HISTORIAS DE VIDA EN EL CURRÍCULO:

posibilidades de una emancipación freiriana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77852

Palabras clave:

Emancipación, Historias de vida; , Afectividad, Curriculum

Resumen

Se presenta un análisis de los autores de los menús en una perspectiva intercultural. Parte del problema de que el currículo es una reflexión social y, por lo tanto, puede tender a la exclusión. Se considera que, en el aula, muchas veces, las obras utilizadas se descontextualizan desde la subjetividad de los autores, es decir, sin que el alumno sepa quiénes son y por qué decidieron involucrarse con este tema. Por lo tanto, la hipótesis es que, haciendo uso de las historias de vida de los autores, habrá más afectividad y mayor propensión a reducir la desigualdad social. El objetivo es presentar algunos autores enumerados en las referencias básicas de los planes de estudio de las disciplinas de los cursos de pregrado en Filosofía de cinco Universidades Federales. Se basa en las concepciones de emancipación en Freire (1996); historia de vida en Bertaux (2010); afectividad en Valón (1995); y currículo en Sacristán (2000). La metodología es cualitativa y exploratoria. Los resultados permiten interpretar que el uso de historias de vida de autores permite facilitar espacios para la equidad social.

Biografía del autor/a

Luís Fernando Lopes, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2017). Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) (2011). Especialista em Tutoria EaD pela Facinter (2009) e em Formação de docentes e orientadores acadêmicos em EaD pela Facinter (2010). Membro integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância. Professor da área de Humanidades do Centro Universitário UNINTER. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional UNINTER. É membro do Conselho de Pesquisa do Centro Universitário Internacional UNINTER. Membro da CPA do Centro Universitário Internacional UNINTER. Participa do Grupo de Pesquisa: EAD, presencial e o híbrido: vários cenários profissionais, de currículo, de aprendizagem e políticas públicas no Centro Universitário Internacional UNINTER. Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) (2008) e graduação em Tecnologia em Marketing pela Faculdade de Tecnologia Internacional (2008). É Licenciado em FILOSOFIA pela Faculdade Pe. João Bagozzi (2011). Possui Formação Pedagógica em História pelo CEUCLAR. É Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2017).

Edson da Silva Rodrigues Lisboa, Centro Universitário Internacional UNINTER. Secretaria de Educação do Paraná, SEED- PR.

Mestre em Educação Profissional e Novas Tecnologias (2022). Especialista em Psicomotricidade (2021) e Educação Especial (2012) Uninter, Sociologia Política (2002) UFPR. Graduado em Pedagogia (2022) Uninter, Psicologia (2020) (CRP: 08/32393) Dom Bosco, Teologia (2018) Uninter, Direito (2009) (OAB: 56352) Tuiuti - PR e Filosofia (2001) PUC - PR. Professor da disciplina de Filosofia na Secretaria de Educação do Paraná desde 2003.

Nádia Cataryna Nogueira e Silva, Centro Universitário Internacional UNINTER Universidade Federal do Piauí UFPI

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI-2008), Mestrado em Gestão Educacional (Conceito CAPES 4) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-2017) com ênfase em Estratégias de Gestão para a EAD e Doutoranda em Educação e Novas Tecnologias (UNINTER-2022). Pós-graduação em: Educação a Distância (UNINOVAFAPI-2011); Gestão do Trabalho Pedagógico (Orientação e Supervisão Escolar) (UNIFACINTER-2009); e Docência (UFPI-2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e Educação a Distância (EAD), atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Formação de Professores/Tutores, Gestão da Educação a Distância e Metodologias Ativas, com trabalhos premiados. Participou da equipe pioneira de implantação da EaD no Piauí em instituições públicas e privadas. Exerceu as funções de Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância (NEAD); Coordenadora do Curso de Pedagogia EAD e Presencial, Coordenadora de Polo EAD e Tutoria, Docência online na EAD e Presencial. Estudante no grupo de pesquisa EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, do(a) Centro Universitário Internacional (UNINTER) 

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Publicado

05.04.2024

Cómo citar

Lopes, L. F., Lisboa, E. da S. R., & Silva, N. C. N. e. (2024). HISTORIAS DE VIDA EN EL CURRÍCULO: : posibilidades de una emancipación freiriana. Periferia, 16(1), e77852. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77852

Número

Sección

Artículos