HISTÓRIAS DE VIDA NO CURRÍCULO:
possibilidades de uma emancipação freiriana
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77852Palavras-chave:
Emancipação, Histórias de vida, Afetividade, Currículo.Resumo
Apresenta-se uma análise de autores das ementas numa perspectiva intercultural. Parte-se da problemática de que o currículo é reflexo social e, por isso, pode tender à exclusão. Considera-se que em sala de aula, muitas vezes, as obras utilizadas são descontextualizadas da subjetividade dos autores, ou seja, sem que o estudante saiba quem são e por que decidiram se envolver com tal temática. Assim, a hipótese é que fazendo uso das histórias de vida dos autores, haverá mais afetividade e maior propensão à diminuição da desigualdade social. Objetiva-se apresentar alguns autores elencados nas referências básicas das ementas das disciplinas dos cursos de graduação em Filosofia de cinco universidades federais. Fundamenta-se nas concepções de emancipação em Freire (1996); história de vida em Bertaux (2010); afetividade em Wallon (1995); e currículo em Sacristàn (2000). A metodologia é qualitativa e exploratória. Os resultados permitem interpretar que o uso de histórias de vida de autores possibilita espaços facilitadores para a equidade social.
Referências
ALEXANDROFF, Marlene Coelho. O Papel das emoções na constituição do sujeito. Constr. psicopedag., São Paulo, v. 20, n. 20, p. 35-56, 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542012000100005. Acesso em: 18 jul. 2023.
CUNHA, Maria Amália; BRETON, Hervé. Apresentação - Narrativas biográficas, temporalidades e hermenêutica do sujeito. Educar em Revista [online]. 2021, v. 37. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/9ZdCv7rr7kWCR4gGxvry45S/#. Acesso em: 18 jul. 2023.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. 2ª. ed. Tradução: Zuleide Alves Cardoso Cavalcanti e Denise Maria Gurgel Lavallée; revisão científica: Maria da Conceição Passeggi e Márcio Venício Barbosa. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: MEC/SEDH, 2006
CARDOSO, Michele Gonçalves. Biografia e temporalidades: prática historiográfica e o ensino de história. Educar em Revista [online], 2021, v. 37. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/rQt4SZwTKPh6wCf4cX8sPxm/#. Acesso em: 15 jul. 2023.
CLOSS, Lisiane Quadrado; ANTONELLO, Claudia Simone. O uso da história de vida para compreender processos de aprendizagem gerencial. Revista Mackenzie, v. 12, n. 4, São Paulo, SP, jul./ago. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/HrR79KzstWQXtpg9L67RCwv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs). O método (auto) biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo; SHÖR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª. ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
GALVÃO, Jerônimo Adelino Pereira. Biografia na sala de aula: a construção de saberes históricos a partir do trabalho com histórias de vida. [Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco]. Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História, Recife, 2019.
HENRIQUES, Eda de Oliveira; GUIMARÃES, Heriédna Cardoso; RODRIGUES, Verônica Fabiola Neves. Paulo Freire e a pesquisa narrativa (auto)biográfica: diálogos entre leitura do mundo, de si e de trajetórias de formação. Revista Teias v. 22, n. 67, out./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.62031
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração sobre os Direitos das Pessoas Pertencentes a Minorias Nacionais ou Étnicas, Religiosas e Linguísticas. Nova York, 1992.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n.1, p. 15-40, abr. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/TXxbbM6FwLJyh9G9tqvQp4v/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jul. 2023.
PEREIRA, Elder Bruno Fernandes; EUGÊNIO, Benedito Gonçalves. Narrativas de formação: potencialidades e possibilidades para a pesquisa em educação. Revista Multidisciplinar de Ensino, v. 8, n.18; maio-agosto, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/41983. Acesso em: 18 jul. 2023.
SABADINI, Marcos Fernandes; KLEIN, Ana Maria. Educação em direitos humanos e o currículo do estado de São Paulo: uma análise documental. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 7, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2491. Acesso em: 11 jul. 2023.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, Alexsandra de Santana Soares; RIBEIRO, Marinalva Lopes. Relação professor-estudante no ensino superior: uma revisão de literatura. Escola de Humanidades. Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-10, jan.-jun. 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/34309/19749. Acesso em: 8 jul. 2023.
SILVA, Aline Pacheco; BARROS, Carolyne Reis; NOGUEIRA, Magalhães Maria Luisa; BARROS, Vanessa Andrade. “Conte-me sua história”: reflexões sobre o método de História de Vida. Revista Mosaico: Estudos em Psicologia. Belo Horizonte/MG. v. 01, n. 01. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/mosaico/article/view/6224. Acesso em: 18 jul. 2023.
TASSONI, Elvira Cristina Martins; LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Afetividade no processo de ensino-aprendizagem: as contribuições da teoria walloniana. Educação, v. 36, n. 2, 2013. Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/bitstream/aee/1878/1/TCC%20%20Lara%20Cristina%20de%20Freitas%20PDF%20%282%29.pdf. Acesso em: 9 jul. 2023.
VERAS, Renata da Silva; FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário. Educar em Revista [online]. 2010, n. 38. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/mFY9kNRcyMxMVzRKpwBCJLN/?lang=pt#. Acesso em: 9 jul. 2023.
WALLON, Henri. As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).