A CONCEITUAÇÃO DA CRIATIVIDADE:

uma análise do seminário 'O Processo Criativo' (UNICAMP, 1987)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77124

Palavras-chave:

Criatividade na Educação, Criatividade na Ciência, Criatividade na Arte, Psicologia da Criatividade, Criatividade

Resumo

O presente artigo visa analisar as definições de criatividade discutidas durante o ciclo de seminários intitulado "O Processo Criativo", ocorrido na UNICAMP durante o segundo semestre de 1987. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e documental, com foco na análise dos relatórios dos quatro seminários promovidos pelo Núcleo de Estudos Psicológicos e pela Pró-Reitoria do Desenvolvimento Universitário. Esses seminários abordaram perspectivas distintas sobre a criatividade, explorando sua relação com a educação, ciência, arte e psicologia. Ao examinar os relatórios dos seminários, o artigo constrói uma narrativa histórica que abarca as diferentes conceituações de criatividade discutidas durante o ciclo. Dessa forma, o texto oferece elementos valiosos sobre a importância da criatividade em diversas áreas. A pesquisa documental permite uma análise aprofundada das abordagens teóricas e práticas apresentadas nos seminários, fornecendo uma compreensão mais abrangente do fenômeno da criatividade. Através da investigação dessas definições e perspectivas, o artigo busca contribuir para o avanço do conhecimento sobre a criatividade, destacando sua relevância no contexto acadêmico e profissional. Além disso, ao traçar uma linha histórica das conceituações debatidas no ciclo de seminários, o texto oferece uma visão ampla das diferentes visões e abordagens em relação à criatividade ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Contato: domingues.jonathan@unifesp.br. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0115673090876414 . ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1065-5655

Referências

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

DE CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.

GIGLIO, Joel Sales. Apresentação. In: GIGLIO, Zula Garcia (org.). De criatividade e de educação. Campinas: UNICAMP-NEP, 1992.

GIGLIO, Joel Sales. Aspectos Psicológicos da Criatividade. In: GIGLIO, Zula Garcia (org.). De criatividade e de educação. Campinas: UNICAMP-NEP, 1992.

GIGLIO, Zula Garcia. O Processo Criativo – um evento sempre lembrado. In: GIGLIO, Zula Garcia (org.). De criatividade e de educação. Campinas: UNICAMP-NEP, 1992.

JANK, Helena. Criatividade nas Artes. In: GIGLIO, Zula Garcia (org.). De criatividade e de educação. Campinas: UNICAMP-NEP, 1992.

MAKRAY, Elaine Tereza. Processo Criativo nas Ciências. In: GIGLIO, Zula Garcia (org.). De criatividade e de educação. Campinas: UNICAMP-NEP, 1992.

MENDES, Palmeron et al. Criatividade na Educação. In: GIGLIO, Zula Garcia (org.). De criatividade e de educação. Campinas: UNICAMP-NEP, 1992.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

Domingues, J. M. (2024). A CONCEITUAÇÃO DA CRIATIVIDADE: : uma análise do seminário ’O Processo Criativo’ (UNICAMP, 1987). Periferia, 16(1), e77124. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77124

Edição

Seção

Artigos