AS CONTRIBUIÇÕES DA INTERCULTURALIDADE CRÍTICA PARA O CONTEXTO EDUCACIONAL AMAZÔNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77145

Palavras-chave:

Conhecimento, Interculturalidade Crítica, Educação

Resumo

Este estudo aborda a importância da interculturalidade crítica no ambiente educacional amazônico. Trata-se de uma pesquisa teórica, cujo objetivo é analisar as contribuições de autores da interculturalidade crítica no contexto educacional amazônico. As discussões indicam que para a aprendizagem acontecer, de forma significativa, é preciso que os/as docentes reconheçam e utilizem os conhecimentos prévios dos/as discentes sobre sua realidade local, partindo destes para alcançar novas aprendizagens. Para isso, os conhecimentos culturais da comunidade devem estar presentes no currículo e na proposta pedagógica das escolas.

Biografia do Autor

Leidiane Monteiro Duarte de Moraes, Universidade do Estado do Pará

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Libras na Educação Inclusiva (FIBRA), e em Psicopedagogia e Supervisão Escolar (FUTURA). Pedagoga, com licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3197571363032930 Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5412-3899 E-mail: leidianemdmoraes@gmail.com

José Anchieta de Oliveira Bentes, Universidade do Estado do Pará

Pós-doutoramento em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorado em Educação Especial (UFSCAR), mestrado em Letras - Linguística (UFPA, especialização em Linguística aplicada ao ensino-aprendizagem do Português (UFPA) e graduação em Letras (UFPA). Professor adjunto da Universidade do Estado do Pará. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0804431852151011 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1134-3677  E-mail: https://orcid.org/0000-0003-1134-3677

Maria Catarina Wanzeler Carvalho, Universidade do Estado do Pará

Mestrado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7744629896346212 Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6343-6528 E-mail: wanzelercatarina@gmail.com 

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Publicado

19.05.2024

Como Citar

Moraes, L. M. D. de, Bentes, J. A. de O., & Carvalho, M. C. W. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DA INTERCULTURALIDADE CRÍTICA PARA O CONTEXTO EDUCACIONAL AMAZÔNICO. Periferia, 16(1), e77145. https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77145

Edição

Seção

Artigos