as obras utilizadas são descontextualizadas da subjetividade dos autores, ou seja, sem que o estudante saiba quem são e por que decidiram se envolver com tal temática. Assim, a hipótese é que fazendo uso das histórias de vida dos autores, haverá mais afetividade e maior propensão à diminuição da desigualdade social. Objetiva-se apresentar alguns autores elencados nas referências básicas das ementas das disciplinas dos cursos de graduação em Filosofia de cinco universidades federais. Fundamenta-se nas concepções de emancipação em Freire (1996); história de vida em Bertaux (2010); afetividade em Wallon (1995); e currículo em Sacristàn (2000). A metodologia é qualitativa e exploratória. Os resultados permitem interpretar que o uso de histórias de vida de autores possibilita espaços facilitadores para a equidade social.

Biografia do Autor

Luís Fernando Lopes, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2017). Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) (2011). Especialista em Tutoria EaD pela Facinter (2009) e em Formação de docentes e orientadores acadêmicos em EaD pela Facinter (2010). Membro integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância. Professor da área de Humanidades do Centro Universitário UNINTER. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional UNINTER. É membro do Conselho de Pesquisa do Centro Universitário Internacional UNINTER. Membro da CPA do Centro Universitário Internacional UNINTER. Participa do Grupo de Pesquisa: EAD, presencial e o híbrido: vários cenários profissionais, de currículo, de aprendizagem e políticas públicas no Centro Universitário Internacional UNINTER. Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) (2008) e graduação em Tecnologia em Marketing pela Faculdade de Tecnologia Internacional (2008). É Licenciado em FILOSOFIA pela Faculdade Pe. João Bagozzi (2011). Possui Formação Pedagógica em História pelo CEUCLAR. É Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2017).

Edson da Silva Rodrigues Lisboa, Centro Universitário Internacional UNINTER. Secretaria de Educação do Paraná, SEED- PR.

Mestre em Educação Profissional e Novas Tecnologias (2022). Especialista em Psicomotricidade (2021) e Educação Especial (2012) Uninter, Sociologia Política (2002) UFPR. Graduado em Pedagogia (2022) Uninter, Psicologia (2020) (CRP: 08/32393) Dom Bosco, Teologia (2018) Uninter, Direito (2009) (OAB: 56352) Tuiuti - PR e Filosofia (2001) PUC - PR. Professor da disciplina de Filosofia na Secretaria de Educação do Paraná desde 2003.

Nádia Cataryna Nogueira e Silva, Centro Universitário Internacional UNINTER Universidade Federal do Piauí UFPI

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI-2008), Mestrado em Gestão Educacional (Conceito CAPES 4) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-2017) com ênfase em Estratégias de Gestão para a EAD e Doutoranda em Educação e Novas Tecnologias (UNINTER-2022). Pós-graduação em: Educação a Distância (UNINOVAFAPI-2011); Gestão do Trabalho Pedagógico (Orientação e Supervisão Escolar) (UNIFACINTER-2009); e Docência (UFPI-2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Educação a Distância (EAD), atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Formação de Professores/Tutores, Gestão da Educação a Distância e Metodologias Ativas, com trabalhos premiados. Participou da equipe pioneira de implantação da EaD no Piauí em instituições públicas e privadas. Exerceu as funções de Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância (NEAD); Coordenadora do Curso de Pedagogia EAD e Presencial, Coordenadora de Polo EAD e Tutoria, Docência online na EAD e Presencial. Estudante no grupo de pesquisa EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, do(a) Centro Universitário Internacional (UNINTER) 

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Publicado

05.04.2024

Como Citar

Lopes, L. F., Lisboa, E. da S. R., & Silva, N. C. N. e. (2024). HISTÓRIAS DE VIDA NO CURRÍCULO: : possibilidades de uma emancipação freiriana. Periferia, 16(1), e77852. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77852

Edição

Seção

Artigos