A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROGRAMA EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO 2020” EM ESCOLAS PORTUGUESAS NO QUADRO DA EUROPEIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77990

Palavras-chave:

Programa Educação & Formação 2020, Europeização, Escolas Portuguesas.

Resumo

O Programa Educação & Formação 2020 emerge no contexto das políticas educativas europeias sendo, especialmente, direcionado para o espaço temporal específico de 2010 a 2020, assumido como um período relevante para a superação da crise económica na Europa. Procuramos, através da análise do discurso político-normativo, compreender como foram interpretadas, ao nível nacional, as diretivas europeias do “Programa Educação & Formação 2020” e conhecer as perceções dos diretores/gestores de instituições educativas e de formação sobre o Programa e sua aplicabilidade e efeitos na prática educacional.  A metodologia de investigação utilizada foi predominantemente de natureza qualitativa elegendo a análise documental e a entrevista como técnicas de recolha de dados e a análise de conteúdo como técnica de análise dos dados que emergiram do corpus empírico. Analisámos o “Programa Educação & Formação 2020” e outros documentos de referência considerados relevantes para o processo investigativo e auscultamos os diretores de escolas e de agrupamentos de escolas da região centro de Portugal. Concluímos que foram, de uma forma global, incorporadas, no discurso político – normativo, as recomendações veiculadas pelos diferentes organismos europeus, assumindo-se o “Programa Educação & Formação 2020” como um documento estratégico para o desenvolvimento de competências na população com o objetivo de potenciar o desenvolvimento socioeconómico. A análise de dados permitiu, ainda, inferir a partir das perceções dos entrevistados, que se confirma uma evolução positiva no que se refere ao cumprimento das metas preestabelecidas pelo Programa e que todas as escolas e agrupamentos estudados tiveram como referência, na sua atuação educativa, o “Programa Educação & Formação 2020”.

Biografia do Autor

Valeriu Stanciu, Universidade de Aveiro

Valeriu Stanciu é Mestre em Educação e Formação, Ramo Administração e Políticas Educativas pela Universidade de Aveiro. É também, Mestre em Performance Musical, Ensino da Música e Doutor em Música (instrumento: Piano) pela Universidade de Aveiro. Professor de Piano na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro.

Dora Ramos Fonseca, Universidade de Aveiro

Dora Maria Ramos Fonseca é doutorada em Ciências da Educação e pós-doutorada em Administração Educacional pela Universidade de Aveiro. Professora Auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia e Investigadora integrada no CIDTFF , na área de Políticas e Administração Educacional. Coordena o Laboratório Educa_Lab Políticas, Supervisão e Avaliação.

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

Stanciu, V., & Fonseca, D. R. (2024). A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROGRAMA EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO 2020” EM ESCOLAS PORTUGUESAS NO QUADRO DA EUROPEIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Periferia, 16(1), e77990. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77990

Edição

Seção

Artigos